domingo, 4 de janeiro de 2015

ARRANJOS JAPONESES DA PROSPERIDADE PARA O ANO NOVO



Tradições Japonesas: Kadomatsu e Shimenawa - Enfeites utilizados para atrair a Prosperidade do Ano Novo!


No final de ano muitos já viram decorando casas, comércios, templos e vários lugares estas imagens. São símbolos das tradições japonesas para atrair a tão almejada prosperidade.
O significado de prosperidade aqui é ter boa saúde, harmonia na família, bons amigos, e dinheiro (prosperidade pessoal e financeira). O início do ano é o recomeço de alegria, novas inspirações, promessas e esperanças para uma nova vida, livrando os maus espíritos e recebendo a Proteção Divina para melhores dias.
Kadomatsu【門松】 é uma das peças decorativas mais tradicionais do Ano Novo.
Significado:

Trata-se de um arranjo de ramos de pinheiro (símbolo de longevidade), haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade). É colocado na entrada da casa para trazer sorte aos seus moradores e acolher os espíritos ancestrais ou Kami (Deus) da colheita.
Função

A função fundamental das cerimônias de Ano Novo é honrar e receber o toshigami (divindade), que trará uma colheita abundante para os agricultores e dar a bênção dos antepassados ​​de todos. A colheita refere-se não somente à agricultura mas prosperidade em todos os ramos de empreendimentos sejam pessoais, sejam comerciais.

Depois do dia 15 de janeiro, o kadomatsu é queimado em cerimônias nos templos pra apaziguar o Kami ou Toshigami (divindade) e liberá-los.

Permanecem até o dia 7 de janeiro, depois são queimados em cerimônias nos templos.





SHIMENAWA 【しめ縄】 

Outro adorno colocado no portão da casa é o “Shimenawa”. O ornamento é feito com um pedaço de palha grossa e entrelaçada com tiras de papel branco penduradas. Nele se amarram um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha e folhas de samambaia. Essa tradição é para manter a casa purificada e afastar maus espíritos e receber divindades. 

Shimenawa literalmente traduzindo seria “colocando corda”. Podem variar de diâmetros de centímetros a metros e são vistos frequentemente enfeitados com shide(ziguezague em forma de papel serpentina, utilizado em rituais xintoístas) que também podem ser vistos em cerimônia de inauguração, antes do início da construção de um novo edifício. 

No Japão também são usado em torno de árvores e pedras, Yorishiro (objetos capazes de atrair espíritos, portanto, habitado por espíritos) . 

Uma variação do shimenawa é usado nas lutas de sumô por yokozuna (Grand Champions) durante a cerimônia de entrada para denotar a sua classificação. Isto é porque o yokozuna é visto como uma vida Yorishiro, e como tal é habitado por um espírito. 

Recentemente notamos que o formato horizontal tem sido substituido pelo formato circular, mais fácil de ser colocado na entrada das casas, lembra um pouco a guirlanda usada pelos ocidentais na ocasião do Natal…. O material também tem sido substituído por plásticos para reduzir o custo, pois são trabalhos caseiros feitos por profissionais no ramo. 

Em meados de dezembro já estarão à venda KADOMATSU e SHIMENAWA nos supermercados, lojas de departamento, drogstore, floriculturas, templos inclusive nas lojas de ¥100 shop, em variados tamanhos e preços. Para atrair a prosperidade para o próximo ano, vale tudo. 
Tem que acreditar! 


Site: blog.suri-emu.co.jp?p=9370








































Nenhum comentário:

Postar um comentário