segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cinquentenário da Ascensão de Nidai-Sama

Cinquentenário da Ascensão de Nidai-Sama 


Ao rememorar os passos e feitos meritórios da Segunda Líder Espiritual da IMM, vamos descobrir os tesouros que ela nos deixou. No dia 24 de janeiro de 1962, após sete anos servindo como a sucessora do Trono de Kyoshu, Nidai-Sama passava para o mundo espiritual, deixando para os messiânicos do mundo inteiro um grande legado que ainda hoje faz parte das práticas da fé que realizamos em nosso cotidiano. 

Yoshi Okada, a quem chamamos respeitosamente de Nidai-Sama, foi a Segunda Líder Espiritual da Igreja Messiânica Mundial. Após a ascensão de Meishu-Sama em 10 de fevereiro de 1955, ela com grande amor de mãe e sua fé inabalável, conduziu os messiânicos, que estavam profundamente tristes e, de certo modo, desapontados com a perda de seu grande mestre. Nidai-Sama deu continuidade á obra Divina tendo Meishu-Sama como modelo, estabelecendo a visão sobre Deus, sobre o johrei e sobre os Antepassados. Empenhou-se tanto na construção do santuário Messiânico quanto nos visitas missionários por todas as regiões do Japão, executando muitos trabalhos importantes. Essas realizações resultaram na edificação de um alicerce sólido da igreja, em apenas sete anos. 

No dia 24 de janeiro deste ano, completaram-se os 50anos da ascensão de Nidai-Sama. Rememorando seus feitos meritórios, cada um de nós deve se esforçar na edificação de uma fé com sentimento renovado, relembrando sua postura de literalmente, “doar a própria vida” á Obra Divina e de servir de exemplo, tomando sempre a iniciativa de prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama. 

Nidai - Sama consolidou um Alicerce sólido para a nossa Igreja 

Ela nos orientou a praticar os Ensinamentos de Meishu-Sama. Yoshi Okada (Nidai-Sama Segunda líder Espiritual da Igreja Messiânica Mundial). Nasceu em 04 de Janeiro de 1897, na cidade de Nagoya, Japão. A partir do segundo ano do ensino fundamental, passou a morar com a tia em Tóquio. Os estudos do ensino médio foram no Colégio Provincial Dar-echi de Tóquio, exclusivo para moças, onde se formou. Em 1919, casou-se com Meishu-Sama, com a missão de acompanhá-lo em sua missão divina, desempenhando papéis importantes, como a de ser a grande companheira em todos os momentos de alegria e de tristeza, ouvindo-o e opinando. Por outro lado, enquanto dona de casa cuidou da família com todo amor. 

Em 1954, depois que Meishu-Sama entrou em severa purificação Nidai-Sama iniciou seu aprimoramento sobre a difícil missão divina que estaria por vir e, após a ascensão do Mestre em fevereiro de 1955, assumiu o Trono de Líder Espiritual. 

Se houver três pessoas de Fé Verdadeira já está bom 

Meishu-”Sama nos deixou grandes objetivos, como a “Construção do Paraíso Terrestre” e a Salvação da Humanidade”. Entretanto, muitos fiéis que se esqueceram desses objetivos e apenas acreditavam na imortalidade de Meishu-Sama, por ocasião da sua ascensão, não conseguiram se refizer do choque e acabaram se afastando da Fé. 

Foi em meio a essa situação que Nidai-Sama deu início ao estabelecimento da visão sobre Deus, que é a base da fé messiânica. Ela orientou que Meishu-Sama, por ter recebido do Deus Supremo a missão de construir o Paraíso Terrestre, doravante continuara a executá-la do mundo celestial. E acrescentou: “Mesmo que eu fique sozinho, não importa. Meu desejo é caminhar sempre com Deus vivendo alinhada com a fé correta”; “Se houver três pessoas de fé verdadeira já está bom”; “Se existirem algumas pessoas que, junto comigo, vão se entregar de corpo e alma a essa doutrina, não precisarei de muita gente. Podem ser apenas dez ou vinte pessoas, mas nunca será pouco”. 

Essa declaração foi feita ao longo de sua visita missionária realizada com muito fervor, de Norte a Sul do Japão, de Hokkaido a Kyushu. Ela também explanou a todos os messiânicos o significado da fé messiânica e a missão da nossa igreja. Entretanto, entre 1955 e 1956, alguns Reverendos influentes da Igreja acabaram optando por se desligar na Igreja Messiânica, levando consigo seus seguidores. Na mesma época, muitos diretores da Igreja passaram para o mundo espiritual, como o Reverendo Sosai Shibui, fatos que ocasionaram um grande êxodo de messiânicos. Houve momentos em que o número de fiéis ligados á Igreja Messiânica chegou a ficar abaixo de 50 mil. 



Congresso Mundial das Religiões Nidai-Sama, então, focou na reativação da linha de frente da difusão. Em pouco tempo, recuperou grande parte dos messiânicos que tinham se afastado das atividades. Além disso, ela mantinha um discurso forte em relação ao tema PAZ: “Neste momento em que a paz mundial se vê ameaçada, se a Igreja Messiânica não puder contribuir em nada nesse sentido, podemos considerar que ela perdeu seu valor como religião”. Nidai-Sama defendia a necessidade de se eliminar de dentro da Igreja, tanto a passividade em relação á sociedade quanto a postura do “exclusivismo”, ou seja, a crença de que “só nós somos os certos, os outros não”,pensamento muito comum no mundo das religiões. Por essa razão, afirmava: “Se a nossa Igreja se tornar uma religião que só pensa nela mesma, é melhor que seja extinta”. Dessa forma, apressou-se em formar o maior número possível de pessoas que quisessem ficar ao lado de Deus.

Assim, ela fomentou a realização do Congresso Mundial das Religiões, que foi realizado em Atami, Japão, em agosto de 1955, tendo como base a orientação de Meishu-Sama: “A ofensiva pela paz significa a união das religiões do mundo inteiro. É iniciar um grande movimento para comover e unir os religiosos”. Além disso, ela incentivou o colhimento de assinaturas para o abaixo assinado que pedia o fim dos testes atômicos promovidos pelos Estados Unidos e pela União Soviética, foi simpatizante do Movimento Federalista Mundial e promoveu a difusão do Esperanto






Fonte: Revista Izunome
N.52 – Abril /2012 – São Paulo/SP
Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Site: www.messianica.org.br






Uma das primeiras iniciativas de Nidai-Sama, ao assumir o Trono de Kyoshu, foi estabelecer uma nova visão acerca do johrei, que na época, era visto com restrições. 


Estabelecimento da visão sobre o Johrei 


Devido á disseminação da visão tradicional sobre o johrei, a Igreja Messiânica foi muito mal interpretada pelas autoridades e pelas pessoas de fora da Igreja sendo considerada uma religião que recusa o tratamento médico chegando a ponto de ser impedida de realizar suas atividades principais. Isso levou Nidai-Sama a apresentar a todos os messiânicos uma nova visão acerca do johrei, para que não se gerassem mais transtornos para o mundo das religiões. 

Ela definiu o johrei como o ato da materialização do sentimento mais nobre de Meishu-Sama de querer salvar a humanidade. O johrei não tinha como objetivo somente a cura das doenças, mas também visava revelar a existência de Deus e ser a principal ferramenta que promoverá a construção do Paraíso Terrestre. Além disso, Nidai-Sama institucionalizou que a fé começa e termina com oração e que o ponto principal é que a oração deve ser praticada com ordem e disciplina. Ela enfatizou que orar com fervor e voltou seu coração com sinceridade para Deus são atos maravilhosos e corretos. 

A fim de que o johrei fosse compreendido a fundo, Nidai-Sama realizou aprimoramentos para os Ministros, nos quais ela mesma deu inúmeras orientações. Também convidou cientistas da religião para palestrar, a fim de desenvolver o senso comum desses missionários perante a sociedade. E mais: esclareceu o verdadeiro significado dos cultos e definiu a forma de realizar o cerimonial litúrgico e o registro dos ancestrais e antepassados. Em 1958, no Solo Sagrado de Hakone, foi realizado o Culto aos Antepassados, por ocasião da conclusão da construção do Santuário dos Antepassados. 

Além disso, para fortalecer o vínculo de cooperação entre as Igrejas Regionais, que na época, possuíam personalidade jurídica independente, foi criado o setor de ensino em cada Igreja regional para funcionar como extensão do departamento de ensino da Sede Geral. Com essa implantação, ampliou-se o intercâmbio entre os jovens das várias Igrejas. Em 1959, formou-se a Associação de Jovens da Igreja Messiânica. 


Construir é Ordem Suprema de Deus 


A construção do Santuário Messiânico, no Solo Sagrado de Atami é a obra sublime realizada em vida por Nidai-Sama. Em 1956, ela assim se expressou: “O altar existente hoje no Templo Messiânico é um altar provisório. Sendo um altar provisório, significa que a força de Deus também é provisória”. Somente quando o altar definitivo for construído é que Deus manifestará toda sua força original. A “missão atribuída á Igreja Messiânica terá seu nível elevado e as bênçãos divinas aumentarão”. 

Quando Nidai-Sama proferiu essas palavras, não havia passado muito tempo desde a ascensão de Meishu-Sama, período em que as atividades de expansão estavam paradas e a vontade de dedicar dos fiéis havia diminuído. Mas Nidai-Sama estimulou os executivos e diretores da Igreja dizendo: “Independentemente do que aconteça, até que o desejo de Meishu-Sama esteja concretizado, precisamos ter a coragem de executá-lo, mesmo que passemos por dificuldades. 

A construção do santuário é uma ordem Suprema de Deus. Se nos empenharmos com harmonia e orações, conseguiremos, se não começarmos a agir!”Enfim, as obras de construção começaram, mas o capital era insuficiente. As minas Minakami e Guero, que Meishu-Sama administrava nas províncias de Gunma e Guifu, respectivamente, foram vendidas, assim como o terreno do Zuisenkyo, localizadas na cidade de Atami. Mesmo assim, no final do ano de 1956, o capital estava com um déficit de um milhão e quinhentos mil ienes. Os diretores colocaram dinheiro do próprio bolso para cobrir esse déficit e implantaram o plano de corte de despesas, simplificando ao máximo os serviços administrativos e repensando a contratação de novos funcionários para o ano seguinte. 




Fonte: Revista Izunome
N.53 – Maio /2012- São Paulo/SP.
Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Site: www.messianica.org.br







Vencendo o próprio limite 


Em suas viagens missionárias, Nidai-Sama explicava aos membros a linha principal da fé messiânica e a importância da construção desse Santuário. Com sua voz agradável e harmoniosa, ela cada vez mais conquistava os fiéis e dava-lhes forte motivação para se engajarem nas dedicações. Muitas vezes, sua palestra chegava há durar duas horas e, mesmo depois de retornar ao aposento, ficava até de madrugada revisando a palestra do dia seguinte. 

Por ocasião de suas visitas missionárias, nem sempre tinha tempo suficiente para descansar, mas ela não se importava nem mesmo em perder as noites de sono. Se, dentre as pessoas que vinham se despedir dela, encontrasse alguém em estado de purificação, Nidai-Sama logo levantava a mão e ministrava-lhe Johrei ali mesmo, com a maior naturalidade. Caso alguém se aproximasse para apertar-lhe a mão, logo estendia a sua e, sorrindo, dizia: “Se recebeu a Luz por meio desta minha visita, não a guarde só para você, divida-a com outras pessoas.” 

Cinqüentenário da Ascensão Nidai-Sama durante viagem missionária e palestrando para Ministros e Missionários. 

Em janeiro de 1958, foi criada uma subcomissão voltada para elaborar os projetos da construção do Santuário do Templo Messiânico (vide Revista Izunome nº 53), que foram apresentados, finalmente, por ocasião do Culto de Outono, realizado no mês de outubro do mesmo ano. 

Em outubro de 1961, finalmente a construção do Santuário do Templo Messiânico foi concluída e, de suas cerimônias de inauguração, participaram mais de cem mil pessoas. Contudo, devido aos trabalhos intensos, a saúde de Nidai-Sama já estava no seu limite. Logo após a inauguração, um dedicante que servia ao seu lado disse-lhe: “Agora, a senhora precisa descansar...”, ao que ela respondeu bem calma: 


“Olha, se eu tivesse descansado um ano atrás, ainda valeria à pena, mas agora já é tarde...”. “Um ano atrás” corresponde exatamente a um momento crucial, em que a construção entrava na sua fase mais importante. Nidai-Sama sabia que essa obra fora uma determinação dada pelo Supremo Deus e, portanto, ela se preocupava bastante para que a construção não se atrasasse um segundo sequer. Até sua ascensão, Nidai-Sama se empenhou ativamente No Culto de Ano-Novo de 1962, com a saúde bem debilitada, Nidai-Sama descansava no Hekiun-so. 


Residência Oficial do Líder Espiritual 


Ao se aproximar o momento da cerimônia, pediu ajuda à dedicante que servia ao seu lado para pôr a vestimenta adequada ao culto e adentrou a sala do Altar. Após um tempo ali dentro, saiu e disse aos servidores: “Ministrei Johrei em direção ao Templo Messiânico. Assim, todas as pessoas que vieram ao culto receberam a Luz Divina.” Menos de um mês depois do culto, na noite de 23 de janeiro, seu estado se agravou de repente e, na madrugada do dia 24, às 02h15, partiu para o mundo espiritual aos 65 anos de idade. 

Após sua ascensão, Nidai-Sama recebeu o nome divino de “Amatsu Matama Yoshimino Mikoto” (Deusa celestial da Verdade, do Bem e da Beleza). No dia 28 de janeiro, em meio à profunda tristeza, foi realizado o Culto de Ascensão, no Templo Messiânico. Poema de Nidai-Sama: 

Até o dia em que irei me encontrar com 

O saudoso Meishu-Sama precisa deixar construído, 

Solidamente, o alicerce do Paraíso Terrestre. 

No final desse ano, o número de messiânicos havia chegado a 205.000 pessoas. 

Polimento recíproco entre o bem e o mal 

Quando os dedicantes que serviam ao seu lado 

ficavam preocupados com algum problema que surgia, Nidai-Sama dizia: “Tenham paciência por cinco anos. Certamente, no final desses cinco anos, o problema estará resolvido.” 

Ela era assim. Sua personalidade era extremamente paradisíaca, otimista, mas também brincalhona e tinha o coração puro como o de uma criança. 

Á sua volta pairava sempre uma tranqüilidade, suave como a brisa da primavera. Costuma-se dizer que, para o amor de mãe, quanto mais feio é o filho, mais bonito lhe parece. Era com esse amor que Nidai-Sama acolhia as pessoas malquistas trazendo-as para perto de si e tratando-as carinhosamente. Nidai-Sama sempre observava as pessoas com sentimento amplo e dizia: “Mesmo que uma pessoa tenha muitos defeitos, se acharmos nela um ponto positivo e depositarmos o nosso amor nesse ponto, ela crescerá a olhos vistos.” Ela também afirmava que deve haver um “polimento recíproco entre o bem e o mal”, ou seja, que todas as pessoas, tanto as do bem quanto o do mal, polindo-se reciprocamente, poderão ir juntas para o paraíso. Ela possuía um amplo sentimento, raro em uma pessoa comum. 

“Aquele que conseguiu se conscientizar plenamente da verdadeira missão da nossa Igreja consegue encaminhar as pessoas com facilidade.” “Há pessoas que ainda duvidam da chegada do Juízo Final, mas isso é lamentável, pois, com certeza, ele vai acontecer.” “A virtude oculta é importante. Mas seria melhor ainda, se o mundo todo começasse a praticá-la.” Estas eram suas palavras, ensinadas por meio de sua própria postura. 

Atualmente, nosso objetivo é nos tornarmos “pioneiros da salvação”, tendo como tarefa a expansão do altruísmo e o sentimento de gratidão em nosso cotidiano. 

Para tanto, precisamos relembrar as palavras de Nidai-Sama: “A essência da fé é formar pessoas e salvar a humanidade. Se não nos elevarmos a esse nível de compreensão, não conseguiremos obter a verdadeira força”, as 

Quais devem ser gravadas em nossos corações. Igualmente, para conseguirmos terminar a construção do Solo Sagrado, precisamos aprender com a nossa alma, a fé ardente que Nidai-Sama depositou na construção do Santuário do Templo Messiânico. 






Fonte: Revista Izunome
N.54 / Junho de 2012 / São Paulo/SP.
Igreja Messiânica Mundial do Brasil



O estabelecimento incansável no exercício de sua missão como líder espiritual dos messiânicos após a ascensão de Meishu-Sama, Nidai-Sama costumava ressaltar em suas orientações que somente quando são transpostos para a prática é que os Ensinamentos de Meishu-Sama se tornam vivos dentro de nós e a fé ganha vida. 

Manifestem o poder da criação para salvar o mundo atual, primeiramente, é preciso entender o modo de atuação do homem contemporâneo e o seu sentimento. Sem dúvida, não devemos nos deixar levar, mas é necessário conhecê-los. É importante assimilar de tudo enquanto se é jovem e trabalhar com seriedade, aproveitando a vigor da juventude. A pessoa que mais sonhar e realizar, serão uma vencedora. Às vezes, o fracasso acontece, mas creio que é melhor arriscar do que não fazer nada com medo de não ter êxito. Não estou dizendo, porém, que é bom agir de qualquer maneira, sem um planejamento. É preciso pensar bem e agir com determinação. Entretanto, pensar demais impede a tomada de decisão, e a pessoa acaba se tornando não empreendedora. Por essa razão, é preciso fi car alerta para não exceder o limite. Devem-se ouvir atentamente as experiências dos outros e tê-las como referência no momento da prática. A prática vivifica o Ensinamento. Não preciso dizer que a leitura dos Ensinamentos é uma prática importante. É como receber Johrei por meio da visão e da audição. 

Contudo, não basta lê-los constantemente e achar que os conhece bem. Só quando são praticados é que se tornam vivos e a fé ganha vida. A prática do Johrei deve se ligar à construção do Paraíso Terrestre; caso contrário, ela não faz sentido. Se os ministros apenas ministrarem Johrei e não ensinarem a importância da dedicação, estarão se apossando indevidamente dos méritos divinos e se tornarão pecadores no Paraíso. 

Já que estamos falando sobre o Johrei, quero acrescentar que, de uma forma bem ampla, ele é uma oração. Naturalmente, conhecer o ponto vital na sua ministração também é, em parte, importante. Contudo, ater-se à busca do ponto vital e da técnica pode levar ao esquecimento da oração, que é o principal, correndo-se o risco de o Johrei tornar-se um mero ato para curar doenças. Portanto, enfatizo aqui a importância da oração. 

O nascimento da nossa Igreja e seu significado tem origem na vontade divina de eliminar o sofrimento do mundo e concretizar o Paraíso Terrestre. Para tanto, Deus escolheu Meishu-Sama e nos concedeu o Johrei, que é a manifestação do Seu imenso amor. Sendo assim, precisamos entender que a base dos Ensinamentos bem como a fonte do poder divino são o Supremo Deus, Miroku Oomikami. Em nossa Igreja, o grande amor de Deus que se manifesta no ato simples do Johrei permite que qualquer pessoa opere milagres. É possível que isto não exista em outras religiões, o que reforça a importância da missão da nossa Igreja. Portanto, é preciso estar muito bem preparado e dedicar ao máximo. 

Deus é amor e o amor é à base de tudo. Por outro lado, Deus também é sabedoria. Por intermédio do amor de Deus, toda a vida existente no mundo é preservada, e percebemos que, pela sabedoria divina, é realizada a ordem, as leis e os ciclos. Dessa forma, podemos imaginar como é o amor e a sabedoria de Deus. Ao servirmos ao grandioso Deus, de sabedoria e amor absolutos, recebemos dele inteligência da percepção verdadeira (tie shokaku) e o poder da purificação, o que nos deixa sem palavras para expressar a paz de espírito e a felicidade que sentimos. 

A felicidade de conhecer o caminho da Verdade Pode dizer também que Deus é o caminho. Todas as coisas existentes no universo se fazem por meio do caminho, e até mesmo o ser humano tem um a ser seguido. Durante longo tempo, esse caminho foi desvirtuado e acabou destruído pelo homem, que se esqueceu de Deus. Então, seguindo o plano divino, entes celestiais se manifestam para estabelecer na Terra uma nova trajetória, construir pontes para o Paraíso e salvar a humanidade à beira da extinção, conduzindo-a ao makoto e à reconstrução do mundo. 

Quando lembramos a história de Adão e Eva, que desobedeceram à ordem de Deus e foram expulsos do Paraíso, vemos que ela se encaixa, perfeitamente, no mundo atual. Mesmo que digamos que se trata de um mundo civilizado, este, na verdade, desenvolveu-se apenas no aspecto material, e o espiritual permaneceu estagnado. Um exemplo disto é a bomba atômica, que, nas mãos do ser humano de espírito atrasado, é o que existe de mais perigoso. Por esse motivo, é urgente de verdadeiros princípios morais no mundo. Todos os dias oraram incansavelmente pelo bem do mundo e pela paz entre as pessoas. Porém, uma vez tomado pelo egoísmo, o espírito do ser humano dificilmente desperta. Para tanto, fazer necessário algo extraordinário, 

O que não é fácil. Haver ou não alguma coisa que o desperte, depende do bem e dos maus presentes na pessoa. Por isso, aqueles que estão no caminho precisam, ainda mais, tomar a frente, purificar o coração, refletir sobre suas atitudes e, antecipando-se à chegada do mundo de grandiosa Luz, concretizar o Paraíso em toda parte. 

Corrigir o sentimento do homem é, sem dúvida, a base para consertar o mundo. Para tanto, o mais importante, em nossa opinião, é provar a existência de Deus aos ateus e materialistas e agir fundamentando-se no altruísmo e na bondade. 

Além disso, se temos gratidão para com as graças recebidas de Deus, este sentimento deve ser manifestado em forma de ações que o demonstrem. Sendo assim, a dedicação é a companheira inseparável dos que têm fé, pois, por meio dela, somos conduzidos a 

Uma fé ainda mais consistente e elevada. Da mesma forma, sem percebermos, acumularemos virtudes e, quanto mais acumularmos estas, mais agraciados seremos materialmente, a ponto disto se estender aos nossos descendentes. Tendo conhecimento deste princípio, qualquer um consegue dedicar com tranqüilidade para o bem das pessoas e do mundo. Por desconhecer este princípio, o homem contemporâneo só pensa em levar vantagem, mesmo que para isso tenha que ferir os outros ou corromper o mundo, atraindo infortúnios e sofrimentos, inclusive para si. Pensando bem, não existe nada mais prejudicial do que o egoísmo, mas são poucas as pessoas que percebem este fato. 

Por meio dos Ensinamentos, o caminho para a concretização da Verdade foi concedido aos fiéis desta Igreja, o que é motivo da maior felicidade. Portanto, vamos compartilhá-la com todas as pessoas do mundo e, dando-nos as mãos, construir o mais rápido possível o Paraíso Terrestre, nossa casa. 





Fonte: Revista Izunome
N.55/ Julho/2012/São Paulo/SP.
Site: www.messianica.org.br
Igreja Messiânica Mundial do Brasil






Conduzida por Nidai-Sama Por Rev. Mitiko Yamane (in memoriam) – conselheira da Igreja Messiânica Mundial. 

Se eu tivesse que descrever Nidai-Sama em poucas palavras, diria que ela era o símbolo da empatia e da generosidade; da verdade, do bem e do belo; do amor e da oração. Diria, ainda, que ela tinha muita força de vontade. Enfim, era a própria Nidai-Sama (Yoshi Okada). Personificação do amor e do bem. 

As pessoas que a conheceram irão se lembrar de seu rosto cheinho e tranqüilo, do sorriso carinhoso com que se aproximava de nós, de sua bela voz e da vibração espiritual de suas palavras. Ela não gostava que as coisas fossem feitas de qualquer maneira, sem compromisso ou sem responsabilidade. Preocupava se, unicamente, em praticar o bem e em amar sem distinção; era gentil, calorosa e, ao mesmo tempo, rigorosa. Nós nos sentíamos à vontade para buscar sua orientação e apoio, pois sabíamos que ela nos ouviria sobre qualquer assunto. Não seria esse o estado de espírito da verdadeira paz e segurança? Nidai-Sama possuía a nobreza própria de uma líder religiosa. Falar de uma pessoa do seu nível não é tarefa fácil. Vou tentar fazê-lo, relatando alguns episódios que vivi junto a ela; mas, desde já, desculpo-me por não conseguir me expressar da maneira como ela realmente merece. 

Por ocasião de uma visita missionária a Hiroshima, quando o trem parou na estação de Onomiti, um pioneiro no cultivo de tangerinas pelo método da Agricultura Natural, da cidade de Seto Tajima, entrou no vagão em que estávamos. Ao cumprimentar Nidai-Sama, esta tirou as luvas e apertou, delicadamente, a mão áspera desse agricultor e, fazendo-lhe um carinho, disse amavelmente: “Então, é esta mão que planta aquelas tangerinas deliciosas? Por favor, cuide de sua saúde e continue se empenhando nesse trabalho.” O agricultor ficou impressionado e deveras emocionado. Todos os anos, ele oferecia tangerinas realmente saborosas a Nidai-Sama. Durante esta mesma visita, certa noite, quando se encontrava hospedada numa pousada em Miyajima, sugeriu a Nidai-Sama que se recolhesse mais cedo, pois ela parecia cansada devido à intensa programação. Nesse momento, fui comunicada que o chefe de uma associação de intercâmbio de Hiroshima se encontrava na recepção, solicitando uma entrevista com Nidai-Sama. Eu já ia recusando o pedido, quando Nidai-Sama ouviu e disse que não haveria problema em recebê-lo. Foi uma correria, pois não estávamos preparados para aquela visita. Mesmo assim, ela se desdobrou para oferecer uma lembrança ao visitante inesperado: pintou algumas tigelas de chá e o presenteou com as mesmas.

Em outra ocasião, não me recordo exatamente em que ano foi, aconteceu o seguinte: Nidai-Sama me orientou a ir até Okinawa para ver como estavam os dois ministros de lá. Perguntei-lhe sobre o que eu deveria lhes dizer e ela me respondeu: “Não diga nada. Apenas observe a situação, pois, no momento certo, Deus dará a você sabedoria. 

Não é preciso usar “nenhum artifício.” Assim, parti para Okinawa com alegria e paz de espírito. Quando retornei, relatei tudo detalhadamente a Nidai-Sama, que disse: “Vamos levar sonhos às crianças de Okinawa. Por favor, compre livros para elas”, e me entregou um envelope com dinheiro. Certo dia, repentinamente, Nidai-Sama olhou para mim e disse: “Nossa Igreja é pequena, mas é repleta de bons membros. Por isso, você vai entregar sua vida à Obra Divina comigo, não vai?” Confesso que levei um susto. 

Naquela época, tínhamos tomado conhecimento de que uma de nossas igrejas estava realizando reuniões mal-intencionadas para mim e disse: “Nossa Igreja é pequena, mas é repleta de bons membros. Por isso, você vai entregar sua vida à Obra Divina comigo, não vai?” Confesso que levei um susto. 

Naquela época,, tínhamos tomado conhecimento de que uma de nossas igrejas estava realizando reuniões mal-intencionadas na 

Casa dos membros. Com o intuito de pedir perdão a Nidai-Sama em nome dessas pessoas, fui ao seu encontro algumas vezes, mas 

ela não aceitou. Então, certo dia, perguntei-lhe: “Será que eu posso fazer um apelo aos membros, sem me dirigir aos ministros?” Ela respondeu sorridente: “Se alguém quiser ir, deixe que vá; é como se fosse um presente que estamos oferecendo.” Fiquei impressionada com sua fé e determinação, crescendo em mim o desejo de sés na casa dos membros. Com o intuito de pedir perdão a Nidai-Sama em nome dessas pessoas, fui ao seu encontro algumas vezes, mas ela não aceitou. Então, certo dia, perguntei-lhe: “Será que eu posso fazer um apelo aos membros, sem me dirigir aos ministros?” Ela respondeu sorridente: “Se alguém quiser ir, deixe que vá; é como se fosse um presente que estamos oferecendo.” Fiquei impressionada com sua fé e determinação, crescendo em mim o desejo de segui-la. Ao mesmo tempo, senti um aperto no coração devido à minha pequenez e falta de sabedoria ao julgar o que deveria estar se passando em seu coração. Não me lembro do que lhe disse naquele momento; hoje, recordando os fatos, eu vejo que ela já havia perdoado as pessoas que tinham saído da nossa Igreja, conforme ela escreveu em um de seus poemas: Ao compreendermos o amor de Deus, percebemos que, neste mundo, não existem inimigos ou aliados. Sei que não fui tão útil quanto gostaria e, até hoje, procuro me basear em outro poema de Nidai-Sama, fazendo dele um alimento diário para minhas reflexões: Como poderei eu salvar alguém, se é tão difícil corrigir meus próprios erros e imperfeições? Só me resta orar. 

Com Nidai-Sama, aprendi a importância da oração e começo todos os anos repetindo para mim mesma suas palavras ano passado são passados. Este ano é um novo ano. É preciso servir à Obra Divina com sentimento renovado e sem arrependimentos. Eu vivia fazendo reflexões sobre o que significa realmente ser obediente a Deus. A este respeito, meu falecido marido chamava minha atenção: “O que você está aprendendo com Nidai-Sama? Aprenda o máximo que puder.” De fato, ao lado dela, recebi valiosas orientações, até mais do que merecia e lhe sou imensamente grata. (trecho extraído Jornal Shinsei nº 159, publicado em 21 de fevereiro de 1997). 





Fonte: Revista Izunome
N.56/Agosto/2012/São Paulo/SP
Site: www.messianica.org.br
Igreja Messiânica Mundial do Brasil 
Foto: Nidai -Sama - (Johrei Center Macapá / Facebook)








Nenhum comentário:

Postar um comentário