segunda-feira, 2 de abril de 2012

YAKUDOSHI (as idades consideradas de azar no Japão)

YAKUDOSHI – AS IDADES CONSIDERADAS DE AZAR NO JAPÃO 

Aniversários marcantes incluem espécies de rituais de passagem ao longo da vida no arquipélago 


O povo japonês preserva uma série de idades com espécies de rituais de passagem durante a vida. Já no 7º dia de nascimento do bebê, por exemplo, acontece uma das primeiras celebrações. Em tempos mais antigos, como a probabilidade de se criar uma criança saudável era baixa, comemorava-se o 3º, o 5º, o 7º e o 9º dias de vida. 

Os japoneses também costumam levar suas crianças recém-nascidas aos templos – meninos no 30º dia de vida e meninas no 31º – para apresentá-las aos kami (deuses) e, assim, tornarem-se ujiko (afilhados), ganhando proteção das divindades. Bem mais adiante, há as idades críticas (Yakudoshi). 

Até 1902, os japoneses contavam a idade ao nascer como um ano, e acrescentavam mais um ano a cada passagem do ano. Assim, quem nascia no dia 31 de dezembro já teria um ano ao nascer, e no dia seguinte já teria dois anos. Esse sistema era chamado kazoe-doshi. Uma nova lei de 1950 obrigou repartições públicas a usar a contagem de idade em que o primeiro ano é contado um ano (365 dias) após o nascimento. 

Infância – 3 e 5 e 7 anos 

Outra data marcante é aos cinco anos para os meninos e 3 e 7 anos, para meninas (dependendo da região aos 3 anos para meninos também). No dia 15 de novembro a criança é levada pelos pais para o templo xintoísta de sua localidade, pedindo aos deuses proteção para que ela chegue à idade adulta com saúde. 

A origem dessa comemoração está nos rituais de passagem da aristocracia japonesa. Aos 3 anos as crianças deixavam o cabelo crescer (kamioki); aos 5 anos os meninos passavam a vestir o hakama (hakamagi); e aos 7 anos as meninas passavam a vestir quimono de adulto usando o obi (obitoki). 

Nessa data as crianças ganham um par de balas chamadas chitose-ame, com quase um metro de comprimento. Deseja-se à criança vida tão longa quanto às balas. 

Adulta - maioridade (20 anos) 

Aos 20 anos os aponeses (homens e mulheres) comemoram a maioridade. Essa celebração se chama Seijinshiki. Apenas os nobres e ricos o celebravam até o século 19. A data começou a ser celebrada pela população em 1947, no dia 15 de janeiro. Em 99, com a mudança da lei que define os feriados, a data passou a ser móvel. Atualmente é comemorada nas segundas-feiras mais próximas do dia 15. 

Na maioria das regiões a cerimônia é realizada nas prefeituras e ginásios de esporte municipais. As mulheres costumam se vestir com o furi-sode, quimono colorido para solteiras, e os homens se vestem com ternos, mas também usam o hakama (parte de baixo do quimono que se parece com uma calça). 

33 e 42 anos (Yakudoshi) 

Infortúnios, acidentes, período de azar, inferno astral. Para aqueles que estão nas idades consideradas críticas (Yakudoshi), todo cuidado é pouco. Essas idades variam um pouco conforme a região do Japão, mas normalmente, para os homens, são os 25, 42 e 61 anos; e, para as mulheres, os 19, 33 e 37 anos. 

Os homens devem tomar um cuidado maior com os 42 anos, idade conhecida como “Taiyaku” ou “Hon’yaku” (mais perigosa), cuja leitura em japonês dos números 4 e 2 (“shi” e “ni”), juntos, formam a palavra morte. Já as mulheres têm que redobrar a atenção aos 33 anos, já que os números 3 e 3 (sanzan) remetem a dificuldades. No que depender da junção dos números um e nove (juuku), grande sofrimento acometerá o sexo feminino aos 19 anos. 

O ano anterior ao Yakudoshi, chamado Maeyaku, e o posterior, Atoyaku, também é considerado perigosos. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, isto é, um ano acrescido à idade da pessoa. 

Os japoneses costumam organizar festas no período anterior (Yakuire) e posterior (Yakubarai) ao Yakudoshi, como forma de reunir energias positivas para enfrentar o período. Yakuire é a festa que familiares e amigos oferecem à mulher aniversariante que completa 33 anos e ao homem, na comemoração de seus 42 anos. Na ocasião, o aniversariante tem que usar traje do sexo oposto para “enganar o azar”. 

60 anos (Kanreki – Honkegaeri) 

Uma grande festa denominada Kanreki ou Honkegaeri, cujo significado tem a ver com “o aniversariante que renasceu”, é feita para quem completa 60 anos, com objetivo de somar energias para que eles encarem o novo ciclo de vida. No horóscopo oriental, há o chamado “Ciclo dos 60 anos”, que correspode a um período completo passando pelos 12 signos. 

Nessa festa, realizada por parentes e amigos, o aniversariante veste roupa vermelha de criança, com babador e rendinhas, tendo ainda que tomar saquê ou cerveja na mamadeira e colocar chupetas durante os “parabéns a você”. 

Além da Festa de Kanreki, existem outras idades festivas, conhecidas como “comemorações de longevidade”, que acontecem quando a pessoa completa 70 anos (Festa do Koki), 77 anos (Festa de Kiju), 80 anos (Festa de Sanju), 90 anos (Festa de Sotsuju) e 99 anos (Festa do Hakuju). Todos os aniversários devem ser comemorados após os cem anos. 


Fonte: Nikkeypedia a Enciclopédia da comunidade Nikkey 
(nikkeypedia. org.br/índex.php/idades_na_cultura_japonesa)







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário