segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agarre a Sorte pelos Cabelos


Agarre a Sorte pelos Cabelos 

“Os mais variados problemas que ocorrem com os indivíduos nos lares, e na sociedade, são processos de purificação para que consigamos restabelecer a harmonia. Para que á purificação cumpra seu papel, cada um de nós deve enfrentar os problemas com coragem, sem fugir. Se nos empenharmos com sentimento renovado, Deus certamente nos conduzirá ao caminho da felicidade e fará com que a esperança brote novamente em nossos corações”.

A Vida tem seus Altos e Baixos 

A cantora Chiyoko Shimakura gravou uma canção bastante popular no Japão cujo titulo é “jensei wa iro, iro” que pode ser traduzida por “A vida tem seus altos e baixos”. Está canção começa com o seguinte verso: “Cheguei mesmo a pensar em morrer”... Naturalmente, a vida tem seus reveses, passamos por muitos contratempos. Inúmeras vezes experimentaram, por alguns instantes, a alegria profunda que nos faz sentir como se estivéssemos no Paraíso; por outro lado, não foram poças às vezes em que me senti nas profundezas do Inferno, passando por tristezas e sofrimentos que realmente me fizeram querer estar morto. 

O destino é realmente irônico, tão volúvel e caprichoso como um amante infiel. Entretanto, Meishu-Sama nos ensina: “Todos podem mudar (o destino) de acordo com sua própria vontade, cada um pode traçar o seu destino”. O Filósofo Francês Henri Bérgson, bastante citado por Meishu-Sama em seus Ensinamentos, também se lamenta, afirmando em sua obra “As Duas Fonte da Moral e da Religião”, que é difícil para o ser humano dar-se conta de que é senhor de seu próprio destino, podendo fazer dele o que quiser. 

Por outro lado, Meishu-Sama nos ensina que existe a Predestinação, que se caracteriza por ser algo “a que estamos sujeitos antes mesmo do nascimento”. Ele continua: “O importante é conhecer seu limite, o que é difícil, ou seja, quase impossível”. Sendo assim, acabamos ficando sem compreender até onde é Predestinação e a partir de onde é Destino. 

É muito comum dizer que o local onde nascemos a nossa Família, Pais, Irmãos, Parentes e outras coisas que foram definidas antes de nosso nascimento faz parte do que chamamos Predestinação. Porém, de acordo com a Literatura relacionada ás terapias de Regressão por meio da Hipnoterapia, pode-se deduzir que a família onde se nasce é uma escolha feita livremente pela pessoa antes do nascimento, por seu livre-arbítrio, ainda no Mundo Espiritual. No budismo, ensina-se que os atos de vidas passadas e desta vida também dão origem a certas afinidades (carmas) que se manifestarão por meio dos diversos acontecimentos da vida, também chamados de predestinação. 

Ou seja, como originariamente essas mesmas ações foram realizadas de acordo com a vontade da pessoa no passado, em última instância, Predestinação e Destino não são muito diferentes entre si. Sendo assim, quando nos deparamos com algum problema que nos aflige um pouco mais, não há necessidade de sofrer tentando determinar se isto é uma Predestinação ou se faz parte de nosso destino. Não há porque pensar: “Como sou agarrado! Estou predestinado! Nunca vou conseguir me recuperar... Mesmo que eu dê tudo de mim, não conseguirei sair desse aperto”. Não devemos nos desesperar nem nos colocar em uma posição em que a morte pareça ser a única solução. 

O Crescimento Pessoal muda o Destino para melhor 

O destino pode ser mudado de acordo com nossa vontade. Ter sorte ou não também depende da própria pessoa, de seu livre-arbítrio. Porém, como o ser humano, senhor de tal liberdade, conseguirá conquistar um destino feliz? Meishu-Sama sempre dizia o seguinte a seus familiares: “Quando se sobe ao alto de uma montanha, a existência humana torna-se pequena”. Ou então: “Os bem-sucedidos se esforçam duas, três vezes mais que os outros” Muitos astronautas relatam que , ao verem a terra lá de cima, do meio do espaço se emocionaram profundamente ao perceberem que, diante de tamanha imensidão, as diferenças entre países, etnias, credos e outros tipos de problemas são questões realmente insignificantes. 

Não é somente uma questão de estar fisicamente em um lugar mais alto. Acredito que o crescimento espiritual também leva ao mesmo estado de esclarecimento. Se nos elevarmos, nós nos daremos conta de que nosso sofrimento é menor do que imaginávamos e acabamos conseguindo nos libertar. Ou seja, não posso deixar de acreditar que o aperfeiçoamento pessoal é muito importante para que possamos controlar nosso destino e conquistar a boa sorte. 

As palavras de Samuel Smiles, escritor inglês, encerram uma grande verdade: “O céu ajuda aqueles que ajudam a si mesmos”. As palavras do Filósofo Sêneca, um dos mais célebres intelectuais de Império Romano, registradas na obra “A vida Feliz”, também são uma grande verdade: “O destino guia os fortes e arrasta os fracos”. É por permanecer parado no mesmo lugar que a pessoa não consegue sair de uma circunstância de infortúnios. “Não “tenho sorte, sou um infeliz”, a culpa é daquela pessoa, a culpa é da sociedade” enquanto culparmos outras pessoas ou situações como sendo a razão de nossa falta de sorte, não conseguiremos nos livrar dela. Meishu-Sama não apreciava de modo nenhum o alto de “culpar outras pessoas”. A razão de tudo está em nós mesmos, no nosso “eu” que se encontra no Mundo Material e se manifesta por meio dos diversos fatos que acontecem em nossa vida. 

A Base da Base – Johrei e Ensinamentos 

Aqui não podemos deixar de mencionar o johrei, que purifica diretamente o espírito. Ao recebê-lo, temos a permissão de diminuir as nuvens espirituais, que são as causas dos infortúnios. Por conseguinte, conforme a situação for melhorando, devemos passar á próxima etapa. Porém, se ficarmos nos apoiando somente no johrei e nada fizermos , seremos purificados só até certo ponto, e problemas que deveriam ser solucionados, acabam ficando sem solução isso eu aprendi com as experiências vividas na difusão. 

Então, qual será a próxima etapa? Leitura e Prática dos Ensinamentos. Nidai-Sama nos ensina: “A condição fundamental para o ser humano se tornar perfeito, tanto espiritual quanto materialmente, é oferecer á alma, que teve suas máculas purificadas pelo johrei, o alimento espiritual chamado Ensinamento, para que se conheça a verdade sobre o Mundo Espiritual e o real objetivo da vida”. 

Nidai-Sama também nos ensina como ler os Ensinamentos, dando o seguinte exemplo: “Trata-se de uma velha história, que se não me engano, aconteceu numa vila chamada Hijiyama. Lá, havia uma pessoa muito religiosa chamada Osaku. Ela lia os sutras budistas dia e noite. Um dia, seu pai viu realizando sua afeita sentada sobre os sutras de Kannon. Assustado, o pai lhe perguntou: “Osaku, até ontem você estudava os sutras fervorosamente, agora está sentada sobre eles. Qual o motivo dessa brusca mudança de atitude? Você não acha um desrespeito?”Osaku lhe respondeu serenamente: “Não. Tanto os sutras de kannon como os demais sutras já estão dentro de mim. Estes escritos “ficaram vazios, por isso, não há problema”. 

Os boatos sobre Osaku correram e foram parar nos ouvidos do grande bonzo zen-budista Hakuin, que ordenou: “Se existe uma moça assim tão especial, tragam na até mim”: desta forma, Osaku foi conduzida á sua presença. Após conversarem sobre vários assuntos, o religioso constatou que a jovem era dona de considerável sabedoria, respondia a todas as perguntas sem nenhum embaraço. Então, o bonzo reuniu seus melhores discípulos e promoveu uma seção de perguntas e respostas, mas ninguém conseguiu superá-la. Nidai-Sama, então nos orienta sobre a importância de, por meio da leitura contínua e repetida, captar e assimilar completamente a essência do Ensinamento. 

Conseguir expressar a vontade de Meishu-Sama em nossos Pensamentos, Palavras e Ações 

Nidai-Sama enfatiza uma leitura mais profunda: “Não devemos ser dependentes da leitura dos Ensinamentos, mas sim, compreendê-los e assimilá-los corretamente. A partir de então é que poderemos atuar livremente”. “Ser dependentes”, aqui significa contentar-se em apenas ler os Ensinamentos repetidamente. Já que a missão que nos foi legada por Meishu-Sama resume-se á palavra “Salvação”, não devemos nos limitar á leitura de Ensinamentos para elevar nossa fé, mas para encaminhar aqueles que estão sofrendo. 

Devemos buscar a vontade de Meishu-Sama no fundo de cada Ensinamento, em suas entrelinhas. Devemos pensar e, por intermédio de nossos pensamentos, palavras e ações, difundi-los a todo o mundo, gravá-los no fundo de nossas almas, assimilá-los corretamente, absorvê-los. Somente assim conseguiremos “atuar livremente”. Não é necessário dizer que, para aumentar nossa capacidade de assimilação e absorção dos Ensinamentos, devemos adquirir cultura, acumular experiências e aperfeiçoar nosso discernimento. 

Tal ponto é muito importante também para que possamos estudar profundamente as palavras de nossos líderes espirituais. Meishu-Sama nos ensina: “É necessário que os membros estejam a par não somente do que é relacionado á fé, mas também do que se passa na sociedade e no mundo. Se conseguirmos fazer isso quando conversamos com alguém sobre qualquer assunto conseguiremos corresponder o que é muito positivo, inclusive, ao que se refere á fé”. 

Nidai-Sama também nos ensina: ”Primeiro, devemos aprender sobre diversos assuntos, criar uma base que nos permita dizer o que pensamos sem nenhum temor. Se, mesmo tendo Ensinamentos tão elevados e uma ideologia maravilhosa não conseguirmos apresentá-los de maneira adequada, seremos prejudicados. Ao termos um vasto conhecimento geral e o utilizarmos tendo Deus como eixo principal obterá grandes resultados no trabalho de difusão”. 

Nosso Quarto Líder nos orientou: “Por isso, meu desejo é amadurecer o suficiente para que , ao ler os Ensinamentos ou ao tomar conhecimento ou vivenciar os diversos acontecimentos que me rodeiam, possa me libertar das concepções que tinha até agora e aceitá-los de maneira mais evoluída” (Culto de Início da Primavera, 2009). Ele está continuamente se empenhando para corresponder ao sagrado desejo de Deus, que, junto com o passar do tempo, está criando e educando o ser humano para que evolua sempre. Gostaria que, a partir de agora, procurássemos aprender com a postura do quarto líder, polindo nossa inteligência e sensibilidade para podermos aceitar os Ensinamentos de maneira mais evoluída e corresponder á altura, á criação que estamos recebendo.

Significado da Leitura de Ensinamentos 

Kyoshu-Sama nos orientou o seguinte por ocasião do Culto de Outono de 2005: “Para nos tornarmos representantes de Deus”, devemos libertar-nos dos conflitos opostos que existem na natureza humana, isto é, as idas e vindas dos dois sentimentos antagônicos do bem e do mal”. Além disso, ele buscou em Meishu-Sama a resposta para a pergunta: “O que fazer para que o Supremo Deus receba nossa imperfeita natureza humana?”E assim nos orientou: Meishu-Sama orientou os membros sobre a importância de ler exaustivamente seus artigos, chamados por ele de Goshinsho (Escrituras Divinas) ou Kami-no - Fumi (Escritos de Deus) E mais do que qualquer coisa, Meishu-Sama procurou praticar pessoalmente os Ensinamentos concedidos pelo Supremo Deus. 

Creio que Meishu-Sama cumpriu o objetivo do Supremo Deus de gerar o próprio filho; seguindo e praticando os seus Ensinamentos. Por isso, acredito que para que a nossa natureza humana seja purificada, evoluída, aperfeiçoada e aceita pelo Supremo Deus, e para que sejamos ligados ao modelo denominado Meishu-Sama que nasceu de novo neste mundo consumando o Propósito Divino, precisamos entregar a Meishu-Sama a nossa natureza humana, que se constitui a partir da nossa autoconsciência. 

Aprendendo com o modelo deixado por Meishu-Sama na consumação do Propósito de Deus, precisamos uma vez mais objetivar nascer novamente no Paraíso. Para nos tornarmos representantes de Deus e, como seus representantes sermos encarregados da salvação no Plano Terrestre, não basta fazer a Prática do Sonen, encaminhando e entregando nossa natureza humana imperfeita. É também essencial que, como Meishu-Sama, coloquemos em prática os Ensinamentos concedidos pelo Supremo Deus. 

Nem é necessário dizer que esta prática não deve se limitar a mais uma prática. Com base nas palavras de Meishu-Sama: “Desde jovem gosto de dar alegria ao próximo a ponto de isso se tornar quase um hobby para mim. Sempre estou pensando no que devo fazer para que todos fiquem felizes”. Creio que devemos praticar de forma que a vontade dele se torne a nossa vontade, visando á realização da alegria e da felicidade do próximo. A alegria que brota no coração de nosso semelhante é prova da alegria de Deus e se liga diretamente á nossa própria alegria e esperança. 

Meishu-Sama nos ensina: “Ficar ocioso, sem fazer, nada só porque é membro, é perigoso. Mesmo não sendo membro, a pessoa que pratica boas ações e que possui pensamento correto, será salva. A diferença é que aos membros são ensinados os meios de se salvarem; salvando as pessoas por este caminho, as máculas são diminuídas”.

No Final das contas, tudo pelo bem do Próximo 

E, no final das contas, o segredo da felicidade está em amar o próximo, em pensar e agir pelo seu bem-estar, enfim, em praticar o amor altruísta, que o alegra. Não podemos nos esquecer que a Prática do Sonen e a Prática do Sonen de Gratidão se completam com a Prática do Amor Altruísta. 

Quem se entrega á grandiosa 

Obra Divina de Salvação, 

Precisa ter um coração muito amplo. 

(Meishu-Sama) 

É dever de todo ser humano 

Trabalhar pela felicidade 

E pela Paz deste Mundo. 

(Nidai-Sama) 

Alegrar o próximo não é assim tão fácil. Aqueles que desejam amar o maior número possível de pessoas e procuram praticar, sabem muito bem quão difícil é consegui-lo. E isso acontece porque eles vêem expostos a própria impotência quando pensam, por exemplo: “Quero muito fazer algo por essa pessoa, mas não tenho condições nesse momento”. Justamente porque sabemos que nossa força não corresponde á idéia que temos dela, é que conseguimos nos agarrar ao johrei buscamos os Ensinamentos, aprofundamos nosso conhecimento e nos esforçamos para obter a força que conseguirá concretizar o amor que sentimos. 

Por exemplo, se alguém desejar “preparar refeições ainda mais saborosas para a família”, naturalmente pensará “quero aprender a cozinhar melhor, a preparar pratos saborosos”, e começará a colocar isto em prática. Se quiserem que os filhos vivam uma vida mais feliz, mais plena, os pais, com o objetivo de ensinar aos filhos se empenharão em aprender, em saber como viver uma vida plena, feliz e este empenho é a manifestação de seu amor. Se os jovens desejarem ajudar os povos que estão em dificuldades, refugiados, desabrigados, devem estudar sua língua, religião e cultura para melhor compreendê-los. Além disso, devem começar a querer adquirir algum tipo de conhecimento ligado ao desenvolvimento da sua capacidade de salvar, seja na área da saúde, da educação etc. 

Este empenho faz com que o amor pelo próximo aumente, e assim vamos tendo a permissão de alcançar a verdadeira elevação dentro de nós mesmos. Acredito que Deus manifesto sua força de maneira ainda mais grandiosa não só quando estamos purificando, mas também quando nós, humanos, agradecemos e valorizamos todos os seres a quem ele criou e legar a vida, e especialmente quando amamos uns aos outros. Quando amamos nosso semelhante, recebemos sinais de Deus, o qual sempre retribuiu ao esforço daqueles que se empenham para corresponderem á sua vontade. Assim, ele vai criando, promovendo nosso crescimento e nos conduzindo á felicidade. 

Se você é uma pessoa incapaz de amar a si mesma, tente fazer algo que alegre o próximo: pode ser qualquer coisa, não importa. Dentro de cada um de nós está viva a Partícula do Espírito de Deus, que atua como consciência, como bons sentimentos. Sendo assim, se nos esforçarmos em amar o próximo, Deus nos conduzirá, sem falta, ao caminho que fará com que consigamos amar a nós mesmos. 

Amem o próximo. Amem a si próprios e elevem-se para conseguir amar o próximo ainda mais e mudem seu destino. Este é meu maior desejo. Desejo ainda que todos os senhores consigam “Agarrar a Sorte pelos Cabelos”! 





Fonte: Revista Izunome 
Publicação Mensal da Igreja Messiânica Mundial do Brasil 
N.45 – Setembro/2011 – São Paulo/SP. 
Presidência Mundial – A Formação do Paraíso no Lar – (8. parte ) 
Palestra do Revmo. Tetsuo Watanabe
Solo Sagrado de Guarapiranga – São Paulo/SP
Setembro/2011 - IMMB 



Um comentário:

  1. A verdadeira felicidade nasce da nossa capacidade de fazer o próximo feliz, ter gratidão por cada despertar onde temos mais uma vez a oportunidade de fazer alguém feliz e receber seu amor, carinho e GRATIDÃO.

    ResponderExcluir