sábado, 5 de novembro de 2011

Nascimento da Igreja Messiânica Mundial


(Meishu-Sama e sua esposa Nidai -Sama) 
Nascimento da Igreja Messiânica Mundial


Porque foi criada a nossa Igreja? 


Quando analisamos a cultura moderna, que há milhares de anos a humanidade vem edificando com incansável esforço e dedicação, ficamos deslumbrados ante o seu aspecto esplendoroso e o incrível progresso que ela apresenta externamente. É desnecessário dizer que os homens da atualidade dispensam os maiores elogios a tudo isso. Entretanto, ao observarmos o outro lado dessa cultura, isto é o seu conteúdo, deparamos com algo inesperado: ele é exatamente o contrário da parte externa. O que se opõe a esta é, naturalmente, a parte espiritual, onde não se vê nenhum progresso, a ponto de pensarmos que os homens do passado eram até superiores. 

No presente, se pesássemos numa balança o bem e o mal que existe no coração dos seres humanos, veriam que infelizmente, o mal tem muito mais peso. A influência maléfica que esse fato exerce sobre a sociedade humana é muito maior do que poderíamos imaginar. Isso se torna bem claro ao constatarmos que a guerra o maior dos sofrimentos humanos – a doença, a pobreza, o crime, as calamidades naturais, enfim, todas as ocorrências desagradáveis, ao invés de diminuírem, tendem até a aumentar. 

Assim, é estranho que a cultura material e as pessoas não manifestem nenhuma desconfiança a respeito pelo contrário, vão se deixando viciar pela cultura material, incrementando-a cada vez mais. Mas porque será que os religiosos, os escolásticos, os políticos e o grande número de intelectuais existentes em todos os Países não despertam para essa realidade? Dentre eles talvez haja algumas exceções, mas tais pessoas nada fazem, pois, não conhecendo os fundamentos da questão, consideram que o fato é inevitável. Parece que elas estão resignadas achando que se trate de uma condição inata da humanidade. 

O principal desejo do homem é ser feliz, e ele veio empregando toda a sua inteligência e utilizando-se dos mais diversos meios para concretizá-lo. Mas a aspiração de um mundo ideal acabou se tornando um sonho utópico. Nesse sentido, inicialmente, a humanidade procurou apoio na Religião. Entretanto, como a possibilidade de atingir seu objetivo unicamente através da religião tornava-se pequeno, procurou alcançá-lo através do Ensino, da Moral, da Filosofia e de outros meios surgidos no Oriente e no Ocidente a partir do século O. No Oriente, apareceram sábios como Confúcio, Ming-Tzu e Chutzu; no Ocidente, educadores como Sócrates e Filósofos como Kant, Hegel e outros. Logicamente a humanidade depositou neles suas esperanças. 

A felicidade e até o mundo ideal, que eram a aspiração inicial de todos os homens, fora, esquecidos, não se sabe quando me tendo chegado a um momento em que não se vai nem para frente nem para trás. Assim, quanto mais a cultura progride, mais o homem se distância da felicidade. É um resultado extremamente irônico. Parece uma gangorra: quando um dos lados sobe, o outro desce. Em termos mais concretos, inicialmente se tentou construir o Paraíso Terrestre com a cultura espiritual, mas como a sua concretização parecia impossível, apelou-se para a cultura científica. Os homens avançaram com força total. Entretanto como foi exposto anteriormente ao invés de se alcançar o Paraíso, chegou-se a um estado pior que o do próprio inferno: a iminência da destruição da humanidade, com a descoberta da bomba atômica. 

O fato, porém, é que embora se tenha chegado a uma época tão perigosa como a atual, os homens ainda não despertaram continuando a venerar a ciência materialista. Visto que finalmente chegamos á época da criação da nova cultura, é preciso conhecer de antemão como é esse grandioso plano. Naturalmente para que ele se concretize Deus se utiliza de um ser humano.Considerando que a pessoa escolhida sou eu, não é nada difícil entender a razão pela qual foi criada a Igreja Messiânica Mundial. Deus revela-me, a cada hora, o Plano do Paraíso e eu o ponho em prática conforme suas ordens. Ao mesmo tempo o que houver de útil na velha cultura será mantido, e o que não tiver utilidade será reformulado. 

Esse é o grande amor de Deus. Aquilo que não puder se tornar útil, infelizmente terá de ser destruído para sempre. E o que é isso senão o Juízo Final? Realmente, constitui um motivo de gratidão e também de temor. O fato é que, uma vez se tornando membro da Igreja Messiânica Mundial qualquer pessoa consegue manifestar um poder semelhante ao do Fundador de uma Religião. Um simples fiel manifestar milagres é coisa mais do que comum me nossa Igreja; é realmente, uma extraordinária graça material. 

Além disso, através dos nossos ensinamentos, esse fiel consegue captar a essência da vida, despertar para a verdade, melhorar sua vida cotidiana e ficar mais alegre; sustentado por inabalável fé, pode até mesmo vislumbrar o futuro. Assim, ele passa a viver com verdadeira Segurança e Tranqüilidade... (continuação no Livro Luz do Oriente volume: 1) 

20 de Novembro de 1950
(Extraído de “Noções sobre a Igreja Messiânica Mundial”)







Fonte: Livro: Luz do Oriente
(Biografia de Mokiti Okada)
Volume: 1 (Tradução Fundação Mokiti Okada)
3. Edição – São Paulo – Abril/99


















Nenhum comentário:

Postar um comentário