quinta-feira, 18 de junho de 2015

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

O Maior Mandamento 

Mas os fariseus, quando ouviram que jesus tinha feito calar a boca dos saduceus, juntaram-se em conselho. E um deles, que era Doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amarás ao senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua Alma e de todo o teu entendimento, este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas(Mateus, XXII: 34/40) E assim, tudo o que quereis que os homens vos façam,fazei-o também vós a eles. Porque esta é a lei e os profetas(Mateus, 7:12) Tratai todos os homens como querereis que eles vos tratassem (Lucas,VI:31).

Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como queremos que nos fizessem, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo. Não se pode ter, neste caso, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo. 

Com que direito exigíramos de nossos semelhantes melhor tratamento, mais indulgência, benevolência e devotamento, do que lhe damos? A prática desas máximas leva á destruição do egoísmo. Quando os homens as tomarem como normas de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade, e farão reinar a paz e a justiça entre eles. Não haverá mais ódios nem dissenções, mas união concórdia e mútua benevolência.

(Capítulo XI – Pág.145/146)


Fonte: Allan Kardec – “O Evangelho segundo o Espiritismo”
(Tradução de J. Herculano Pires)
LAKE- Livraria Allan Kardec Editora (Instituição Filantrópica)
Tel. (011) 229-0526 - FAX: (011) 227-5714 – São Paulo/SP.
55. Edição – do 972 ao 1.011 milheiros – fevereiro: 2000







Nenhum comentário:

Postar um comentário