quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Kozenji Temple (Nishio City, Aichi Prefecture / Ikebana Exposição Templo






                                                                               
                                                                           

                                                                               
         ORIGEM E HISTÓRICO DO IKEBANA

“Ike” provém de três verbos: “Ikeru”(colocar ou arrumar flores) “Ikiru”(viver tornar vivo ou chegar á essência de algo) e “Ikassu”(colocar sob a melhor luz, ajudar a encontrar a verdadeira essência tornar a vida mais pura).

Ikebana é , portanto, a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais em composições, evidenciando-lhes a beleza, tratando-se de uma das muitas expressões artísticas desenvolvidas ao longo dos séculos pelos japoneses levando-os á harmonia interior.

Conseguimos essa harmonia através da contínua interação com as plantas que vão resultar numa composição floral: aprecia-se suas formas, verifica-se como crescem e absorvem a luz solar; sente-se-lhes a força ou a delicadeza, percebe-se e corresponde-se á singularidade de cada ramos ou flor.

Essa contínua interação com a flor resulta no aflorar e no desenvolver da sensibilidade. Assim considerada, a Arte do Ikebana é, ainda, uma forma de meditação. Iniciar-se no seu aprendizado é assumir um caminho de auto conhecimento.

HISTORICAMENTE

O costume de oferecer flores e plantas ás divindades impera há séculos no japão. No passado, está prática estava associada a oferendas a buda. Tempos depois, os arranjos foram se tornando mais simples e menos, sem perder o seu requinte. Foram se popularizando e isto contribuiu para que novas técnicas, estilos , escolas, academias, esquemas e regras fossem criados, tornando-se parte da cultura de todo o povo japonês.

Após a II Guerra Mundial, ocorreu o crescimento do número de estilos de ikebana pelo mundo afora, originando cerca de dois mil estilos, cada qual com nomes e esquemas particulares. O ikebana saía dos templos, palácios e mosteiros para ganhar o mundo.





Fonte: Revista/ A Sagrada Arte do Ikebana (N.1)
Editora: Mythos Editora – São Paulo/SP
Site: www.mythoseditora.com.br   
Foto: Alexandre Mauj Imamura
site: lostinjapan.portalnippon.com
(Todos os direitos reservados)
(É proibida a cópia ou publicação sem permissão do autor)                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário