terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MENSAGENS DE COMPORTAMENTO

SINAIS QUE DENUNCIAM UM COMPORTAMENTO COMPULSIVO POR COMPRAS


A compulsão por compras pode esconder problemas mais profundos como uma depressão ou um quadro de ansiedade ou pode estar relacionado com carências emocionais.

A compulsão por compras pertence ao grupo das perturbações do controle dos impulsos. O aumento exponencial de oferta de bens de consumo, o crédito fácil e o aumento dos casos de depressão e ansiedade criaram as condições ideais para o desenvolvimento deste comportamento.

Estudos recentes indicam maior prevalência da compulsão por compras, ou oniomania, em mulheres e estima-se algo em torno de 2% a 8% da população em geral, sem vinculação à classe social da pessoa. Indivíduos com essa vontade irresistível tendem a ser dominados na ação de comprar muitos itens sem escolher o objeto de desejo real. O alívio das tensões só vem por meio das compras. Mas, em seguida, são tomados pelo sentimento de culpa, remorso e vergonha. Cria-se então um ciclo vicioso.

Carências Afetivas

A compulsão por compras pode esconder problemas mais profundos como uma depressão ou um quadro de ansiedade ou pode estar relacionado com carências emocionais, atuais ou vividas na infância. É uma forma da pessoa lidar com a frustração e o tédio, com a satisfação imediata de adquirir um bem que proporciona uma sensação de satisfação.

Mas também uma forma desadequada da pessoa lidar com sentimentos interiores de carência emocional e baixa auto-estima. Por vezes, as pessoas confundem ter valor e ter bens valiosos e gastar dinheiro, com o serem ricas emocionalmente e como pessoas.

Saber controlar o impulso na hora certa

Os comportamentos compulsivos como este são alimentados pelo próprio ato de realizar a compulsão. Quanto mais se permitir a satisfazer o impulso, mais ele vai crescer. Não deixe que o hábito se instale e procure outras formas de autossatisfação e compensação e evite centros comerciais, sempre que estiver nervoso, entediado ou angustiado.


Sete sinais que denunciam um comportamento compulsivo:

1. Olhar para a conta bancária e compreender que gastou além do seu orçamento.

2. Olhar para a sua casa e identificar imensos objetos (nomeadamente roupa, acessórios, bijuteria, sapatos, livros e/ou revistas, entre outros) que sabe que nunca usou ou leu e que apenas se tornaram interessantes para você no momento da compra.

3. Chegar a casa depois de um dia de compras e sentir que fez más compras, não gosta da roupa, dos acessórios ou de outras aquisições a outros níveis e vai guardando-os.

4. Estar numa loja e sentir um bichinho que o empurra e estimula à compra e a sensação de que tudo parece ser mais fantástico e melhor na loja do que em casa.

5. Sair de casa decidido a não gastar dinheiro e chegar em casa tendo gasto muito mais do que aquilo que podia e devia.

6. Sonhar acordado com a ida às compras.

7. Sentir-se nervoso por qualquer assunto (discussões em casa e no trabalho e/ou preocupações de saúde, entre outras outras) e a primeira coisa em que pensa é ir às compras para se distrair e compensar.

Muitas pessoas que são dependentes de compras e que arruínam suas vidas por isso, não sabem aonde e nem como é o tratamento dessa doença tão grave. Felizmente já existem tratamentos para esse tipo de doença (tratamento para compulsão por compras).

Tratamento da Compulsão por Compras

Uma das melhores formas de tratar esse problema é através dos Devedores Anônimos, uma irmandade que funciona como uma auto-ajuda e que funciona da mesma maneira que o A.A (Alcoolicos Anônimos), trilhando os 12 passos e 12 tradições, com o intuito de conseguir a recuperação de quem procura ajuda.

O tratamento através dos Devedores Anônimos se dá por meio de reuniões onde é lida a literatura que aborda a doença, tendo comentários e depoimentos das experiências vividas por cada um, mostrando o quão prejudicial essa doença pode ser na vida de alguém.

Outra opção de tratamento é através da Unifesp, que disponibiliza ajuda profissional para dependências não químicas, como no caso dos compradores compulsivos. A Unifesp oferece um programa com entrevista inicial, grupo de acolhimento, triagem e acompanhamento com médico psiquiatra, psicoterapia em grupo, grupo de mulheres, psicoterapia individual e orientação familiar.





O SEU RELACIONAMENTO É VERDADEIRO E PROMETE DAR CERTO?

Bom relacionamento é quando alguém aceita seu passado, apoia seu presente e incentiva seu futuro. 

Começar um relacionamento, muitas vezes, é complicado, saber se vai durar é mais difícil ainda. 

Não seria fantástico se existisse uma luz vermelha piscando sobre o ombro direito da pessoa por quem a gente se interessasse para avisar que essa relação não teria futuro? Ou ainda uma luz verde para avisar que poderíamos seguir em frente? Afinal, quem nunca se pegou cheio de receios, com medo de se entregar, de investir ou de demonstrar demais o que sentia e correr o sério risco de quebrar a cara? De dar com os burros n’água? 

Realmente, não é nada fácil e muito menos confortável se arriscar a sofrer. E não é de pouco sofrimento que estou falando, não! É de muito! Talvez um dos piores. Aliás, existem pesquisas que afirmam que levar “um pé na bunda” é uma das dores mais insuportáveis que podemos sentir e para a qual não existe analgésico. 

Portanto, a pergunta faz certo sentido! Como saber se esse relacionamento vai dar certo? Quer saber mesmo? Ok, então saiba que essa resposta não existe! Não tem como saber, exceto vivendo, tentando, pagando pra ver! Sim, claro, porque a vida manda sinais. E também existe intuição, percepção aguçada e até cheiro de confusão que paira no ar. Mas certeza, certeza mesmo, de que vai dar certo ou de que vai dar errado, não existe! 

Na vida, tudo é possível. E no amor, mais ainda. Portanto, o melhor mesmo é que você comece a se soltar. A aprender essa bela coreografia sem repetições que é a sua história. A apostar que toda essa brincadeira de viver e amar vale muito a pena. Porque vale mesmo! E é o que preenche nossos dias de um enredo que pode deixar um legado por toda a eternidade. 

Agora, se seu intuito é evitar dores desnecessárias e que nada acrescentam, então minha dica é para que você seja autêntico. Se errar, que erre sendo quem você é. Que possa mudar a partir de sua verdade e não de mentiras inventadas para tentar agradar o outro. Siga seu coração. Respeite seus valores. Reconheça seus limites. Ouça a si mesmo e ao outro. Olhe ao redor. Enxergue além das aparências. Viva o presente. Abra mão do passado e desenhe o seu futuro sem se deixar engolir por perigos que ainda nem existem. 

Pessoas incríveis existem por toda parte. Gente louca de amor, pronta para tentar com toda a sua alma, tem no mundo inteiro. Mas é preciso ser. É preciso se deixar sentir. Se deixar amar. No final das contas, não se trata de opções: “dar certo ou dar errado”. Trata-se de uma atitude: fazer ser bom! Viver um dia de cada vez e construir um sempre que dure até que esse amor seja tudo o que pode ser! Assim, não tem outro jeito: vai dar certo! 

Rosana Braga 





Nenhum comentário:

Postar um comentário