quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EXPERIÊNCIA DE FÉ COM A PRÁTICA DO SONEN

EXPERIÊNCIA DE FÉ PRÁTICA DO SONEN(BRASIL)

Bom-dia a todos!

Sou messiânico há vinte e dois anos e dedico no Johrei Center de Botucatu ligado à Área Araçatuba, São Paulo.Hoje, gostaria de dizer a todos, que realmente somos a soma de nossos antepassados, os quais estão vivos dentre nós, manifestando-se e desejando a salvação.

Nasci em uma família de origem humilde, morávamos em uma fazenda onde meus pais eram colonos, em um ambiente familiar desprovido, às vezes, de práticas de boas maneiras e sem inclinação nenhuma para o belo, pois não havíamos desenvolvido uma consciência a este respeito.

Meu convívio em família era muito ruim. As brigas eram constantes em meio a palavras de baixo calão; meu pai, apesar de suas inúmeras qualidades, tinha problemas com bebida e ficava agressivo com minha mãe e os filhos.Isso fazia com que o relacionamento em nosso lar, muitas vezes, fosse permeado pelo medo.

À medida que fui crescendo, tais dificuldades fizeram com que eu desenvolvesse o firme propósito de ser diferente.Antes de conhecer a Igreja Messiânica Mundial, eu sofria de forte enxaqueca que, por sua vez, desencadeava crises de convulsão.Na época, o médico-veterinário do haras ligado à fazenda ofereceu-me johrei. Passei a recebê-lo na fazenda e em casa. Fui melhorando gradativamente e, com seu apoio, tornei-me messiânico em 1993, com 22 anos de idade.

A partir daí, fui-me aprofundando nos ensinamentos de Meishu-Sama. Com isso, foi-se tornando mais clara a importância do belo nas palavras e nas ações.Ao me casar, mantive vivo o objetivo de construir um lar em que imperassem a paz e a harmonia. Entretanto, com o nascimento de meus filhos e as dificuldades inerentes a todo relacionamento, fui-me desviando deste ideal gradativamente.

Muitas vezes, impunha minha força e meus pontos de vista, e agia com autoritarismo, chegando a extravasar, em alguns momentos, minha raiva e contrariedade nos utensílios domésticos.

Esses momentos de agressividade, somados à minha falta de amor e de carinho, causavam pavor a meus familiares.

Sem perceber, eu estava reproduzindo os medos, as dificuldades e os sofrimentos semelhantes aos que passei quando vivia com meus pais e irmãos, principalmente, as atitudes de meu pai, as quais sempre detestei.Com o tempo, o ambiente tornou-se insustentável. Eu senti que precisava fazer algo.

Refletindo serenamente, reconheci que agia daquela maneira por influência de meus antepassados, que estão vivos dentro de mim, sobretudo de meu pai, que se manifestava através das minhas atitudes, em busca de luz e salvação.

Graças à consciência que vim adquirindo ao longo do tempo, por intermédio das orientações recebidas, passei a encaminhar em minhas orações ao Supremo Deus os sofrimentos do meu pai em mim manifestados.

Ao mesmo tempo, vim desenvolvendo a consciência de que meu comportamento e postura precisavam ser diferentes.Foi então que tomei a decisão de me aprofundar no estudo e na prática dos ensinamentos de Meishu-Sama, principalmente aqueles sobre sermos corteses, prestativos e atenciosos.

No início, isso não foi nada fácil. Porém, esforçando-me para seguir as orientações e praticar os ensinamentos, fui gradativamente mudando e isso foi reconhecido pela minha família, que comentou que eu estava diferente.Assim sendo, nosso lar se tornou mais claro e alegre, e muitas graças foram ocorrendo na minha vida e na de minha família.

Minha filha conseguiu estágio remunerado na empresa em que trabalho e logo depois foi contratada. Ela aumentou sua dedicação assumindo parcialmente o plantão de sábado e, atualmente, também ministra Johrei no local de trabalho.

Meu filho se integrou ao Grupo Jovem de nossa unidade e participa de aprimoramentos mensais na sede da Área Araçatuba/SP; tornou-se oficiante e também faz plantão no Johrei Center duas vezes por semana.

Minha filha caçula já vem se preparando para que possa receber o shoko (medalha de proteção para crianças) em breve.Quanto a mim, sou instrutor no setor de ensino do Johrei Center e dedico como assistente de família. Atualmente, cuido diretamente de cinco famílias e estou acompanhando igualmente um frequentador com depressão.

Uma vez que desenvolvo a missão de assistente de família, meu objetivo é despertar o maior número possível de pessoas para formarem mais lares de Luz, através também da Reunião de Johrei no Lar, que minha família e eu realizamos uma vez por mês em nossa casa.

Naturalmente, sei que preciso melhorar ainda mais. Porém, hoje minha família e eu já desfrutamos de mais momentos de alegria e de paz em nosso lar.Com esta experiência, adquiri a convicção de que meus antepassados estão tendo a permissão de evoluir através do meu empenho na Obra Divina e que o espírito de meu pai foi purificado com a minha mudança e gratidão.

Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama e, em especial, no dia de hoje, aos meus antepassados, a permissão de dedicarmos na Obra Divina de Salvação.

Muito Obrigado.

José Aparecido Bertanha 

Solo Sagrado de Guarapiranga/SP
Culto Mensal de Gratidão
02 de Novembro de 2015



EXPERIÊNCIA DE FÉ COM A PRÁTICA DO SONEN


Culto as Almas dos Antepassados 

Bom-dia a todos! 

Os senhores estão passando bem? 

Com imensa alegria e gratidão, realizamos o culto de hoje homenageando os nossos antepassados. Acredito que eles estão muito felizes e estão compartilhando essa alegria com todos nós, não é mesmo? 

No mês passado, representando todos os senhores e a direção da nossa Igreja, estive no Solo Sagrado do Japão para orar, agradecer a Deus e a Meishu-Sama a permissão de estarmos desenvolvendo a Obra Divina no Brasil e prestar relatório ao nosso presidente mundial, reverendo Masayoshi Kobayashi. 

Tive também a permissão de ser recebido pelo nosso Líder Espiritual, Kyoshu-Sama. 

Nesta ocasião, ele me entregou uma mensagem para os senhores, que gostaria ler agora: 

Senhores membros do Brasil! 

Assisti na Internet o vídeo do Culto Mensal de Agradecimento que aconteceu dia 4 de outubro no Solo Sagrado de Guarapiranga. 

Fiquei muito feliz e emocionado ao escutar o recém nomeado Presidente Marco Resende expressar seu sentimento de querer dedicar nesta nova etapa da Obra Divina no Brasil junto com todos os senhores. 

Eu também desejo servir nesta nova etapa da Obra Divina junto com o Presidente Marco Resende e todos vocês. 

Que a Luz de Meishu-Sama, que é uno ao nome do Messias, e também existe em cada um dos senhores e das pessoas ao seu redor brilhe cada vez mais intensamente. 

Líder Espiritual – Kyoshu-Sama Yoichi Okada

Kyoshu-Sama, agradeço as orações e a confiança que o senhor está depositando em mim e em todos os messiânicos brasileiros! Muito obrigado! 

Quero também, registrar e agradecer a ilustre presença do: 

Deputado Federal, Antonio Goulart dos Reis; 

E dos vereadores: Andréa Matarazzo, Aurélio Nomura, Rogério Lins e Salomão Pereira. Muito obrigado por prestigiarem esta cerimônia! 

É também com muita alegria que apresento os messiânicos do exterior que estão participando deste culto juntos a nós, unidos em uma só família. 

São 175 representantes vindos 14 países: 

Angola,Ø 

Moçambique,Ø 

São Tomé e Príncipe,Ø 

África do Sul,Ø 

Alemanha,Ø 

Estados Unidos da América,Ø 

Canadá,Ø 

Peru,Ø 

Bolívia,Ø 

Argentina,Ø 

Costa Rica,Ø 

Venezuela,Ø 

Colômbia e Chile.Ø 

Sejam todos bem-vindos ao nosso Paraíso! 

2015 é um ano muito especial para nós. Além de comemorarmos os 80 anos de fundação da nossa Igreja e 60 anos de difusão no Brasil, estamos festejando 20 anos da inauguração deste Solo Sagrado. 

Vamos oferecer uma salva de palmas para este aniversariante? Solo Sagrado, feliz aniversário!!!! 

No Culto do Paraíso Terrestre deste ano, Kyoshu-Sama nos orientou sobre a nossa origem. Fomos criados no Paraíso como filhos do Supremo Deus. Somos Suas partículas divinas. 

Mesmo havendo diferença entre o local onde nascemos, o país, a etnia, o idioma, somos todos filhos do Supremo Deus, filhos da nação do Paraíso. 

Ao nascermos no mundo material, nós e nossos antepassados esquecemos tudo o que vivemos ao lado de Deus. 

Para mim, é como se Deus propositalmente, colocasse todas as memórias e informações do Paraíso na nossa alma e esperasse que, com o tempo, elas fossem sendo relembradas, e que nós, Seus filhos, reconhecêssemos a existência do Paraíso, que é a nossa terra natal, e que esse Paraíso existe dentro de nós. Talvez seja por este motivo que existem pessoas que têm dúvidas a respeito da existência de Deus e outras que creem plenamente em Sua existência. 

Apesar disso, o Supremo Deus continua aguardando o nosso despertar, o nosso retorno, e o retorno de nossos antepassados ao Paraíso, que é o lar de nossas almas. 

Já sabemos que a nossa relação com nossos antepassados vai além da genética ou dos laços afetivos. 

Somos o elo que une o passado ao futuro. Sendo assim, tudo o que nos acontece, as nossas ações, nossos desejos, pensamentos e sentimentos fazem parte da somatória de tudo o que nossos ancestrais e antepassados viveram neste plano material. 

Do mesmo modo, aquilo que vivemos e sentimos nesta vida, também vai se refletir em nossos antepassados e nas futuras gerações, nos nossos descendentes, pois todos estão junto de nós, dedicando a todo momento. Mesmo quem não nasceu ainda como nosso descendente, já está dedicando conosco! 

Em sua palestra do culto realizado em 1º de agosto deste ano, no Solo Sagrado de Atami, o reverendo Kobayashi citou o exemplo da árvore para explicar a nossa relação com os antepassados. 

Ele disse: 

Se o tronco de uma árvore são os pais, os galhos são os filhos. Talvez as folhas sejam os netos. Para que essa árvore cresça forte, é necessário que as raízes cresçam da mesma forma. 

As raízes são os antepassados. Se a raiz não receber nutrientes, a árvore não se desenvolverá. 

Nesse sentido, para que sejamos felizes é muito importante que os nossos antepassados se elevem no Mundo Espiritual. 

Contudo, é difícil para o antepassado realizar sua própria elevação. 

Para que ele se eleve, Meishu-Sama nos ensina duas práticas: a primeira é oferecer, com amor, cultos em sufrágio de seu espírito. A segunda é o acúmulo de virtudes realizado por nós, aqui no Mundo Material. 

Creio que a experiência de fé que ouvimos hoje, esclarece bem a nossa relação com todos os nossos entes queridos já falecidos. 

O José Aparecido sempre sonhou com uma vida feliz, uma família harmoniosa e um lar repleto de beleza. 

Contudo, sendo a soma de seus antepassados, depois que se casou e constituiu família, sem perceber, começou a manifestar sentimentos e posturas iguais às que ele criticava no pai. 

Vejam só. Ele não aceitava aquelas atitudes, mas de repente percebeu que havia se tornado uma cópia do pai. 

Será que a percepção que ele teve não foi um grito de socorro de seus antepassados? 

O fato de eles se manifestarem é a única forma de percebermos que chegou o momento de serem salvos. 

Assim, ele entendeu a mensagem e buscou se polir no dia a dia, treinou a docilidade, a bondade e a cortesia e com isso sua vida e seu lar mudaram. 

Mas, o que realmente mudou é que seus antepassados receberam os méritos espirituais de suas ações altruístas e foram purificados. 

Reconheceram o perdão de Deus e entenderam que, juntamente com todas as existências, podem retornar ao Paraíso preparado pelo Supremo Deus que está unido a Meishu-Sama. 

Eu acho que nós somos afortunados por termos sido escolhidos para viver esse período da Era da luz e, especialmente, por termos recebido a permissão de conhecer o Meishu-Sama. 

Os antepassados confiaram a nós a tarefa de representá-los na construção do Paraíso Terrestre, tendo Meishu-Sama como modelo e cumprindo nossa verdadeira missão. 

Contribuir para transformar este mundo material num Paraíso é missão de todos os seres humanos. 

Mas nós, messiânicos, seguindo os passos de Meishu-Sama, conseguimos canalizar a Luz de Deus através da prática do Johrei. 

Conseguimos levar saúde através da Agricultura Natural e manifestar nosso belo interior através dos nossos pensamentos, palavras e ações. 

O dia 23 de dezembro é uma data muito especial para nós, não é? Neste dia, comemoramos o natalício de Meishu-Sama. O centro da nossa fé é Meishu-Sama. 

Creio que celebrar o Culto do Natalício de Meishu-Sama é o mesmo que comemorar o nosso próprio nascimento para Deus. 

Vamos dedicar para deixar o nosso mundo cada vez mais alegre, bonito e harmonioso, a começar em nós epor nós? Lembrem-se: a mudança se inicia em nós, em cada indivíduo. 

Reconfirmo meu compromisso de juntamente com todos os senhores, me dedicar às práticas básicas da nossa fé, buscando nos tornarmos pioneiros na salvação de uma pessoa. 

Também, gostaria de convidar os senhores a apreciarem as duas exposições comemorativas dos 20 anos da inauguração do nosso Solo Sagrado, que o Setor Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada preparou no Centro Cultural e anexo. 

A primeira, tem o título IMAGENS DE KANNON – UMA EXPRESSÃO DE ARTE, POR MEISHU-SAMA. 

A outra apresenta, através de fotografias, todas etapas da construção do Solo Sagrado. Eu as visitei e estão muito bonitas! 

Por último, gostaria de fazer um anúncio muito importante! 

É com muita alegria que comunico que no próximo dia 20 de dezembro, quando celebramos o culto do Natalício de Meishu-Sama, vamos fazer o lançamento oficial do livro que o reverendíssimo Tetsuo Watanabe, com muito amor, deixou escrito para nós, membros e missionários. 

A partir do dia 9 de novembro, a Fundação Mokiti Okada deixará disponível em seu website, todas as informações sobre a pré-venda deste lançamento. 

Muito Obrigado e Boa Missão a Todos! 

Culto as Almas dos Antepassados 

Solo Sagrado de Guarapiranga /SP.
02 de Novembro de 2015 
Rev. Marco Resende











Nenhum comentário:

Postar um comentário