quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A FACE DO SENHOR

A FACE DO SENHOR 

Narra antiga lenda que, após a descida de Jesus na cruz, Nicodemos, muito comovido, guardou o lenho e pôs-se a esculpir nele o amado Amigo, conforme o vira pela última vez. 

Trabalhou por largo período com esforço e carinho, realizando uma escultura excepcional. Deixara, porém, o rosto para fazê-lo em último lugar. No entanto, por mais o tentasse não conseguia transmitir á madeira rústica a incomparável expressão de sofrimento e amor com que o Mestre exalara o último hausto. Já desanimado e supondo-se incapaz de fazê-lo, adormeceu, numa oportunidade, exausto e triste, ante a magnífica obra inacabada. Sonhou, então, que um anjo se acercou da escultura e, rapidamente realizou o que ele tanto desejara fazer sem o conseguir.

No auge do júbilo, Nicodemos despertou e, antes de lamentar haver sido apenas um sonho, se deparou com a face do Cristo superiormente esculpida, completando com perfeição o conjunto harmonioso. Na cidade de Lucca, na Itália, encontra-se a “Santa Face!, uma escultura de autor desconhecido, que a fantasia popular e religiosa vestiu de lenda. Deixando á margem o exagero, descobrimos uma simbologia oportuna que merece reflexão. No contubérnio da vida moderna, em que a justiça, o amor e a liberdade são imolados, permanecem os instrumentos da flagelação que o cristão, á semelhança de Nicodemos, deve transformar na face da paz e do perdão em favor de uma vida digna de preservada.

Quando, no entanto, os esforços parecem baldos e vãos, já no pórtico do desalento, os Espíritos da Luz vêm auxiliar a completar a obra que refletirá a presença do Cristo sustentando a criatura desesperada e infeliz. Cada um vê a face do Senhor, no mundo, conforme a sua necessidade. Madalena a viu de uma maneira diversa de Pilatos, qual Pedro a conhecia de forma diferente de Judas, e assim por diante. Ainda hoje é assim.

Deixe-se, pois, esculpir pelos anjos, de modo a oferecer a todos, a confortadora face do Senhor impressa em sua conduta.

(Ignotus)

Genebra, Suíça, 08.11.1983


Fonte: “Seara do Bem”
(Divaldo Pereira Franco / Diversos Espíritos)
Salvador/BA. – Livraria: Espírita Alvorada – 1984/ Editora
2 . Edição – do 16. Ao 18. milheiro 









Nenhum comentário:

Postar um comentário