terça-feira, 14 de abril de 2015

MENSAGENS DE AUTOCONHECIMENTO

Força para encarar o Mundo


Você pode ficar demasiadamente apegado à posse de um abrigo ou de uma proteção, mas isso não lhe dará força. A força sempre vem quando você encara situações difíceis.

Nos tempos antigos, as pessoas costumavam se mudar para mosteiros, para o Himalaia, para distantes cavernas, e lá elas atingiam uma certa paz. Mas essa paz era barata, porque, sempre que essas pessoas voltavam ao mundo, essa paz era imediatamente destroçada.

A paz que sentiam era muito frágil, então elas ficavam com medo do mundo. Dessa maneira, seu isolamento era um tipo de fuga, e não de crescimento.

Aprenda a ficar sozinho, mas nunca fique apegado à sua solitude. Permaneça capaz de se relacionar com os outros. Aprenda a meditar, mas não se mova para o extremo em que você se torne incapaz de amar. Seja silencioso, pacífico, sereno, mas não fique obcecado por essa quietude, ou não será capaz de encarar o mundo.

É fácil ficar silencioso quando você está sozinho. É difícil ficar silencioso quando você está com as pessoas, mas essa dificuldade precisa ser encarada. Uma vez capaz de ficar em silêncio com as pessoas, você chegou lá; agora, ada pode destruir o silêncio.

Autor: (Osho)








Perdoar a quem nos feriu 

É mais fácil perdoar quando você aceita a outra pessoa como ela é, apesar dos seus defeitos”. 

Nosso sofrimento mais doloroso com frequência provém daqueles que nos amam e daqueles a quem amamos. É nas relações entre marido e esposa, pais e filhos, irmãs e irmãos, professores e estudantes que nossas feridas mais profundas aparecem. 

Mesmo anos mais tarde, sim, mesmo muito tempo depois da morte daqueles que nos feriram, talvez ainda precisemos de ajuda para ordenar o que aconteceu nessas relações. 

A grande tentação é continuar a culpar os que estavam mais próximos de nós por nossa condição atual e dizer: “Você me fez quem sou hoje, e odeio quem sou”. O grande desafio é reconhecer nossas feridas e afirmar nosso verdadeiro eu como algo mais que o resultado do que os outros fazem para nós. 

Só quando pudermos afirmar nosso eu feito por Deus como a verdadeira fonte de nosso ser, seremos livres para perdoar a quem nos feriu. 


Autor: Desconhecido 




Nenhum comentário:

Postar um comentário