quarta-feira, 4 de julho de 2012

Florais de Bach







A PRESCRIÇÃO DOS FLORAIS DE BACH

Nesta seção, apresentamos algumas diretrizes para a prescrição dos Remédios Florais do Dr. Bach, lembrando, no entanto, que, apesar do Dr. Bach ter tido como objetivo estabelecer um método de automedicação, a prescrição só deve ser realizada por pessoas que conheçam profundamente cada Essência Floral e que tenham a capacidade de reconhecer as verdadeiras características psicológicas, positivas e negativas, daquele a quem pretende tratar, ou de si mesmo. Os Remédios Florais do Dr. Bach podem ser usados concomitantemente a outros tratamentos e não provocam efeitos colaterais e figuram entre os sistemas médicos alternativos reconhecidos e recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

As regras básicas para a prescrição dos Remédios Florais do Dr. Bach são as seguintes:


1 - Verificar as causas dos sintomas relatados, pois os remédios florais removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz.
2 - Limitar o número de remédios florais, numa mesma composição, ao mínimo possível. O ideal é não passar de seis no mesmo frasco; quanto menos de cada vez, melhor.
3 - Devem-se hierarquizar as emoções em desequilíbrio, ou seja, selecionar as principais desarmonias que dominam o quadro, para se encontrar o remédio adequado.
4 - Os estados emocionais e mentais em desequilíbrio devem ser conscientes ou perceptíveis à observação de quem prescreve.
5 - O remédio atua da superfície para a profundidade. Equilibrada uma situação, poderá emergir um novo aspecto desarmonizo que requererá outro remédio.
A seguir, apresentamos uma tabela-resumo onde são identificados os principais sintomas de cada uma das sete categorias definidas pelo Dr. Bach, e os Remédios correspondentes.
1. Para os que sentem medo pânico, terror Rock Rose medo de coisas conhecidas Mimulus medo de perder o controle de si próprio Cherry Plummedo de que "algo de ruim" possa acontecer às pessoas que ama Red Chestnut medo indefinido Aspen.
2. Para os que sofrem de indecisão por não confiar em seus próprios julgamentos Cerato por não conseguir decidir entre dois opostos Scleranthus desânimo, pessimismo Gentian desesperançaGorsesensação da "segunda-feira de manhã" de que não vai dar conta das responsabilidades Hornbeam por não conseguir encontrar a verdadeira vocação Wild Oat.


Escalda pé de Florais de Bach

3. Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias atuais que "vivem no mundo da lua", sonhadores Clematis que "vive no passado", apegados a pessoas, locais, situações passadas Honeysuckle que perderam o prazer de viver por estarem exaustos, todas as energias (físicas ou mentais) foram sugadas Olive que se conformam facilmente por tudo que acontece. Apatia Wild Rose que tem idéias fixas que ficam "girando" na mente White Chestnut que se deprimem de repente sem razão aparente: "a nuvem negra que se abate sobre mim " Mustard que não conseguem aprender os ensinamentos da vida. Repetem errosChestnut Bud.
4. Para os que sofrem de   são realmente talentosos e capazes, mas tendem a isolar-se. Orgulhosos Water Violet que são rápidos em ação e pensamentos, mas impacientes e irritados com os outros Impatiens que são inseguros, necessitam de companhia constantemente Heather.
5. Para os que são excessivamente sensíveis às influências e opiniões alheiasque escondem as suas preocupações por detrás de uma fachada alegre Agrimony que "não sabem dizer não". São subservientes demais Centaury que se influenciam pelas opiniões alheias, para momentos de transição Walnut que sentem ciúme, inveja, ódio, ou seja, sentimentos ruins Holly.

6. Para o desalento ou desespero por se acharem incapazes, desanimam antes de tentar Larch por acharem que em determinados momentos não terão forças para cumprir suas responsabilidades Elm por se autocondenarem. Complexos de culpa Pine que sentem uma angústia profunda, não enxergam a "luz no fim do túnel "Sweet Chestnut por se encontrarem em situação de choque físico ou mental. Notícias ruins, morte de pessoa querida, acidentes, etc. Star of Bethlehem que se sentem amargurados, ressentidos com a vida Willow que se desesperam, mas não deixam de lutar Oak quando existe grande sentimento de impureza, aversão a si própria Crab Apple.
7. Para os que se preocupam excessivamente com o bem estar dos outrospois sua capacidade de amar sem exigir nada em troca está bloqueada. Possessão Chicory tentando fazer com que sejam aceitas suas idéias. Dificuldade em relaxar Vervain tendem a fazer prevalecer suas idéias tornando-se por vezes tirano Vineque carecem de humildadeBeechque são excessivamente rígidos consigo mesmos. Autodisciplina Rock Water. 


Se você não sente segurança em seu diagnóstico, não prescreva! Procure, primeiro, conhecer a si mesmo, antes de tentar conhecer as outras pessoas!



Fonte: Saúde e Harmonia
Terapeuta Holístico: José Adelson Figueiredo de Lima -    CRT  33211
 E-mail: saudeharmonia@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário