quarta-feira, 2 de maio de 2012

A História do Kimono


A História do Kimono 

O ki mono tem uma longa história e vem evoluindo desde a sua criação. Durante o período heian (794-1185), os ki monos elaborados e coloridos se tornou populares entre as mulheres japonesas. Eram freqüentemente usados 12 ki monos de manga comprida e o colarinho de cada um à mostra, para mostrar as Suas diferentes cores. Pessoas da corte às vezes usavam 16 camadas de ki monos. O ki mono tem uma longa história e vem evoluindo desde a sua criação. Durante o período heian (794-1185), o ki monos elaborados e coloridos se tornou populares entre as mulheres japonesas. Eram freqüentemente usados 12 ki monos de manga comprida e o colarinho de cada um á mostra. 

Durante o período Kamakura, com a crescente influência da classe militar, as pessoas não tinham paciência ou necessidades de usar um ki mono elaborado, foi durante esse período que surgiram as mangas mais curtas nos k imonos. 

Durante o período Edo, foi adotado o Confucionismo, e a hierarquia entre cidadãos era baseada na sua classe social, nesse período as pessoas começaram a definir os seus status com os ki monos. Mulheres da classe dos Samurais usavam os simples k imonos “kosode” amarrados com cordas, já as mulheres fora dessa classe usavam ki monos mais elaborados, os “furisode” que são freqüentemente vistos em cerimônias kabuki, caracterizados por longas mangas floridas. 

Depois de 1853, a tropa naval americana atracou em Tókio e esse foi o começo da abertura da indústria comercial Japonesa para o resto do mundo, mesmo assim as pessoas japonesas continuaram a usar ki monos por várias centenas de anos, mas o começo do fim dessa prática estava próximo. 

Durante o período Meji 1868-1912, as mulheres começaram a trabalhar fora de casa, e cada emprego exigia uma vestimenta diferenciada. Os japoneses começaram a desenvolver técnicas para competir com as máquinas de fabricação de tecido dos outros países. Tecidos foram importados de outras nações para fazer roupas e ki monos. Durante o período Taisho (1912-1926) Tókio sofreu um terremoto devastador que devastou o país, muitos do ki monos mais antigos foram destruídos nessa época. 

No período Showa (1926-1989) o governo japonês limitou a produção de seda. Os designs do ki monos começaram a ficar menos complexos e o material foi conservado, após a segunda guerra mundial, enquanto a economia do Japão ainda estava se recuperando, o ki mono era a vestimenta mais barata, e foi produzida em grandes quantidades. A moda Européia e Americana afetaram os designs do ki monos, mas a sua forma continuou a mesma. 

O ki monos e as Estações 

Assim como no ocidente, as estações influenciam nas cores e materiais das roupas tradicionais japonesas. Na primavera são usadas cores claras e estampas florais; no outono, são usadas cores como marrom e bordô, com estampas que remetem ao outono, como folhas e galhos secos; no inverno, principalmente antes dos feriados, são usadas estampas de bambu, pinheiros ou flores de ameixa, usá-las traz boa sorte e prosperidade; no verão, são usados tecidos leves como o algodão. 



O ki mono e a idade 
Para as mulheres em particular, o ki mono não é simplesmente usado baseado na idade, mas também no seu estado civil. Jovens solteiras usam ki monos com mangas compridas e cores vibrantes cheias de estampas, mulheres casadas ou mais velhas devem usar roupas mais discretas. A diferença entre ki monos usada por mulheres casadas e por garotas solteiras. 



Tipos de Ki monos 
Furisode 

Quando uma jovem mulher completa 20 anos, ela é reconhecida como adulta, tem o direito de votar e pode beber e fumar (legalmente). Muitos pais compram o Furisode para as filhas para significar esse importante marco em suas vidas. O Furisode é um ki mono formal para mulheres solteiras, é bem colorido e feito de seda de altíssima qualidade, usar um desse ki monos é obviamente um símbolo de status, é também um sinal bem claro de que a mulher está solteira, madura e pronta para o casamento. O que mais diferenciam eles dos outros tipos são as mangas compridas que chegam até o chão. A segunda-feira de Janeiro é um feriado público chamado "dia dos adultos" aonde várias mulheres vão para a cerimônia usando Furisode. 

Yukata 
A Yukata é um ki mono casual, de algodão fino, usado no verão. Elas normalmente são coloridas e com várias estampas, hoje em dia essa vestimenta é usada no tradicional Bon Odori (Festival de dança tradicional japonesa) e festival de verão. O seu design simples garante que as garotas possam vesti-la sem a ajuda de outra pessoa. 

O nome Yukata vem dos termos "Yu" (banho) e "Katabira" (roupa de baixo). Na era Heian (794-1185), os nobres da corte usavam as yukatas depois do banho, como se fosse um roupão; depois na era Edo (1600-1868) foi usada amplamente quando os banhos públicos viraram atração no Japão Hoje a yukata é usada como roupa casual no verão, assim como em festivais, ela tem uma aceitação popular muito boa por ser feita com um material bem leve, e que pode ser usada tanto de dia como de noite. Ela é usada com um cinto, que é simplesmente colocado ao redor da cintura e preso nas pontas, para uma aparência mais formal, ela pode ser usada com um cinto Obi e com as sandálias Geta (Veja mais explicações sobre eles na parte de acessórios) Houmongi Quando uma mulher se casa, muitos pais compram para ela o ki mono Houmongi. Esse ki mono toma o lugar do Furisode, ele é o ki mono formal para mulheres casadas, também pode ser usado em casamentos tradicionais ou cerimônias do chá. 





Tomes ode 
O Tome ode é um ki mono formal que mulheres casadas usam nos casamentos de seus parentes. Ele é diferente do Houmongi porque o Houmongi é um ki mono formal para mulheres casadas, o Tomes ode é como se fosse um Houmongi que só é usado em cerimônias de casamento de parentes. O fundo preto do ki mono é propositalmente um contraste com o Uchikake (Kimono branco usado por noivas em seus casamentos), e ele somente é usado em cerimônias de parentes, nunca de amigos, seria muito estranho.
Mofuku 

O Mofuku é um ki mono usado especialmente para cerimônias fúnebres de parentes próximos, é um ki mono simples e completamente preto, sem estampas. 

Uchikake

Quando jovens mulheres têm um casamento tradicional, elas usam o ki mono mais bonito chamado Uchikake. As maiorias das pessoas alugam esse k imono, pois ele custa em média 5.000 dólares. O Uchikake branco é apenas parte da elaborada cerimônia de casamento japonesa. Se você olhar atentamente pode perceber o quanto esse ki mono é longo e toca o chão, diferentemente dos vestidos ocidentais, onde apenas a cauda arrasta no chão, o Uchikake encosta totalmente. A noiva precisa ser auxiliada por uma "dama de honra" para andar com esse ki mono. 

Hadajuban 

Hadajuban é uma vestimenta usada por baixo do ki monos, é uma forma reta e é necessária uma espécie de cinto ao redor da cintura e busto para ajustá-lo às formas do corpo. 




Acessórios 

As pessoas ao redor do mundo reconhecem que as artes tradicionais japonesas são muito bonitas para serem deixadas para trás, mas com a industrialização do Japão e a sua posição como uma das maiores potências do mundo, fazem com que algumas dessas peculiaridades sejam menos vistas no Japão do século XXI De algumas décadas para cá, as mulheres japonesas descobriram os vestidos estrangeiros, que são mais confortáveis e fáceis de usar do que o ki monos, isso trouxe um declínio para a produção desses itens tradicionais no Japão. 

Cinto Obi 
O Obi é usado para amarrar o ki mono no corpo, é como se fosse um cinto bem grosso e longo (Alguns com até 4 metros de comprimento). Um Obi bem trabalhado tem o preço assustador, alguns dos melhores já feitos são considerados artigos de colecionadores, o mais raro e caro é o "Obi Maru", que pode custar alguns milhares de dólares. O Obi formal tem geralmente 4 metros de comprimento e 60 centímetros de largura. Ele é dobrado no meio e amarrado ao redor da cintura, os Obis formais são feitos de brocado ou tecido para tapeçaria. Quanto mais desenhos, mais formal ele se torna, hoje em dia os Obis que são estampados em todo o seu comprimento só são usados por noivas em casamentos tradicionais. 






Fonte: (setcosplay.com. br/índex.php-historia-do-kimono)










Um comentário: