sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As falhas também mudam as nossas Vidas

AS FALHAS TAMBÉM MUDAM AS NOSSAS VIDAS 

Desde que nós as reconheçamos, bem como as suas causas. Quase todas as pessoas que vêm falar comigo, pedir orientação coloca-se sempre na posição de “o lado certo”, vitime do conflito. Então é assim. Se a pessoa sofre, é porque tem máculas, e mesmo que pareça que á a certa, é bom saber que deus nunca erra. Portanto, quem sofre deve mudar seu sentimento e pensamento para poder colocar um ponto final no conflito. Sempre que alguém me pede orientação, procuro primeiro compreender a sua dor e perceber onde essa pessoa precisa mudar. 

Assim aconteceu com essa senhora, religiosa muito dedicada. Ao vir falar comigo, ela iniciou contando sua história: seu marido era uma pessoa muito rude, provocava muitos conflitos, vivia cheio de dívidas, fazendo ela e seus filhos passarem até necessidades. Ele não permitia nem que ela recebesse visitas; implicava com as suas amizades e maltratava as pessoas que iam a sua casa. Essa senhora realmente vivia num inferno, tendo chegado a ter que morar com parentes viciados em drogas e alcoólatras. 

Chegou a pensar em se separar do marido, mas acabava sempre decidindo ficar, por causa dos filhos. Em meio a sérias dificuldades financeiras, morando e vivendo precariamente, ela ainda tinha que conviver com os sumiços do marido que, quando ia para casa só chegava de madrugada. E brigava tanto com ela e os filhos que, por vergonha dos vizinhos, ela mantinha portas e janelas fechadas. Mesmo ela, o marido e os filhos tendo se tornado membros da Igreja Messiânica mundial do Brasil, a situação em nada tinha mudado. Ela se esforçava muito: ministrava uma média de dezesseis johrei por dia, visitava oito casas de famílias com problemas por semana levantava de madrugada para dar assistência a pessoas que ligavam desesperadas. 

Muitas vezes, foi a pé dar assistência, por não ter o dinheiro da condução. Dedicava todos os dias e teve sua vida salva de uma doença considerada sem cura pela medicina. Seu filho também fora salvo pelo johrei e esses fatos solidificavam sua fé, mas a situação conjugal continuava a mesma. Quando ela estava muito mal de saúde, o marido aproveitou para lhe dizer que , durante anos, teve amantes e que , naquele momento, estava apaixonado por uma moça dois anos moça que seu filho.....Á sua dor física, acrescentou-se a dor moral, da emoção. Durante um dos cultos mais importantes da sua religião Paraíso Terrestre, realizado anualmente no dia 15 de junho ela foi ao Altar e pediu forças a Deus para suportar viver sem o marido, pois estava sofrendo muito. Quando se casou, pensou em envelhecer ao lado dele e, apesar de ter sofrido tanto, ainda lhe queria. Entregou toda sua situação nas mãos de Deus. 

Três dias após o culto, o marido voltou para casa, mas sua intenção não era ficar: era melhorar financeiramente para ir embora de vez. Foi quando ela veio conversar comigo. Ouvindo toda a sua história, logo compreendi sua dor e toda sua luta para manter o casamento, mas também era claro que a mácula para passar por aquela situação existia nela. Era ela quem sofria e procurei ouvi-la para entender em que ponto precisava mudar. Estou desesperada começou dizendo não entendo porque ele quer me deixar. Procuro ser boa esposa, cuido dele, dos meus filhos, da casa, sou econômica... Sempre fui boa filha, boa irmã, boa mãe. Por que sofro tanto? Percebi que, vivendo com esse sentimento de vitima, nunca enxergaria seus próprios erros e nunca sairia dessa situação. 

Ninguém pode ser tão ingênuo assim: estava na hora dela compreender suas máculas e perceber o que precisava mudar em seu interior para poder reverter essa situação. Ela terminou sua narrativa dizendo: Devo ter sido uma peste em outra vida. Porque mácula dessa vida não pode ser! Procurei entrar em sintonia com Deus para que ele se expressasse através da minha pessoa, e respondi: Não é de outra vida não! É desta vida mesmo! Busque os pontos em que precisa mudar, faça uma reflexão profunda. 

Ela fez uma viagem de uma semana a Minas Gerais, onde refletiu profundamente sobre tudo. Rememorou desde o primeiro dia do seu casamento até aquela data. Foi percebendo que cuidava muito bem da casa, colocava os filhos em primeiro lugar ( invertendo a “Lei da Ordem”), chegando a ter um enorme apego com os filhos. Paralelo a isso, relegava sua vida intima com o marido, a sexualidade a um grau de poça importância. Voltou da viagem, foi ao Altar e pediu perdão a Deus, chorando diante da grandeza do que pode enxergar em si mesma. 

No dia seguinte, o marido começou a ler os Ensinamentos de Mokiti Okada, e parou no intitulado “A atuação dos demônios”. Era uma hora da madrugada e, ao ouvir o marido suspirando, ficou preocupada. Ele a chamou, perguntando se estava acordada. 

Ela respondeu afirmativamente. Olha, eu li esse Ensinamento agora, e não sei o que aconteceu. Parece que uma venda saiu dos meus olhos. Será que você pode me perdoar por tudo o que eu fiz você? Sei que é difícil; mas se você me der uma chance, farei por você e por nossos filhos, tudo o que não fiz até hoje. Eles se emocionaram e se reencontraram. No dia seguinte, o marido reuniu os dois filhos e pediu perdão e eles também. Nessa época, um dos filhos estava lidando com drogas, mas após a conversa com o pai, abandonou o vício por completo. 

Mas uma vez, fica confirmado que somos nós quem deve mudar até o ponto do outro mudar também, mesmo que pareça que nós somos os certos. Só quem sabe quem é certo ou errado é Deus. Essa senhora conseguiu salvar seu casamento quando, com amor e humildade, procurou seus próprios erros, mudou seu pensamento e reconquistou seu marido. Hoje, muitos anos após essa purificação eles formam um casal bastante feliz, já são até avós. 

O marido é um grande dedicante na igreja, não poupando esforços para ministrar johrei e ajudar pessoas. É querido por todos e tem profunda gratidão a Deus. Ela mesma afirma: É um marido excelente, que procura fazer todos os meus gastos. Nós nos amamos muito. E o sonho que ela tinha ao se casar, o de envelhecer junto ao marido, vai se realizar. Ambos dedicando a vida a Deus e cumprindo suas missões com ajuda mútua, muito apoio e amor. 


Fonte: Livro/ Em Busca da Felicidade no Casamento
(Fundação Mokiti Okada – São Paulo/SP. – 1998
Autor: koji Sakamoto
Editora: SG Comunicações Ltda.
Pág.(117 a 121) 



TEMPLO - MIKKABI MAYAKAJI  - JAPÃO



















Fonte: Fotos: Alexandre Mauj Imamura
Site: lostenjapan.portalnippon.com
(Todos os direitos reservados)
(É proibida a cópia ou publicação sem permissão do autor)









 




                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário