segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O MUNDO SEM SOM

O Mundo sem Som


Existem várias pessoas com casos de acessibilidades na Sociedade em que vivemos. Umas das acessibilidades menos observadas ou comentadas são as dos surdos-mudos (Deficiência Auditiva). São pessoas que passam despercebidas quase invisíveis. 

A priori as pessoas têm dificuldades como lhe dá com a situação. Tornando-se difícil a comunicação com os surdos-mudos. O Método Libras (A Língua Brasileira de (sinais) é a língua de sinais (Língua Gestual usada pela maioria dos surdos-mudos nos Centros Urbanos Brasileiros, e assim a Libras se apresenta como sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. 

Fazem com que eles possam entender o que as pessoas estão falando ou conversando. Essas comunicações são com os Intérpretes de Libras, que são Instrutores ouvintes que através das frases das palavras, vão com os sinais passando para os surdos-mudos o que as pessoas estão falando. 

É a forma de eles entenderem o que se passa ao seu redor. As Escolas ditas normais deveriam adotar o Método (Libras) de ensino desde o Jardim de Infância até a Universidade, fazendo parte do Currículo Escolar dos alunos. Dessa forma ajudaria a inclusão e a sociabilidade dos surdos-mudos com as pessoas.

Os Governantes deveriam lançar Programas Sociais, Campanhas para os Deficientes surdos-mudos com pessoas aptas no Método Libras, para informação em lugares públicos, privados e na sociedade em geral facilitando a vida dessas pessoas com essa deficiência especifica. 

Normalmente as pessoas surdas-mudas não saem sozinhas, para as ruas ou lugares públicos, precisando de outra pessoa para ajudá-las. Essa situação de incapaz torna os surdos-mudos pessoas tolhidas, com baixa estima, privadas na sua liberdade de ir e vim. Liberdade de convívio!

Estamos na Era da Tecnologia e ainda há muitos preconceitos com pessoas com todo tipos de deficiências, diferenças religiosas, etnias, preferências sexuais, etc. A lista é grande de deficiências e diferenças, porém os preconceitos são maiores ainda. Que possamos olhar o próximo com um sorriso, que possamos simplesmente sentir. Jamais permitir que a indiferença passe no nosso coração.

Em relação a Empregos para os Deficientes Auditivos no Brasil, a cota estipuladas para eles ainda é muito restrita. Deveriam ser inseridos com uma melhor cota de Empregos na Sociedade e todos eles com boas qualificações. Porém a realidade é outra!

A maioria das Empresas não está preparada para incluir e admitir pessoas surdas-mudas em suas instituições. Faltam Programas para formações de pessoas qualificadas no Método Libras nas Empresas para assim ajudar e entender os futuros funcionários surdos-mudos. 

Vamos ter Esperanças de um Futuro próximo de Programas Sociais, contribuindo com a maior inclusão dos surdos-mudos na Sociedade.

Respeito, Direitos e Solidariedade para com todas as pessoas com todos os tipos de acessibilidades. 


Autora: Maria Galdina da S. Barbosa 
(Mensageira da Luz)

Feito em: 10/11/2017
Salvador/Bahia









Faculdade Messiânica lançou Curso de Libras desde Março 2009 

A Língua Brasileira de Sinais (libras) é a forma natural de comunicação dos Surdos-Mudos, no Brasil. Cada País possui sua própria língua de sinais, composta não apenas por mímicas e gestos soltos, mas também por expressões corporais e faciais, por estruturas gramaticais p´roprias entre outros elementos. Devido á sua modalidade visual espacial, as línguas de sinais são diferentes dos demais idiomas, como o Alemão, o Espanhol ou o Inglês. Elas são influenciadas, como qualquer outra língua, pelas culturas regionais dos Países e constituídas por expressões típicas de determinadas áreas. Ao contatar uma língua de sinais, o usuário aprende na realidade a se comunicar em outra língua. 

A Faculdade Messiânica, em São Paulo, passou a oferecer, após parceria firmada com o Instituto nacional de Idiomas (INI), o Curso Livre de Libras, voltado não apenas aos Surdos-Mudos, mas aos interessados em geral. Em 28 de março de 2009 iniciou-se a primeira turma das Aulas do Curso de Libras. Além do Curso de Libras Livre, e em cumprimento á determinação do decreto n. 5.626, de dezembro de 2005, a faculdade inseriu Libras como uma das disciplinas eletivas da grade curricular do Curso de Graduação em Teologia. 

O Objetivo é preparar pessoas aptas a contribuir para a inclusão social dos Surdos-Mudos e dos deficientes Auditivos, tanto na Comunidade em que vivem como na Comunidade Messiânica. Os Intérpretes de Libras podem participar, profissionalmente ou não, de ações altruístas em locais como Escolas, estabelecimentos Comerciais, Hospitais, Indústrias e Johrei Centers. Em algumas situações, os Intérpretes também são Familiares dos Surdos e dos Deficientes Auditivos. 

A Coordenadora do Curso de Graduação em Teologia, da Faculdade messiânica Andréa Tomita, afirmou que, com o ensino de Libras, é possível formar pessoas úteis no processo de inclusão de crianças surdas nas Escolas. “A colaboração também pode ser feita na Área da Saúde, nas Empresas em geral, nas Universidades e em outros Grupos Sociais” concluiu. 

No Rio de Janeiro, entre outras atividades voltadas aos surdos, os Intérpretes de Libras traduzem nos Cultos Mensais se Agradecimento, na Sede Regional da IMMB, o Ensinamento do mês, a Experiência de Fé, Hinos, as Orações (exceto a Oração Amatsu Norito) e a Palestra do Diretor Regional. Esses Cultos, incluindo a Tradução em Libras, são gravados em DVDS, que são enviados a todos os Johrei Centers do Rio de Janeiro e empregados como materiais de aprimoramento para as pessoas ouvintes e as não-ouvintes. 

Em São Paulo, no Solo Sagrado de Guarapiranga, há presença de Intérpretes nos Cultos do Paraíso Terrestre e nos Culto ás Almas dos Antepassados. Com a utilização mais extensiva de Libras, a possível Difusão da Filosofia de Meishu-Sama pela sociedade poderá levar, de modo natural á formação de novos Membros da IMMB. 

Conteúdo e Inscrição 

Um Instrutor ouvinte e outro surdo ministram as aulas do Curso de Libras, com a realização de várias dinâmicas e de provas teóricas e práticas. As aulas possuem o seguinte conteúdo: Alfabeto Manual e Numeral; Aspectos Gramaticais da Língua de Sinais; Compreensão e produção de Sinais; Configuração das Mãos; Diálogos; Exercícios Diversificados; Expressões Faciais; Identificação Pessoal e Cumprimentos; Informações referentes aos surdos e á sua organização social, cultural e lingüística; língua e surdez, além do vocabulário de sinais. 

As aulas são realizadas aos Sábados das 09 às 12 horas. São vinte encontros, com a carga horária de 60 horas. O tempo aproximado de duração de cada módulo, dessa forma, é de cinco a seis meses. Os participantes recebem um Certificado emitido pela Faculdade em parceria com o Instituto nacional de Idiomas (INI). 

Para Esclarecimentos Adicionais: 

Fone: (11) 5081-5888 – São Paulo/SP. 
Fonte: Revista Izunome – N. 15/Abril/2009 /Pág. (11) 
(Igreja Messiânica Mundial do Brasil) 












Nenhum comentário:

Postar um comentário