domingo, 1 de janeiro de 2017

DECORAÇÕES DURANTE O ANO NOVO JAPONÊS

O Simbolismo do Kadomatsu



O Simbolismo do kadomatsu no Japão


Uma das decorações que mais aprecio durante o Ano Novo japonês é o Kadomatsu (門松). Trata-se de uma decoração que consiste em um arranjo com hastes de bambu, ramos de pinheiro e ramos de ameixeira. Esta decoração é colocada sempre aos pares em frente às casas e/ou estabelecimentos comerciais para trazer sorte.

Mas o simbolismo do Kadomatsu, vai muito além de ser apenas uma peça decorativa. Significa literalmente “Portão de Pinheiros” e serve supostamente para acolher temporariamente os espíritos ancestrais ou toshigami (Kami do Ano-Novo). Assim como no Ikebana, cada elemento deste arranjo possui um significado especial.



A parte principal do kadomatsu consiste em três hastes de bambu em tamanhos diferentes e com as extremidades cortadas em diagonal. Essas três hastes representam do maior para o menor: O céu, a humanidade e a terra. O bambu é o principal elemento deste arranjo por ser símbolo da força e flexibilidade.

Já os ramos de matsu (pinheiro japonês) representam a constância e a longevidade e os ramos da ameixeira representam a pureza e o novo. Todos esses elementos são amarrados com um cordão de palha e segundo a tradição xintoísta, ajudam a trazer saúde, sorte e prosperidade no Ano Novo.

Eles são colocados aos pares para representar o feminino e o masculino. São colocados alguns dias após o Natal, por volta do dia 28 de dezembro e são retirados no dia 7 de Janeiro, onde são levados a um santuário xintoísta para serem queimados em uma cerimônia para libertar o toshigami.




O kadomatsu é uma tradição que remonta ao período Edo (1600-1868), e de lá pra cá algumas coisas mudaram, embora o significado continue basicamente o mesmo. Antigamente, cada família preparava seu próprio kadomatsu, mas hoje, com a correria do dia a dia, é comum comprá-los já prontos.


Durante o Período Edo era comum as pessoas pedirem por boas colheitas no próximo ano, mas obviamente que atualmente isso mudou, já que a grande maioria da população não trabalha mais na zona rural. De qualquer maneira, é uma decoração muito bonita e especial nessa época do ano.


Cultura Tradicional - Autora: Silvia Kawanami / 29/12/2014







Nenhum comentário:

Postar um comentário