domingo, 4 de setembro de 2016

MOMENTO DE REFLEXÃO/MENSAGENS

ÁGUAS REVOLTAS

Mal você acorda pela manhã, e muitas preocupações passam a ocupar a sua mente. São tantas as providências que tem a tomar que muitas vezes fica atordoado e nem vê o dia acabar. As coisas mais comezinhas e as mais graves são alvos de sua atenção, ocupando-lhe as horas. A noite chega e, quando você se dá conta está exausto, extremamente exausto. Mastiga o jantar enquanto tenta digerir os problemas que ficaram pendentes. Bem, mas agora é só amanhã. Um banho rápido e, cama. Isto é tudo o que conseguirá fazer. Algumas horas de sono e novamente o dia lhe convida a agir... E lá vai você outra vez. 

As horas se sucedem, os dias se vão, os meses se transformam em anos, e você passa pela vida sem se dar conta das muitas bênçãos que ela lhe oferece, bem como a todas as criaturas que dividem com você o planeta. Mas, apesar da indiferença, um novo dia se apresenta para ser vivido. E este dia talvez seja oportuno para você lançar um olhar mais atento ao mundo a sua volta buscando interagir, de maneira consciente, com essas forças inteligentes. Descubra o valor das concessões que o senhor lhe faz pelas mãos da vida e distenda alegria e reconhecimento por toda a parte. Observe a natureza, abençoando sem cessar, através das próprias forças em movimentos. 

Nascem frutas saborosas em árvores cujas raízes se prendem à lama. Correm brisas leves, entoando melodias suaves, em apertados vales onde cadáveres se decompõem. Cai o orvalho da noite sobre o solo ressequido e misérrimo, crestado pelo sol. Voejam borboletas delicadas nos rios de ar ligeiro qual festival de cor flutuante sobre campina pontilhada de flores miúdas. Desabrocham, além, espécies variadas da flora que o pólen feliz fecunda em todo lugar. Rutilam constelações no manto da noite salpicando a terra de diamantes preciosos. Em cada madrugada renasce o sol dourado, purificando o charco, vitalizando o homem, atendendo à flor sem indagar da aplicação que lhe façam dos raios beneficentes. 

Não se detenha e recorde os tesouros com que o bem lhe enriquece o coração, através dos valiosos patrimônios da saúde e da fé, da alegria e da paciência, e vá em frente. Indiferença é enfermidade. Medo é veneno que mata lentamente. Acenda a luz da coragem na alma, a fim de que você não se embarace nas dificuldades muito naturais que seguem ao lado dos seus compromissos em relação à vida. Confiança em nossos atos é fortalecimento para a coragem alheia. Otimismo nas realizações também é aliança de identificação com as esferas superiores. 

Pense Nisso! Você não está no Mundo em vão. 

Aproveite a oportunidade, valorize as bênçãos da vida, difunda gratidão e alegria por onde passar, com quem estiver, com as concessões que possuir, justificando em atos edificantes a sua passagem pela terra. Você não é figurante nos palcos da vida terrestre: é protagonista, é lição viva, é peça importante nessa imensa engrenagem chamada sociedade. Pense nisso, e movimente-se em harmonia com essas forças poderosas e inteligentes que agem por toda parte.

(Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. Na bênção da vida, do livro Ementário Espírita, ed. Leal.)

Fonte: Site: www.reflexao.com.br





A LEI CUIDA DE TODOS 

Em uma apreciação rasa das ocorrências do mundo, talvez pareça que as injustiças imperam. Entretanto, a ordem cósmica é perfeita e ninguém consegue burlar seus imperativos. Não há como negar que os homens erram, em sua imperfeição. Às vezes utilizam a liberdade de modo infeliz e causam dores na vida do próximo. Mas absolutamente ninguém se furta de assumir as consequências de todos os seus atos. Ações dignas se convertem em bênçãos e luzes. 

Desafios vencidos, com coragem e dignidade, abrem portas para fases mais ricas da existência imortal. O mesmo se dá com relação aos equívocos, apenas com outra conotação. Tudo o que se faz, diz e pensa, tem consequências. A influência que se exerce no mundo vincula o porvir. Quem incentiva o vício, semeia a dor ou dilapida os tesouros da vida, prepara dias de angústia para si próprio. Contrariamente ao que por vezes se pensa, o propósito da Lei Divina não é punir. 

Ela objetiva educar, corrigir e levar o faltoso à reparação. A dor, como resultado do equívoco, é apanágio de quem se nega a retificar o que fez. Isso não implica que o ato de reparar, embora não tenha necessariamente uma conotação dolorosa, seja fácil. Tudo depende da gravidade dos desdobramentos do ato praticado. Imagine-se que um homem induz outro a desenvolver determinado vício ou a adotar certa conduta leviana. O primeiro vincula-se aos reflexos de seu agir inconsequente. O segundo pode ter estrutura moral mais frágil e se complicar de modo grave. 

Talvez ponha a perder o equilíbrio de sua família e a própria saúde. Quem o induziu ao despenhadeiro terá de auxiliá-lo na caminhada de retorno. Assim, convém prestar muita atenção na influência que se exerce sobre o semelhante. Nunca se sabe o quanto os próprios atos, exemplos e palavras podem ser impactantes. Quem se faz instrumento do mal lança algo em direção ao futuro. O único modo de impedir o retorno, na forma de aflições, é se dispor rapidamente à reparação. 

Uma vez consciente do equívoco, impõe-se assumir corajosamente as consequências. Providências nobres, voltadas à reconstrução da harmonia, constituem o amor que cobre a multidão de pecados, no dizer evangélico. Tendo em mente a perfeição da ordem cósmica, não há razão para se angustiar com as aparentes injustiças do mundo. Certamente convém agir para que elas sejam minoradas e o mal gradualmente se extinga. Contudo, tal pode se dar em regime de tranquilidade e confiança em Deus. Afinal, se cada um é livre para fazer o que deseja, a Lei cuida de todos. 

Pense Nisso! 

Redação da Momento Espírita 

Fonte: Site: www.reflexao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário