terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS


Os Espíritos sempre disseram: “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Faça cada qual a sua prece de acordo com as suas convicções, e da maneira que mais lhe agrade, pois um bom pensamento vale mais do que numerosas palavras que não tocam o coração”. 

Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces, e quando nos dão alguma, é para orientar as nossas idéias, e, sobretudo para chamar a nossa atenção sobre certos princípios da Doutrina Espírita. Ou ainda com o fim de ajudar as pessoas que sentem dificuldades em exprimir suas idéias, pois estas não consideram haver realmente orado, se não formularam, bem os seus pensamentos. A Coletânea de Preces é uma seleção das que os Espíritos ditaram em várias ocasiões. Podem ter ditados outros, em termos diferentes, apropriadas a diversas idéias e ou a casos especiais. 

A finalidade da prece é levar nossa Alma a deus. A diversidade das fórmulas não deve estabelecer nenhuma diferença entre os que nele crêem, e menos ainda entre os adeptos do Espiritismo, porque Deus aceita a todos, quando sinceros. A principal qualidade da prece é a clareza. Ela deve ser simples e concisa, sem fraseologia inútil ou excesso de adjetivação, que não possam de meros ouropéis. Cada palavra deve ter o seu valor, exprimir uma idéia tocar uma fibra da Alma. Enfim: deve levar á reflexão. E somente assim pode atingir o seu objetivo, pois de outro modo não passa de palavrório.

Fonte: Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo

Autor: Allan Kardec 
Tradução: J.Herculano Pires – Editora: Lake – Págs. Capítulo XXVIII – 311/312



Nenhum comentário:

Postar um comentário