segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Respeito dos Sonhos

A Respeito dos Sonhos

Constantemente me fazem perguntas a respeito dos sonhos, por isso vou falar sobre esse tema. Talvez não haja uma só pessoa que não sonhe, ao dormir. Os sonhos podem ser de vários tipos: mensagens das divindades, avisos do Espírito Guardião, sonhos com pessoas nas quais nem pensamos sonhos que vêm a se concretizar de forma idêntica ou contrária ao que se sonhou etc.

A palavra “yume” (sonho) é resultado da condensação de “yumei”, palavra com que se designa o nebuloso mundo após a morte. Isso quer dizer que o espírito se liberta do corpo enquanto dormimos e vai para esse mundo nebuloso. Nessa ocasião, aquilo que temos no nosso subconsciente e os nossos desejos constantes aparecem nas formas mais variadas, sem sentido algum. Quando o espírito se evade para o Mundo Espiritual, fica ligado ao corpo pelo ele espiritual; quando a pessoa acorda, ela volta instantaneamente. A mensagem das divindades através de sonhos restringe-se ás pessoas que têm Fé. O Espírito Divino que é alvo de sua Fé dá-lhes avisos sempre que houver alguma necessidade.


Os avisos do Espírito Guardião aparecem geralmente sob forma de alegoria, precisando ser interpretados. Como já disse muitas vezes, o Mundo Material é um reflexo do Mundo Espiritual, onde tudo acontece primeiro. Por isso, nosso Guardião, que está neste último, utiliza-se dos sonhos para nos alertar. Os pressentimentos que temos comumente são avisos seus. Há alguns pontos que devemos esclarecer. Dizem que não sonhamos quando dormimos profundamente, mas é um engano. Naturalmente, quando estamos muito cansados, não sonhamos; no caso de sono não muito profundo, podemos sonhar. Contudo, não devemos nos preocupar com isso, pois se sonharmos mesmo nessa circunstância, é porque estamos realmente dormindo. Ás vezes eu até chego a sonhar durante um ou dois minutos quando converso com as pessoas, e também quando estou dormindo em pé, no ônibus, porém isso não quer dizer nada. 

As pessoas que sonham ficam preocupadas, achando que não são inteligentes, mas isso não é verdade. Eu por exemplo, quando era jovem, quase não sonhava, e acho que naquela época era menos inteligente do que hoje. 

(25 de janeiro de 1949)

Fonte: Livro/ Alicerce do Paraíso
(Ensinamentos de Meishu- Sama)
Tradução: Fundação Mokiti Okada – M.O. A
14. Edição – São Paulo/SP.
Pág.: (488/489)
Site: www.messianica.org.br



Cientistas japoneses criam Máquina que 'lê' Sonhos 


Decodificador reconhece imagens do sonho de voluntários ao interpretar atividade cerebral de cada indivíduo Pesquisadores japoneses conseguiram desenvolver uma máquina que decodifica sonhos. No experimento, foi possível predizer quais imagens eram sonhadas tendo como base apenas informações da tomografia computadorizada sobre a atividade cerebral. O procedimento para ler os sonhos envolveu várias etapas. Na primeira delas, cada voluntário monitorado por tomografia cerebral era acordado a cada vez que sonhava. Isto porque quando eram detectados, pela atividade cerebral, que os indivíduos estavam sonhando, eles eram despertados e orientados a relatar verbalmente os sonhos. Este procedimento foi repetido cerca de 200 vezes com cada um dos três voluntários durante um período de 11 dias. 

“Está vindo do céu! Eu vi algo como uma estátua de bronze, uma grande estátua de bronze”, relatou um do voluntário ainda sonolento. “A estátua de bronze estava em um pequeno morro. No pé do morro havia casas, ruas e árvores em perfeito estado”. 

Acorda e fala antes de esquecer 

Após relatos como este, um psicólogo entrava em ação e analisava a informação textual. Ele também criou 20 categorias visuais baseadas em semelhanças semânticas, criando um mapa com vetores que mostravam a presença ou ausência de cada categoria. Com as categorias estabelecidas, os pesquisadores selecionaram imagens na internet destas mesmas categorias. Numa segunda etapa do experimento, os pesquisadores mostraram as imagens para os voluntários enquanto eles tinham a atividade cerebral monitorada por tomografia. 

Os voluntários apresentavam a atividade cerebral parecida quando viam fotos semelhantes as imagens sonhadas. “O sonho é uma experiência visual e os padrões da atividade cerebral são muito parecidos quando processamos algo que vimos ou que sonhamos”, explica Yuki Kamitani do Laboratório de Neurociência Computacional ATR em Kyoto, no Japão e um dos autores do estudo publicado no periódico científico Science. 

Na terceira etapa do experimento, os pesquisadores criaram uma máquina, chamada de decodificador, que foi traduzia as atividades cerebrais durante o sonho em imagens. ”A máquina indicava pixel por pixel as informações relevantes dos sonhos”, disse Yuki. O pesquisador afirma, porém que ainda é muito difícil identificar os padrões diretamente do decodificador e também é muito difícil interpretar cada padrão. 

Modelo único de Cérebro 

Yuki afirma que cada pessoa tem um padrão cerebral diferente para processar as informações visuais. “A estrutura cerebral é diferente de pessoa para pessoa, mas quando examinamos áreas individuais no contexto visual percebemos que cada área era boa em decodificar conteúdos específicos caracterizados por similaridades semânticas. Parece haver a uma fronteira de especialização semântica em cada área”, disse. 



Fonte: As Informações são de Maria Fernanda Ziegler do IG
Postado, 04/04/2013
Site: odia. ig.com. br
Ciência e Saúde

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário