terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONTOS E LENDAS

Agricultor

Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.

Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições.

Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso.

Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria.

Era um jovem agricultor em busca de trabalho.

Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali.

O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.

Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.

Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.


Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé alegria.

Os outros trabalhadores lhe perguntavam :

como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?

O jovem olhou para os amigos e disse: bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho.

Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele.

Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições.

Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando.

Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.

Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: como ele pode pensar assim?

O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.

Um dia o sr. João pensou: alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.

Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda.

Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda.O rapaz aceitou prontamente.Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar: O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não? A resposta do jovem veio logo: Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino.

Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um.


Pense Nisso!

Autor : Desconhecido







O D E D O 


Há muito tempo, num reino distante, havia um Rei que não acreditava nos desígnios e na bondade de Deus.

Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade:

 Meu Rei, não desanime... Tudo que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!

 Um dia o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito e uma fera da floresta o atacou. O súdito

conseguiu matar o animal, porém no evitou que sua majestade perdesse o dedo minimo da mão direita. O

Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços

de seu servo, perguntou a este:  E agora, o que você me diz? Deus bom? Se Deus fosse bom eu não teria

sido atacado e no teria perdido o meu dedo!

 Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso,

perder um dedo, para o seu bem. Tudo que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra. O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que o mesmo fosse preso na cela mais

escura e fedida do calabouço.

Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu de ser novamente atacado, desta vez por

uma tribo de índios. Esses índios eram temidos por todos, pois era sabido que faziam sacrifícios humanos

para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo

pronto e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:

 Este homem não pode ser sacrificado, defeituoso! Falta-lhe um dedo!  E, por causa disso, o rei foi

libertado. Ao voltar para o Palácio, muito alegre e aliviado, mandou libertar seu súdito e pediu que o mesmo

viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente, dizendo-lhe:  Meu caro, Deus foi

realmente bom comigo. Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um

dos dedos. Mas, ainda tenho em meu coração uma grande dívida: se Deus é tão bom, por que permitiu que

você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu?  Meu Rei, se eu estivesse junto nessa caçada, certamente seria sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Nem sempre o "calabouço" em que pensamos estar significa um lugar ruim. As vezes, encontramo-nos ali justamente para sermos protegidos de dificuldades ainda maiores...

Autor : Desconhecido 




Explicando Deus 


Não adianta pedir explicações sobre Deus; pode-se escutar palavras
bonitas, mas, no fundo, são frases vazias. Da mesma maneira que você pode
ler toda uma enciclopédia sobre o amor, e não saber o que é amar.
Ninguém jamais vai conseguir provar que Deus existe, ou que não existe.
Existem certas coisas na vida que foram feitas para serem experimentadas 
jamais explicadas.
O amor é uma destas coisas. Deus - que é amor - é outra. A fé é uma
experiência infantil - naquele sentido mágico que Jesus nos ensinou: é das
crianças o Reino dos Céus".
A seguir, três histórias árabes sobre a inocência da busca:

Começando pelo início

Um homem perguntou a al-Husayn:
- O que devo fazer para ficar mais perto de Deus?
- Conte um segredo para Ele. E não deixe que ninguém neste mundo saiba
qual foi o segredo. Desta maneira, um laço de confiança será estabelecido
com a Divindade.
Mas o homem continuou:
- Só isto me ajudará a chegar perto?
- Estabeleça uma relação firme no começo de sua jornada espiritual.
Reze. Também é importante ter força de vontade. E se for possível desfrutar
um pouco de solidão, tanto melhor.
- Mas como chegar ao estágio ideal de comunicação com Ele?
- Já lhe expliquei tudo que precisava - disse al-Husayn. - Mas você
quer chegar ao final antes de começar, e isto não é possível.

Amar sem medo

Um peregrino chegou até a aldeia onde vivia Abu Yazid al-Bistrami.
- Ensine-me a maneira mais rápida de chegar até Deus.
Al-Bistrami respondeu:
- Ama-Lo com todas as tuas forças.
- Isto eu já faço".
- Então precisas ser amado pelos outros.
- Mas por que?
- Porque Deus olha o coração de todos os homens. Quando visitar o teu,
certamente irá ver teu amor por Ele, e ficará contente. Entretanto, se Ele
encontrar - também no coração de outras pessoas - o teu nome escrito com
carinho, na certa irá prestar muito mais atenção em ti.

Querendo encurtar o caminho

- Por que o senhor nos faz perder tempo buscando Deus, quando já a
conhece tão bem? - disse um discípulo de Hasan de Basra. - Podia nos contar
como Ele é.
- Sim - respondeu Hasan de Basra. - Mas acontece que, certa tarde, eu
estava diante de um pântano, quando reparei que um homem preparava-se para
atravessa-lo. Gritei: ' cuidado, porque você pode escorregar numa pedra e
molhar-se todo!"
"O homem me respondeu: 'se isto acontecer, eu serei o único a ficar
sujo. Entretanto, Hasan, se você escorregar e cair no seu caminho, todos os
seus discípulos escorregarão e cairão contigo' ".
" A partir deste momento, compreendi: Deus é um desafio individual,
cada pessoa é responsável por sua busca. Um mestre pode compartilhar sua
experiência, mas nunca os seus resultados."

Autor: Desconhecido





CÍRCULO DA TOLERÂNCIA 



Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, 

porque estava com ódio naquele momento. O diretor, chegando em casa , gritou com 

sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa. 

Sua esposa gritou com a empregada que quebrou um prato. 

A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara. 

O cachorrinho saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque 

estava atrapalhando sua saída pelo portão. Essa senhora foi à farmácia para tomar 

vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser- lhe aplicada. O 

farmacêutico, chegando em casa, e gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado. 

Sua mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, afagou-lhe seus cabelos e beijou-o 

na testa, dizendo-lhe: Filho querido, prometo-lhe que amanhã farei os seus doces favoritos. 

Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os 

lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse em paz. 

Amanhã você vai sentir-se melhor. E abençoou-o, retirando-se e deixando-o sozinho 

com os seus pensamentos. Naquele momento, rompeu-se o CÍRCULO DO ÓDIO, porque esbarrou-se 

com a  TOLERÂNCIA, a DOÇURA, o PERDÃO e o AMOR. 

Se você está ou se colocaram você em um CÍRCULO DE ÓDIO, lembre-se:

TOLERÂNCIA, DOÇURA, PERDÃO e AMOR pode-se quebrá-lo. 

Autor: Desconhecido






Nenhum comentário:

Postar um comentário