segunda-feira, 5 de março de 2012

A técnica do Furoshiki em Bolsas e embalagens para Presentes








Bolsa Furoshiki                                   


Bolsa Furoshiki. Você sabe o que é isso?

Pela grafia dá para notar que o nome é japonês, mas você sabe o que furoshiki? Com origem na época dos samurais, o acessório é uma espécie de sacola criada para embrulhar as roupas das pessoas que frequentavam os banhos públicos. Com o passar dos anos, a bolsa foi ganhando outras formas que podem ser modificadas sempre, é só ter criatividade e, é claro, habilidade manual. 

Agora, o furoshiki, super comum no oriente, chega ao ocidente. A bolsa tem cara de praia, tudo a ver com o verão. Mas também pode ser usada no dia a dia para alegrar qualquer visual com as cores da canga e até para ajudar o meio ambiente. Que tal trocar as sacolas plásticas do mercado por furoshikis? 

Se você gostou, saiba que para conseguir uma é só ter uma canga super colorida e montar a sua. Não é necessário nem saber costurar. As bolsas, independentemente do modelo, são feitas a partir de nós dados no tecido. 
A versatilidade de um tecido quadrado mágico 

O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda. 

Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos três Rs reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas. 

Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki), o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente. 

No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani (formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie) onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki. O “convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro ‘Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki”, dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração. 



Fonte: vilamulher.terra.com.br /bolsa-furohiki-voce-sabe-o-que-e-isso-14-1 
Nikkeypedia.org/índex.php/furoshiki 
[E-mail: sofisfuroshiki@gmail.com Sofia Nanka Kamatani] 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário