segunda-feira, 5 de março de 2012

A Mala do Aprimoramento

A MALA DO APRIMORAMENTO 

Muitas vezes, magoamos as pessoas queridas e próximas a nós com uma facilidade incrível e por tão pouca coisa. Geralmente, nem percebemos a intenção e o sentimento do outro em nos ajudar. Só enxergamos se o ato de altruísmo alheio foi do tamanho suficiente das nossas expectativas. Foi este o caso de um jovem que participou, durante um longo tempo, de atividades junto comigo. Na época, ele tinha dificuldades no relacionamento com a esposa. Orientei-o: Agradeça tudo o que eu ela fizer, seja o que for, pois ela faz com amor. Quando ele iniciou a prática, o grupo de jovens que eu orientava marcou uma viagem missionária para a cidade de tupã, no interior de São Paulo. A esposa dele, sabendo que ele iria viajar, ficou feliz e resolveu arrumar as suas malas, pois sairíamos numa sexta-feira á noite, e ele chegaria do serviço em cima da hora e não teria tempo de arrumá-las. Fez isso pensando em facilitar as coisas para ele. 

Como a viagem seria curta apenas o fim de semana todos levaria apenas uma mala pequena. Quando ele chegou a casa e viu o tamanho de sua mala, quase caiu para trás, pois mais parecia um “bonde”, como ele mesmo contou. Era uma mala imensa, com três ternos, roupas e mais roupas... Quem não soubesse, pensaria que ele fosse ficar um mês fora de casa. Ficou enfurecido e começou a brigar com ela. Na hora, ela começou a chorar. Nesse instante, ele se lembrou da minha orientação: “agradeça tudo que ela fizer, seja o que for, pois é feito com amor”. Parou imediatamente de gritar e lhe pediu perdão. Também acabou chorando e agradeceu toda a dedicação dela. E levou aquela mala gigante mesmo. 

Quando ele apareceu diante de todos com uma mala daquele tamanho, já começou a gozação. Mas ele nem ligou. Dizia todo feliz: Esse é a mala do meu aprimoramento! Aprimoramento quer dizer evolução, aperfeiçoamento das qualidades que cada um possui. Assim ele aprendeu a sentir gratidão com alegria por tudo que a esposa fazia e o relacionamento deles mudou completamente, pois como Mokiti Okada ensina, “gratidão gera gratidão e se liga a Deus”.E gratidão é a mãe, a origem de todos os outros bons sentimentos. 



Fonte: Livro/Em Busca da Felicidade no Casamento 
(Fundação Mokiti Okada – M.O. A – São Paulo/SP. 1998 
Autor: Koji Sakamoto
Editora: SG Comunicações Ltda.
Pág.(114 a 116)








CASAMENTO É UM SÓ 

O casamento é a metade de nossa vida. Se o casamento não vai bem, os filhos também não vão. Antes de construir uma Família, temos que pensar com quem dividiremos está tarefa, pois para o casamento realizado no Mundo Espiritual não há separação. 

É possível separar-se materialmente, mas no Plano Espiritual a missão não terminou, e o casal terá que retornar numa outra vida para terminar a missão interrompida. Precisamos estar conscientes de que a única coisa que interrompe a missão de um casal é a morte de um dos dois. 

Certa vez, uma senhora cujo marido falecera, veio falar comigo desesperada, pois após sua morte, apareceram três crianças que diziam serem filhos dele. Fazia dez anos que o marido tinha vida dupla e ela não sabia, nunca percebera nada. Quando ela me contou, fiquei surpreso: “Será que ele fez tão direito ou será que a senhora é cega”? Na verdade, ela nunca se preocupou com ele. Olhava primeiro para os filhos, depois a casa e por último o marido. 

O marido, em vida, existia para ela fisicamente, mas não espiritualmente. Isso é um exemplo de atitude acomodada e egoísta, de quem só olha para dentro e não para fora de si. Em primeiro lugar, para a esposa, deve estar o marido. E para o marido, deve ser a esposa a primeira preocupação. Os filhos vêm atrás do casal, mas têm missão própria. O casal, não! Tem missão junto o resto da vida. Mas citei este exemplo apenas para elucidar a experiência de um jovem que veio até mim já separado da esposa. Era um dia de aula para líderes jovens e uma moça trouxe o rapaz pela primeira vez para assistir a essa aula. Eles estavam juntos, namorando, mas ele estava separado a poucos meses da esposa. Como o relacionamento deles não ia bem, ela o levou á igreja com o intuito de salvar seu namoro. 

Quando fiquei sabendo que ele tinha uma esposa, dois filhos que deviam estar sofrendo, percebi que devia agir com rigorosidade. Disse ao rapaz que queria falar com ele após a aula. Ele veio conversar comigo e eu lhe disse: Sua felicidade não está fora de sua casa e sim junto a sua esposa e filhos. Com o casamento, surgem as dificuldades. Pessoas fracas, nos primeiros obstáculos já se separam. Porém, a mácula que gerou essa dificuldade não é eliminada com a separação (porque não houve o aprimoramento que deveria ter tido para superar tal dificuldade). Se a pessoa casar de novo, está mácula começará a se manifestar novamente. 

E se a purificação não for encarada, a pessoa vai purificar eternamente. E tem mais uma coisa: problemas que os pais não resolvem, passam para os filhos. Se os filhos também não resolverem, eles vão passando para os netos e assim por diante. Essa situação vai se prorrogando até alguém desse tronco familiar encarar a purificação com espiritualidade e superá-la. Falei isso tudo para esse rapaz. Orientei-o a ler os Ensinamentos de Mokiti Okada, receber johrei todos os dias, e dedicar na limpeza dos banheiros, da igreja (como forma de limpar as máculas de seu tronco espiritual). Fiquei preocupado se ele entenderia minhas palavras, pois era a primeira vez que falava comigo, mas para salvá-lo não poderia usar de meias palavras. E lhe deixei uma tarefa: 

Peça perdão a sua esposa e peça que ela o deixe voltar para casa. 
Ele disse que a esposa estava muito machucada, magoada, e não lhe daria nem oportunidade para se aproximar. 

Você é um grande egoísta, só vê o seu lado, precisa enxergar o sofrimento da sua esposa, dos seus filhos. Retorne aqui para falar comigo só depois que lhe pedir perdão. Para ganhar forças para cumprir está tarefa, começou a receber johrei e a ler os ensinamentos todos os dias. Terminou o relacionamento com a moça que o encaminhara até mim e começou a dedicar na limpeza dos banheiros da unidade religiosa. Com isso, seu sentimento foi mudando e ele foi criando coragem para falar com a esposa. 

Os filhos e a esposa choravam muito, sentiam a falta dele. Esperavam que ele voltasse. Quando ele tomou coragem e foi pedir perdão, foram momentos de muito sentimento e emoção. Todos choraram e a esposa o aceitou de volta. Ele tornou-se membro e, através de suas dedicações, encaminhou a esposa, os filhos, a mãe, a tia e a prima. Começou a dedicar como oficiante, fazia aulas semanais para líderes comigo, e logo se tornou responsável pela liturgia da igreja em que era membro. 

Foi ao Solo Sagrado do Japão (Terra Natal de nossas Almas) agradecer a mudança em sua vida e se colocar á disposição de Deus, para que ele o utilizasse como fosse preciso. Atualmente ele é missionário da igreja, responsável por uma Casa de Johrei e acredito que só chegou a esse ponto graças ao apoio irrestrito que obteve da esposa e dos filhos, que sempre dedicaram a seu lado. Ele, que era uma pessoa totalmente egoísta, achava que podia levar tudo como bem quisesse, hoje tem a vida dirigida por Deus e voltada para salvar outras pessoas. 

Se eu não tivesse sido rigoroso com ele na primeira vez que o orientei, como ele mesmo diz, talvez fosse hoje um homem ainda perdido, sem lar, sem filhos, sem esposa, infeliz por não cumprir sua missão. Por isso, é importante aprender: casamento é muito bom, mas se a pessoa não buscar “algo a mais”, na parte espiritual, cai na rotina materialista. É preciso entender que casamento é missão para a vida toda. Casou-se com uma pessoa, é porque tem missão para cumprir com ela. Não interessa o que a levou a casar: se casou por interesse, por dinheiro, porque engravidou, por amor, seja pelo que for, tem missão juntos! 

Separação de casal significa que os dois marido e mulher são egoístas. Cada um pensa em si, no que quer fazer da sua vida,, e não pensa nem nos filhos. Isso é postura egoísta, materialista. É bom pensar bem nisso... Esse rapaz da experiência pediu perdão e a esposa aceitou. Mokiti Okada ensina que amar não é só paixão, carícias, sentimento forte. “Amar é também perdoar”, disse ele. 

Pessoas que entendem e praticam isso, têm aura grande, são diferentes, atraem os outros, e todos querem ficar perto delas. Porque são pessoas espiritualistas, altruístas. 

Para finalizar: A missão do casal é fazer o (a) companheiro (a) brilhar! E para toda a vida. 




Fonte: Livro/ Em Busca da Felicidade (No Casamento) 
Fundação Mokiti Okada – M.O. A – São Paulo/SP. - 1998 
Autor: Koji Sakamoto 
Editora: SG Comunicações Ltda.
Pág.(101 a 105)

Nenhum comentário:

Postar um comentário