quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O OUTRO LADO

O OUTRO LADO 


Há quem diga que não reagir a uma agressão ou a qualquer outro ultraje sofrido,é um ato de covardia moral. Crê-se mesmo que, por falta de reação a muitos males que dominam os arraiais terremos, estes proliferam assustadoramente.
Os partidários, porém da força, equivocam-se na observância e conclusão do problema. Não reagir, de forma alguma significa concordar ou apoiar o que merece, sem dúvida, correção. O método eficaz para mudar as paisagens infelizes do momento, porém, é outro, evitando-se, pela brutalidade, o desencadear de mais da nossas consequências. Assim, a legítima atitude, deve ser a da educação pelo exemplo, capaz de transformar o agressor imprudente.
Conveniente não se confundir a ação educativa com a reação selvagem, que nivela os antagonistas que caíram na situação desagradável. Demonstrar a Paz Íntima diante do tumulto e vivê-la sob a injunção penosa é forma de engrandecê-la. Quem raciocina com acerto e sabe avaliar o significado do bem, não reage, não agride, não investe contra; todavia, atua com equilíbrio, educa com segurança,compreende a falha alheia, ea desculpa. Quando um contendor não revida, desaparece o motivo de prosseguimento da disputa. Está demonstrado pela crescente onda de conflitos e malquerenças,que o revide somente piora a situação,enfurecendo mais os antagonistas.
Se descobres no ofensor, o teu irmão doente, terás paciência. Se consideras o teu agressor alguém que se desequilibrou porque é vítima de vários males queo infelicitam, compreendê-lo-ás. Se examinas o ataque que alguém te fez, sem dar-lhe valor, o mesmo perderá o significado. Assim,pensarás em socorrer o enfermo, reequilibrar o desvairado, ensejando-lhes renovação e propondo-lhes educarem-se para conquistar a paz que lhes falta. Diante de uma dificuldade, tens uma forma de solucioná-la, enquanto o teu próximo tem outra. A vida possui duas faces: a boa e a má .
“Se alguém te bater numa face, disse o Senhor, apresenta-lhe a outra”.Uma é a face da violência, do orgulho ferido, da vaidade mesquinha, do medo. A outra é a paz, da confiança no bem, da vitória do amor, da dignidade. Faz-se preciso,para contrabalançar a penosa situação de beliciosidade entre os homens,que alguém apresente o outro lado do comportamento, que faz oculto,mas que eleva e dignifica a criatura.
Todos já conhecem o lado brutal, que a maioria das pessoas se ufana em ostentar a qualquer momento. Por isso,podem ser temidas,mas nunca, sequer,respeitadas ou amadas. Jamais te recuses a apresentar o teu outro lado, a face melhor da tua vida, di sirmando o mal e sensibilizando o adversário mediante a onda de amor que lhe dirijas. Age, portanto, com o lado bom do teu comportamento, auxiliando a instalação do bem na terra.
O Senhor jamais revidava mal por mal. Acossado sempre pelos urdidores da impiedade, manteve-se, apresentando o outro lado dos problemas pela óptica da paz, e quando levado ás atitudes enérgicas buscou educar a todos, orientando-os para a renovação. Face a tal atitude,seus exemplos não foram inúteis e a sua doutrina permanece como o outro lado, no duelo que se trava entre o bem e o mal, que é o lado de Deus.
  
 Viseu, Portugal,07/10/1983
          
          (Joanna de Ângelis)


Fonte: Livro: Seara do Bem
Autor: Divaldo P. Franco por Espíritos Diversos
2.Edição – Salvador/BA.
Livraria Espírita Alvorada/Editora


Nenhum comentário:

Postar um comentário