sábado, 13 de abril de 2013

SOL E LUA


Sol e Lua

Gostaria de explicar o significado do Sol e da lua do ponto de vista religioso. Isso constitui um grande mistério, razão pela qual talvez pensem que eu esteja dando uma interpretação forçada ao assunto. O que eu vou dizer, no entanto, é a pura verdade, e todos devem dar-lhe a máxima atenção. 

O Japão possui três objetos tradicionalmente sagrados: Uma pedra (“tama”) uma espada (“tsurugui”) e um espelho “(kagami”). A Pedra representa o Sol; A Espada, a Lua; O Espelho, a Terra. A Pedra tem a forma do Sol; a Espada assemelha-se á Lua Crescente, e o espelho tem o formato de um polígono de oito lados. Estes lados representam os oito sentidos, ou seja, os pontos cardeais e colaterais: norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste. 

Das três representações, a terra dispensa comentários, mas o Sol e a Lua têm um significado profundo. Valho-me da interpretação dada pela Igreja Tenrikyo. Ela confere á Lua o significado de empurrar, afastar, aguilhoar (tsuki) e ao Sol, o de puxar, atrair (hiku). Considero interessantíssima esta interpretação. Na era da Noite, tudo se fazia por repulsão. Os países chocavam-se uns com outros e o maior exemplo disso eram as guerras constantes. Ora, os choques são empurrões recíprocos. Antigamente a luta se fazia com espadas e a isto se dava o nome de tsukiau (golpear-se mutuamente). O mesmo termo também se aplica ao ato de cultivar amizade. Embora os sinais gráficos japoneses que representam os dois significados sejam diferentes, o som é idêntico. 
O termo “tsukissussumu” significa “Vitória”, mas sua tradução literal é “avançar empurrando”. É essa realmente a ação de “tsuki” (lua) que caracteriza a Era da Noite. Ao contrário, temos “hiki’ e “hiku” que significa “recuar”. Também significa “atrair” desistir da luta, ser derrotado, resignar-se, abnegar-se e ser modesto. Assim todas essas ações se opõem á ação da Lua. De acordo com esse principio na Era do Dia tudo se baseia em hiki (atração). Aplicado ao homem, “hiki” é a humildade, pois esta não dá ensejo a desavenças. Eis porque sempre dizemos que é melhor perder. Com base no mesmo princípio, será possível a eliminação do conflito a qual se inclui no objetivo final da nossa igreja; a construção de um mundo sem doença, pobreza e conflito. 

Pela mesma razão dizemos ser muito bom ficar resfriado (“Kase o hiku”). Como a ação da Igreja Messiânica Mundial está baseada no Sol, isto é, na atividade do elemento Fogo, devemos conscientizar-nos de que as nossas ações devem fundamentar-se na atração, e não na repulsão. Assim, muitas pessoas serão atraídas. Além disso, como o Sol é uma esfera, é natural que precisemos ser pacíficos, puros, alegres, corteses e flexíveis. 




(25 de Outubro de 1949) 



Fonte: Livro/ Alicerce do Paraíso
(Ensinamentos de Meishu-Sama) 
Tradução: Fundação Mokiti Okada 
14. Edição – São Paulo/SP.







Luz da Inteligência 

Todos se referem á inteligência como se fosse uma coisa única. Mas ela pode ser de vários tipos, apresentando diferentes níveis de profundidade. Dentre as inteligências, as mais elevadas são: a Divina, a Sagrada e a Superior. Precisamos aprofundar a nossa própria fé, a fim de cultivá-las. Elas surgem quando possuímos espírito correto, que admite a existência de Deus. 

Quando há esforço baseado na virtude, esses aspectos superiores da inteligência se desenvolvem, e a recompensa será a verdadeira felicidade. Em nível mais baixo, estão as inteligências calculista, ardilosa, satânica e outras, que nascem do mal. Todos os criminosos servem como exemplo. Os delinqüentes intelectuais especialistas em fraudes possuem passageiro nada mais são que portadores, em ampla escala, dessas inteligências nocivas. É interessante notar que quanto maior for a Inteligência do bem, ais profunda ela é; quanto maior a inteligência do mal, mais superficial. Basta analisar a vida dos criminosos, desde épocas remotas, para verificar o que estamos dizendo. Eles fazem planos aparentemente perfeitos, mas que,na prática, apresentam alguma falha. É essa falha que torna público e notório o seu fracasso. Por conseguinte, se o homem deseja crescente prosperidade, deve fazer esforços para aprofundar sua inteligência. 

A profundidade da inteligência depende da força da sinceridade. Assim, conclui-se que o homem cuja fé não é correta, nada conseguirá. Tão logo seja aceita essa teoria, desaparecerão os males da sociedade. O homem de hoje é superficial. Isto pode ser facilmente observado por quem examina os vários campos da atividade humana. Os políticos, por exemplo, só se ocupam de assuntos imediatos; qualquer outro é negligenciado até que tome vulto suas providências assemelham-se aos remédios alopatas: combatem os efeitos e não as causas. Ora, todo problema surge porque existe uma causa; nada acontece sem motivo. 

A inteligência superficial não consegue prever o futuro, ficando impossibilitada de estabelecer uma verdadeira política. No jogo de xadrez, o mestre ganha a partida porque “enxerga” os lances subseqüentes; o novato é derrotado porque não os prevê. Neste sentido, o homem deve conscientizar-se de que precisa cultivar as inteligências de nível superior, pois, sem elas não obterá o verdadeiro êxito. E devemos compreender que a Fé é o único meio para adquiri-las. 

(25 de Maio de 1949) 


As Cinco Inteligências 

Há vários tipos de inteligência. Formam uma escada de cinco degraus, na seguinte ordem: Divina, Sagrada, Superior, Ardilosa e Calculista. A Inteligência Divina é a mais elevada, e deus a concede a certas pessoas para que cumpram missões importantes. Bem afirma o ditado: “Diz-se que a inteligência é humana, quando o conhecimento é aprendido; é Divina, quando não depene de aprendizado”. 

A Inteligência Divina pode ser considerada como de caráter masculino em relação á inteligência sagrada, que por sua vez, pode ser considerada como e caráter feminino. A inteligência Superior é aquela manifestada pelas pessoas sábias. No budismo, denomina-se “Tié Shokaku” (Inteligência da percepção verdadeira) ou simplesmente “Tié” (inteligência). A ação dos espíritos malignos é que obscurece o discernimento humano. Os políticos e os intelectuais da atualidade dão-nos exemplo disto: gastam horas e horas discutindo problemas quase sempre de muito pouca importância. Quando se trata de assunto de grande monta, dezenas de pessoas passam a debatê-lo por várias horas, durante dias e dias, muitas vezes sem chegar á conclusão desejada. 

Isso prova a lentidão mental do homem contemporâneo, pois todo problema só apresenta uma solução. Jamais houve um problema com muitas respostas. E dizer que tantos cérebros levam vários dias só para encontrar a solução de um problema! É desolador... 

A causa dessa lentidão mental é a escassez de inteligência superior, pois as mentes se acham obscurecidas. E se elas estão obscurecidas é porque cultivam idéias satânicas, decorrentes da devoção ao materialismo. Essa devoção provém do não-reconhecimento da existência de Deus. Ora, se as pessoas não reconhecem a existência de Deus, é porque falta uma religião com o poder de inspirar-lhes essa crença. A verdadeira religião deve ser capaz de mostrar claramente que Deus existe. A própria necessidade de insistir neste assunto é decorrente da fraqueza mental do homem moderno. De acordo com a teoria que expomos quem possui inteligência superior, consegue resolver qualquer problema em poucos minutos. Eu, pessoalmente, limito a trinta minutos os debates de meus subalternos, seja qual for o problema discutido. 

Quando a questão se prolonga por mais de uma hora, aconselho que interrompam a reunião, deixando-a para outro dia, ou que me consultem sobre o assunto. É claro que não atendo á modéstia quando digo que quase sempre consigo resolver qualquer problema em poucos minutos, por mais difícil que ele seja. Excepcionalmente, se aparece uma questão que não resolvo logo a protelo sem em esforçar. Momentos depois, infalivelmente, vêm-me a inspiração para solucionar o caso. Analisemos a seguir a inteligência calculista. Todos a consideram uma inteligência superficial; seu sucesso é passageiro resultando sempre em derrota, e os que dela se utilizam perdem a confiança dos outros. A Inteligência Ardilosa pode ser considerada como perversidade é a inteligência do mal. Milhares de pessoas a empregam, quase sempre pertencentes ás classes dirigentes e intelectuais. Assim, é impossível a sociedade melhorar. Tão logo essa espécie de inteligência seja erradicada do Universo, surgirá uma sociedade sadia e países magníficos. Mas haverá meios de erradica? Certamente que sim. Basta destruirmos sua raiz. Essa tarefa cabe a uma religião poderosa, capaz de despertar a fé em Deus. 

(20 de Agosto de 1949) 



Fonte: Livro / Alicerce do Paraíso
(Ensinamentos de Meishu-Sama)
Tradução: Fundação Mokiti Okada
14. Edição – São Paulo/SP.
Igreja Messiânica Mundial
Pág. 36/37/38/39
Site: www.messianica.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário