sábado, 1 de setembro de 2012

Manual para o Membro refletir em Estágio de Purificação


JORNAL DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL – BAHIA 

ANO II – N.17 – CULTO MENSAL DE GRATIDÃO / SETEMBRO – 1990 





MANUAL PARA O MEMBRO REFLETIR EM ESTÁGIO DE PURIFICAÇÃO


O AUTO – EXAME

1*Examine os teus pensamentos (sentimentos, sonen) se são positivos ou negativos, se existem mágoas, ressentimentos, críticas a seu próximo ou gratidão no seu coração. 

Resposta: O correto é manter constante gratidão no coração em qualquer circunstância, mesmo em estágio de purificação. 

Exemplo de Ensinamentos: “O Homem depende de seu Pensamento” 

“É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus e o queixoso relaciona-se com satanás. Assim quem vive agradecendo torna-se feliz e quem vive se lamuriando caminha para infelicidade. A frase alegre-se que virão coisas alegre expressa uma grande verdade”. 

Como o nosso objetivo é estabelecer o Paraíso sobre a terra, devemos antes de tudo empenhar-nos em estabelecer um Estado Celestial no Lar. A fim de conseguir isso, devemos fazê-lo em nós mesmos e em nossas mentes. 

Um Estado Celestial na mente e no coração, significa estar livre de sofrimentos. Ser impaciente causa sofrimentos. Aborrecer-se quando as coisas não correm como desejamos também causa um estado de sofrimento. Devemos finalmente liberar as nossas mentes de cada uma de tais mágoas e agonias. Para conseguir isso, o melhor e mais eficiente meio é o de dispensar o sofrimento através de um sentimento de gratidão. De fato, quando as nossas mentes são preenchidas com gratidão, podemos encontrar um raio de esperança em meio ás mais obscuras nuvens. 

A atitude fundamental de uma pessoa para com a verdadeira fé é viver de acordo com a Vontade Divina, perguntando-se interiormente como agradecer a Deus. Existem algumas pessoas que se queixam de dificuldades financeiras, de dificuldades em negócios, de que não conseguem alcançar a confiança dos demais, de que as criaturas não se aproximam delas, e de que sua condição física não é boa. Que elas, então nada podem acrescentar a si próprias, que não podem entender por que sofrem, já que tem fé e fazem o melhor para servir a Deus e a humanidade. 

A razão de elas estarem sofrendo é que há alguma coisa no seu caminho na sua vida ou no seu pensamento que não se harmonizam com a Vontade Divina. Se houver agradecimento a Deus na senda (interior) de cada um, tudo o que ele fizer será mais suave, ainda que em estágio de purificação. Muitas pessoas se aproximarão e as coisas materiais virão em abundância. O mundo será um lugar feliz. Para alcançar tal felicidade no mundo será necessário o verdadeiro valor da fé. Se uma pessoa tenta viver sua fé e ainda não é feliz, ela precisa entender que as causas verdadeiras estão no seu interior. 

Atitudes críticas indicam falta de fé. Se você pensa em termos críticos sua fé ainda é fraca e superficial. Estamos atualmente trabalhando para Deus, não para o homem. Poderemos ser felizes desde que saibamos o que estamos fazendo para agradar a Deus. Homem algum parece ver jamais o verdadeiro estado das coisas. Compreenda o quanto isto é comum no mundo, o não receber retribuição de reconhecimento por mais que você trabalhe. Não pense assim, mas simplesmente dê de você o melhor na vida de acordo com a Vontade Divina. 



AS NOSSAS PALAVRAS 

E tuas palavras? São de consolo ou intriga? Dão esperanças ou tiram esperanças? Falam mal do seu próximo? Criam fofocas ou desfazem fofocas? E as palavras de críticas de outras pessoas, lhe atingem? 

Resposta: Felizes são os membros que usam sãs palavras para confortar, enxugar as lágrimas de quem chora dar esperanças. Não julgam, criticando seu próximo. Não lamuriam, suas palavras são sempre de gratidão. 


O QUE ENSINA – MEISHU-SAMA 


Não julgueis é um ponto sobre o qual nunca é demais insistir. Há indivíduos que falam de seus semelhantes, julgando-os e classificando-os como bons e maus. Em alguns casos, chegam a dizer que determinadas pessoas estão possuídas por maus espíritos. O homem não pode conhecer o bem e o mal, o certo e o errado dos outros. Essa sabedoria pertence ao domínio de deus. Somente ele é capaz de julgar. É a vaidade que leva o homem a arrogar-se o direito de julgar os seus semelhantes. 

Há pessoas que condenam as crianças alheias. Em nossa igreja, há membros que pensam que algumas de nossas filiais precisariam ser reorganizadas. Devemos usar de muita cautela no lidar com situações desse gênero. As pessoas que agem motivadas por falsas opiniões incorrem algumas vezes, na culpa de tentar interferir no funcionamento do plano cósmico (Divino). Deveríamos ter em mente que o Supremo Deus a tudo preside e que a sua sabedoria é por demais profundas para o nosso entendimento superficial. 

“Atenhamo-nos estritamente no preceito “Não julgueis para não serdes julgados”, se quisermos conduzir as nossas vidas centralizadas em Deus”. No grande reino do espírito das palavras no Mundo Espiritual ecoam 75 fonemas espirituais. O mundo espiritual está repleto desses fonemas vozes sem sons, inaudíveis aos ouvidos humanos. Mas, o espírito das palavras que o homem emite, exerce forte influência nesse grande reino do espírito da palavra. O espírito das palavras justas diminui a impureza do mundo espiritual, enquanto que o espírito das palavras pertencentes ao mal as aumenta. Isso depende da ordem da disposição dos 75 fonemas do espírito da palavra cuja base depende do bem e do mal. 

O espírito da palavra do bem são os vocábulos e frases do belo, que por sua disposição, estão conforme a verdade-bem-belo. Elas ressoam agradavelmente aos ouvidos, porque penetram até a alma, núcleo da consciência humana. O espírito da palavra do mal não penetra a alma, porém, apenas atinge a consciência que a envolve. Aqui, precisamos aprofundar-nos um pouco mais. O espírito animalesco se instala no limite das áreas da consciência; portanto, quanto mais enevoada estiver a consciência, maior poder terá esse espírito secundário, e nisso está o perigo. Como ele estorva constantemente a expansão da Luz da Alma, a pessoa pende para o mal. 

Paradoxalmente, o espírito da palavra do AL compraz o espírito secundário. Isso é muito bem comprovado pela realidade. A preferência pelos bons assuntos é, assim de agradável ressonância na alma, enquanto que a preferência pelos espíritos das más palavras proporciona satisfação ao espírito secundário. 

Citemos um exemplo: Uma conversa em que delinqüentes prazerosamente se jactam de suas façanhas, a nós repugna. Pelas razões expostas, o espírito das boas palavras, ressoando na alma aumenta a sua luz e com isso diminui as impurezas existentes na consciência: o espírito secundário, então se retrai,diminuindo no indivíduo, o interesse pelo mal. 

A seguir, trata-se do espírito das palavras proferidas pelo ser humano as quais exercem uma influência muito grande. São numerosas palavras que pertencem ao mal como, por exemplo, as maldições, as lamentações com reclamações, as mentiras, etc. que maculam o mundo espiritual. Tempos atrás, um religioso amigo meu, que enxergava o espírito das palavras proferidas pelas pessoas, disse-me que quando alguém emitia palavras pertencentes ao mal ele via algo preto como fuligem sair em forma de fumaça pela sua boca; no caso do espírito de palavras pertencentes ao bem via algo semelhante a uma luz fraca de cor branca. 

Os indivíduos de tendência religiosa Shojo (restrita) costumam ressentir-se com a mais leve observação ou crítica a eles dirigida. Seu ressentimento resulta em infelicidade para eles próprios e não é agradável a Deus. Dever orar para que eles sejam mostrados o caminho. Amar e ajudar um companheiro constitui verdadeira religião e verdadeiro amor á vida. 


AS NOSSAS AÇÕES 


E tuas ações?No trabalho? Na Igreja? Vives para servir ou ser servido? Preferes ajudar ou ser ajudado? Preferes dar assistência ou ser assistido? Dá esperanças para os outros ou buscas esperanças? És honesto nas suas atitudes? 

Resposta: está no caminho certo, o membro que está sempre preocupado em dar alegria ao seu próximo. No lar se preocupa com a esposa e esposo e filhos. No trabalho, apóia os colegas e faz o patrão lucrar. Na igreja dedica com seu tempo e seu dinheiro e grato pelas graças recebidas. Não falta ao Culto Mensal de Gratidão. Lê os ensinamentos de Meishu-Sama. Em dificuldades, ora a Deus, cultua os Antepassados, encaminha pessoas para a igreja, ministra e recebe o johrei. Sempre age com honestidade a altruísmo. 


MEISHU-SAMA ENSINA A POSTURA CORRETA 


Como venho afirmando há muito tempo, nossa felicidade depende de fazermos os outros felizes. Esse é o meio mais seguro para alcançá-la e eu o venho aplicando há muitos anos com resultados maravilhosos. Foi por isso que escrevi esse ensinamento. Simplificando o conselho, pratiquemos o maior número possível de boas ações, pensemos em dar alegria ás outras pessoas. 

Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem estar da sociedade e que o marido lhe dê alegria, mostrando-se gentil com ela e inspirando-lhe confiança. É natural que os pais amém os filhos. Mas devem fazer mais do que isso, devem cuidar do seu futuro com a máxima inteligência e eliminar atitudes autoritárias no trato com eles. Que na vida cotidiana suscitemos esperança no coração das pessoas com quem lidamos, tendo por lema proceder com amor e gentileza. Em relação a chefes e subalternos, bem como seguir as normas de honestidade. Aos políticos, cabe esquecerem a si próprios, pondo a felicidade do povo acima de tudo e regendo como exemplo de boa conduta. O povo também deve praticar boas ações e esforçar-se constantemente para desenvolver a Inteligência. Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem o maior número possível de ações louváveis. 

Raciocinando dessa forma, fica bem claro que o método de fazer greves para resolver os problemas entre empregados e capitalistas não passa de simples manifestação do espírito de dependência, pois, se os empregados pedem aumento de salário aos capitalistas é porque dependem deles, se trabalhassem dando o máximo do seu espírito de independência, os resultados do seu trabalho seriam muito melhores e certamente os capitalistas é que ficariam na sua dependência. Por conseguinte, primeiro os empregados devem fazer com que os capitalistas lucrem e depois exigir justa distribuição dos lucros. 

Como isso é certo e justo, os capitalistas não poderiam recusar-se a atender ás suas reivindicações. Seguindo-se essa diretriz, solução dos problemas entre trabalhadores e capitalistas não seria tão difícil. Espiritualmente todos nós somos enevoados (maculados), ou seja, todas as nossas dívidas aumentam. Quanto antes nós a pagarmos, mais rapidamente seremos aliviados. Sendo assim, é uma oportunidade doar dinheiro para os serviços de Deus. A partir do instante em que doamos dinheiro, espontaneamente gratos a todas as bênçãos recebidas, muitas de nossas nuvens (máculas) estarão esclarecidas. Eu não gosto muito de falar em dinheiro, pois as pessoas não entendem o que quero dizer. Mas os nossos membros devem verdadeiramente saber o que pretendo. 

Você não estará desorganizando sua vida oferecendo dois dias por semana, para atender aos serviços da igreja desde que Deus recompensa dez vezes a você, tanto quanto o serviço que deu ou o esforço que fez para sua doação. Por um dia de veneração você receberá 10 dias de bênçãos. Está em desacordo com a lei, esquivar-se dos serviços da igreja, porque acredita estar muito ocupado. Se você fizer um esforço para freqüentar a igreja quando estiver muito ocupado, será recompensado ainda mais por esses motivos. Neste ponto o caminho de Deus é completamente diferente daquele que nos homens imaginam. Os minutos devem expor este ponto muito claramente aos adeptos. 

Se você acredita que Deus pode fazê-lo sofrer por doar dinheiro será melhor não acreditar nele. Tente isto: ofereça tanto quanto achar que vai colocá-lo em dificuldades. Ao invés de sofrer financeiramente, você será abundantemente recompensado, uma vez que seu donativo retornará multiplicado. 


ISTO É IMPORTANTE: 


Ler os meus ensinamentos tanto quanto for possível. Quanto mais você ler, maior compreensão espiritual alcançará. Aqueles que negligenciam a leitura e, portanto a necessária compreensão perde a ligação com a energia espiritual que a igreja messiânica lhes pode oferecer. A firmeza de sua fé virá quanto mais você se aproximar dos ensinamentos, já que começará a ler como uma pessoa ávida de entendimento. É bom ler repetidas vezes, uma e mais vezes, pois o que está escrito fará parte de seu ser pouco a pouco. Desnecessário é afirmar que, quanto mais você ler mais esclarecido estará para realizar a vontade de Deus. 

Quando estiver frente a um difícil problema que exige uma desafiadora solução para os seus melhores esforços, ainda existirá um caminho para você. É a prece a Deus. Rezando sinceramente ele abrirá um caminho e o que antes parecia impossível será possível (Nidai-Sama). Auxiliar muitas pessoas será possível através do johrei e sua contribuição á Causa Divina para salvar a humanidade fará parte da grandiosa harmonia de Deus. Portanto, é melhor para você guiar muitas pessoas, o que somente será possível dentro da “Obra Divina”, e socorrê-las em verdadeira alegria através do Plano Divino para instituir o Paraíso na terra. 

Se você quer ser salvo, precisa pertencer ao serviço de Deus. Ser uma pessoa no trabalho dele, alguém que queria ser afortunado para perecer por sua causa. Está é a Vontade de Deus. Isto é o que eu pretendo dizer quando afirmo que devem viver de acordo com a Vontade de Deus. Para agradar a Deus o que de melhor se tem a fazer é salvar o maior número possível de pessoas. O que quero dizer é o seguinte: Como o ser humano não possui força para tal, deve pois, encaminhar o maior número de pessoas para receber aulas de iniciação. E, a seguir, concentrar forças em coisas que sirvam para a salvação de grande número de pessoas. 

No Mundo Espiritual, os Antepassados que se encontram nos níveis inferiores, antes de se preocuparem com a elevação dos seus descendentes, pensam no seu próprio sofrimento e vêm, desesperadamente, agarrar-se aos que vivem neste mundo. Pessoas que sejam alvo deste procedimento acabam doentes. É claro que só com a força do homem não há como salvar os Antepassados, mas se essas pessoas solicitarem a Deus, pedindo perdão pelos Antepassados e acumularem virtudes, ele estenderá a mão de salvação. 


A NOSSA SAÚDE 


Você acredita que as doenças menores que não colocam em risco nossas vidas evitam as doenças maiores que põem em risco as nossas vidas, quando são acompanhadas única e exclusivamente com o johrei? Você sabia que o johrei limpa as impurezas do sangue, ajuda a eliminar as impurezas do corpo e melhoram a nossa saúde? Você sabia que os produtos químicos contidos nos alimentos (enlatados, corantes, agentes químicos, etc.) são causadores de toxinas no nosso corpo? Você sabia que através da gripe se elimina mil doenças, se não combatermos esse processo de purificação e eliminação de impurezas? Você sabia que a poluição afeta a nossa saúde? 


A OPINIÃO DE MEISHU-SAMA 


Resposta: Segundo o método de alimentação preconizado por Meishu-Sama (cereais, legumes e frutas) seria a alimentação ideal. Porém, mesmo o homem do campo precisa de carne para não perder o espírito de competição (20% carne e 80% vegetais) já o homem da cidade deve comer, segundo Meishu-Sama, 50% de carne e 50% de vegetais, para não perder a competitividade. 

Tenho sempre afirmado que a doença é um processo de eliminação de toxinas, portanto, se deixamos que esse processo se desenvolvesse, as toxinas serão eliminadas e conseqüentemente, a doença desaparecerá, ou seja, a pessoa ficará curada. Sofrimentos como febre, tosse escarro, catarro, suor, diarréia, dores e coceiras são decorrentes do curso do referido processo. Basta, por conseguinte, suportar um pouco até que as impurezas sejam eliminadas e o corpo fique limpo. Assim, não há razão em si dizer a uma pessoa que é tarde demais para ela se tratar. 

Em geral, as doenças se curam naturalmente, á mercê da natureza; entretanto, por desconhecimento deste principio, as pessoas recorrem aos medicamentos e aos tratamentos através da ciência, fazendo com que a doença se prolongue, pois são impostos sérios obstáculos ao processo de cura natural. Em resumo, basta que o homem não se preocupe com a nutrição e coma aquilo que desejar e quando sentir apetite. Nesse caso, os habitantes do campo e ás pessoas doentes é a proporção de 70 a 80% de vegetais e 20% a 30% de carne. Se o homem seguir essa dieta e não tornar medicamentos, nunca irá adoecer. 


OS NOSSOS CONFLITOS 


E nos conflitos? Como devemos agir? 

Resposta: Mais do que nunca, o homem é movido pelos sentimentos; portanto, mesmo que seja por algo mínimo, atingir sues sentimentos é muito mais desvantajoso do que se pensa. Para que isso não aconteça, não devemos impor o nosso eu, isto é, precisamos ser tolerantes em relação ás outras pessoas, entrando no ritmo de sua conversa, mesmo que elas estejam falando o que nos parece errado. Seja qual for a situação, nunca se deve pensar em ganhar e sem em perder. O ditado perder para ganhar é muito significativo. 


ORIENTAÇÃO DE MEISHU-SAMA 


“Seja flexível para conquistar; é uma regra de ouro. Pode ser difícil praticá-la, mas devemos treinar a nossa índole e educar a nossa mente nesse sentido. Em alguns casos é preferível aparentar ignorância ou mesmo perder uma discussão. Qualquer possível humilhação ficará gravada apenas na mente e por um período temporário. Com o passar do tempo, a outra pessoa pode começar a compreender a verdadeira situação e mudar de atitude. 

Pode se pensar: Eis uma pessoa sincera, começa a acreditar em você e até mesmo a admirá-lo. Tendo aparentemente vencido uma discussão, o seu adversário torna-se inseguro por não fazer idéia do que você tem em mente. Assim, o derrotado torna-se vencedor e é por isso que, ás vezes, é preferível deixar que os outros persistam em suas idéias. 


O NOSSO DINHEIRO 


E nos problemas financeiros? Como agir quando estamos desempregados? Você sabia que a única maneira de nos livramos das crises financeiras é fazendo doações em espécie (dinheiro)? Você sabia que as nossas doações devem corresponder ao nosso nível material? 

Resposta: Como membro além das dedicações com o nosso tempo ministrando e recebendo johrei encaminhando pessoas, não podemos nos esquecer, de retribuirmos através de doações financeiras, as graças e milagres que recebemos no nosso dia-a-dia. Muitos membros se esquecem desta prática e acabam enfrentando por falta de gratidão, problemas de ordem financeira. As nossas orações devem ser feitas de coração, em todos os cultos mensais de gratidão. Faça o seguinte: Tire um percentual mensal de seu salário, que você jamais encontrará problemas dessa ordem em sua vida, pois seu donativo retornará multiplicado por dez. 


ORIENTAÇÃO DE MEISHU-SAMA 


“Quanto mais juntarmos dinheiro, mais difícil se torna a sua entrada. Se acontecem desgraças quando não se consegue dinheiro facilmente, a situação financeira aperta ainda mais. Principalmente, no que diz respeito ás coisas de Deus. Não falo muito sobre dinheiro, mas quando alguém está com problemas financeiros, é porque não está dedicando (doando como devia). O nosso servir está determinado. Portanto, se a quantia não for equivalente ás graças recebidas, ficaremos com dívidas. Por isso, não adianta. Como o dinheiro é de Deus, fazendo assim ficaremos menos apertados”. 


CONCLUSÃO: 


Quando estivermos em estágio de purificação, após fazermos uma análise profunda dos nossos pensamentos e sentimentos das nossas palavras e de nossas ações, após identificarmos o tipo de problema que estamos enfrentando basta fazer o ajuste e seguir as orientações ali contidas até alcançarmos correspondência de Deus. É importante nestas horas termos a certeza que o que estamos fazendo está de acordo com a Vontade de Deus. Se estivermos de acordo com a Vontade de Deus, é só termos um pouco de paciência e aguardarmos praticando o que foi ensinado que a situação se normalizará. Caso você esteja vivendo de acordo com tudo que foi ensinado neste manual, você precisará saber que esse acontecimento aparentemente desagradável é prelúdio de algo muito bom que vai acontecer. 

Basta para isso colocar o problema nas mãos de Deus e aguardar a solução, geralmente as soluções são acima da expectativa. Sentiremos-nos eternamente gratos e veremos que a nossa vida é um contínuo milagre. Tenha em prática sempre o lema: oração; ação e reflexão. Tudo o que devemos preocupar é se estamos ou não correspondendo á vontade de Deus. 

“Fale com Deus sempre, não só antes de dormir ou quando estiver angustiado com algo. Peça-lhe auxílio, equilíbrio e direcionamento para sua caminhada”. 



Fonte: Jornal da Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Salvador/BA.
Ano: II – N. 17 – Culto Mensal de Gratidão

Setembro/ 1990






19 comentários:

  1. Sou messiânica há pouco mais de dois anos. Hoje, em especial, desejei ler um ensinamento para orar. Por estar ao lado do notebook, acessei o Google e me deparei com este blog. Li e fiquei, mais uma vez, maravilhada com o amor de Deus. Ele usa pessoas e diferentes instrumentos para alimentar nossa alma, renovar nossa fé, convidar-nos a ser úteis à obra divina.... Obrigada por este espaço virtual e que Deus e Meishu-Sama continuem a abençoar o idealizador dessa proposta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este manual.

    Que Deus continue abençoando o seu criador.

    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. nao sei como dinheiro tem haver com fé!!! me expliquem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Materialização da sua gratidão!
      O universo nos devolve aquilo que emanamos...
      Simples assim!

      Excluir
  4. Dedicação Monetária e Eliminação dos Pecados
    Devemos servir porque, na verdade, espiritualmente falando, todo ser humano possui máculas (pecados) o que significa estar em dívidas com Deus. E, quanto mais tempo durarem as dívidas, mais aumentam os juros; por isso, é mais vantajoso pagar logo. Portanto, é muito boa a dedicação monetária, pois através disso, as máculas9pecados0 são eliminadas. Não gosto de falar sobre dinheiro, e por isso evito tocar no assunto, mas pelo menos, é bom ficarem conhecendo a teoria.
    Meishu-Sama (Registro de Orientações N.8) – 1. De Abril de 1952

    ResponderExcluir
  5. Todos os fiéis possuem, espiritualmente, muitas dívidas. Não só da própria pessoa, mas dos Antepassados também. Isto é essa dívida significa máculas (pecados). Através de inúmeros sofrimentos, como a doença, a dívida está sendo diminuída. Há o seguinte ensinamento da religião Omoto: “Todos têm bastantes máculas, portanto, salde as dívidas o mais rápido possível”. Logo fazer dedicação monetária significa diminuir, na mesma proporção, o pecado.
    Desde que não forcem a situação, é melhor que façam o máximo que puderem, pois a mácula (pecado) será resgatada rapidamente. Procedendo assim, na mesma proporção, o sofrimento diminui e, por outro lado, os méritos aumentam. Até hoje não falei muito sobre isso, mas o dinheiro oferecido a Deus volta sempre ao doador multiplicado muitas vezes. É algo, fabuloso. Poderão comprová-lo por meio da experiência. Na igreja, ouço muitas pessoas dizerem que sofrem devido ao problema financeiro, mas sempre digo que é porque não tem feito dedicação monetária.
    Elas jamais ficarão completamente sem nada e sofrerão por isso. Se for um Deus tão desatencioso, é melhor deixar a fé. Em breve, a igreja não precisará mais de dinheiro, por isso, é melhor fazer a dedicação agora.
    Meishu-Sama (Coletânea de Ensinamentos N. 9/6) - Abril de 1952

    ResponderExcluir
  6. O Equilíbrio entre o Dinheiro de Dedicação e o do uso Particular
    Se uma pessoa esquece que recebeu uma grande graça acordo com a lógica. Logo, como já disse outro dia, tudo deve estar em conformidade com ela.
    Meishu-Sama (Coletânea de Ensinamentos N.22) – 27 de Maio de 1953
    Conforme sua utilização o Dinheiro pode tornar se precioso ou Vulgar
    O Dinheiro torna-se tanto precioso quanto vulgar, conforme a sua utilização. Na maioria das vezes, até agora, tem sido usado para o lado perverso, portanto, é considerado como algo impuro, miserável.
    Todas as coisas do mundo existem em benefício do homem e por essa razão todos devem ser usadas amplamente. Mas, pela maneira como são utilizadas elas podem se transformar em Bem ou Mal. Portanto, devemos nos preocupar, sempre em utilizá-los para o Bem.
    Meishu-Sama (Coletânea de Ensinamentos/ Perguntas e Respostas) – 1949

    ResponderExcluir
  7. O Dinheiro Impuro é gasto em coisas sem Importância
    Templos e Naves Antigos se incendeiam porque o dinheiro utilizado na sua construção era impuro. Qualquer coisa comprada ou feita com dinheiro impuro, também se torna impura. Existem aqueles que fazem contribuições com dinheiro roubado, mas Deus não o aceita de bom grado.
    Nas notas de dinheiro ganho na Bolsa de Valores estão gravadas muitos rostos daqueles que saíram perdendo, ligados a elas através dos eos espirituais. Se construirmos algo com este dinheiro impuro, uma casa por exemplo, esta se incendeia. Ou então, esse dinheiro se perde através de prejuízos, ou é roubado por alguém, ou ainda é usado em coisas sem importância.
    Como resultado sofre-se e magoa-se, portanto, é como se comprassemos sofrimentos e tristezas, o que não é nada agradável. Se oferecermos a deus dinheiro obtido de maneira incorreta, ele é purificado até certo grau, conforme o pensamento da pessoa, mas não completamente. É bom fazer contribuições, por exemplo, com a finalidade de obter permissão de lucrar.
    Meishu-Sama (Coletânea de Ensinamentos/ Perguntas e Respostas) – 04 de Agosto de 1948

    ResponderExcluir
  8. Verdadeira Dedicação – è tirar algo de si mesmo para oferecer aos outros, está é a Verdadeira dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que a dedicação feita atualmente pelos membros é uma dedicação pura. Todos tem a sua missão divina específica; e além de executar admiravelmente as suas funções, como integrantes da sociedade oferecem dinheiro, trabalho, ou tempo, colocando-os a serviço da Igreja Messiânica Mundial. E isto, totalmente sem recompensa.
    Kyoshu-Sama (Perguntas e Respostas – Vol. IV – Dedicação)

    ResponderExcluir
  9. As maiores Bênçãos através dos Serviços e das Doações
    Todos temos débitos perante a Deus: “nuvens” formadas não apenas nesta vida como nas vidas anteriores e mais aquelas “névoas” familiares que passaram por várias gerações. Todos os sofrimentos de hoje são pagamentos daqueles débitos, feitos pouco a pouco. Através dos Serviços e das doações, você poderá saldar seus débitos mais fácil e rapidamente. Eis porque eu acho bom doar tanto dinheiro quanto possível desde que isso não lhe seja um esforço excessivo. Tal atitude não só diminui seus sofrimentos, como aumenta o seu crédito espiritual.
    O dinheiro dado á Causa de Deus é um tesouro guardado com mais segurança de que em qualquer cofre, uma vez que pe empregado com juros e devolvido na época adequada pelo caminho certo. Isto é realmente notável. Deus nunca permite que seus servos dedicados sofram privações financeiras, mesmo quando eles passam dificuldades. Assim funciona a Lei do Mundo.
    Meishu-Sama,06 de Abril de 1952 - (Livro: Tornemo-nos Dignos do Amor de Deus – Pág.38)

    ResponderExcluir
  10. Fonte: O Segredo da Prosperidade
    (Coletânea de Ensinamentos de Meishu-Sama)
    Edição: Fundação Mokiti Okada – M.O.A
    2. edição – julho de 1999- São Paulo/SP.
    Igreja Messiânica Mundial do Brasil – IMMB
    Apostila – Curso de Nível 1
    Elaboração IMMB e Assessoria de Recuros Humanos do departamento de Difusão)
    Edição: Fundação Mokiti Okada – M.O.A
    2. edição – Janeiro/1988 – São Paulo/SP.
    Igreja Messiânica Mundial do Brasil - IMMB

    ResponderExcluir
  11. Muito bom que Deus e Meishu-Sama ABENÇOI a todos

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Galdina. Obrigado pelos ensinamentos postados. Me Serão muito úteis

    ResponderExcluir
  13. MUITO OBRIGADO SUPREMO DEUS E O MESSIAS MEISHU SAMA, ESTAVA PROCURANDO UMA ORIENTACAO SOBRE A MINHA PURIFICACAO, JA ENCONTREI A RESPOSTA....

    ResponderExcluir
  14. Eu estou com uma Purificação Financeira muito grande e além disso passando por desentendimento com meu companheiro que por sinal também é messiânico afastado mas é, Financeiramente ele não me ajuda e já tive que me mudar de duas residências pois não conseguia pagar o aluguel sozinha, agora estou em outra casa que me foi conseguida com certeza através de Meishu Sama pois estava sem dinheiro e consegui alugar, só que agora meu trabalho não está dando dinheiro ele por sinal começou a trablhar agora e meu aluguel já venceu e não sei o que fazer não quero pedir aos familiares pois sei a opinião deles minha vida está muito atrapalhada ai entrei no google para ler algum ensinamento do Messias e achei está página me esclareceu um pouco minhas dúvidas mas o que descobri que o melhor que tenho a fazer e deixar na mão de Deus e do Messias. Fui chamada para um novo emprego como funcioária hj trabalho por conta mas incrivil nem tenho condições de ir até lá para acertar com eles pois não tenho o da condeção mas vou esperar que Deus abrirá uma porta e começarei a fazer minha Graditão Financeira pois nesse ponto estou deixando a desejar e acho que por não me esforçar nisso estou purificando

    ResponderExcluir
  15. Querida Amiga, tenha fé em Meishu-Sama, as coisas vão tomar seu rumo na hora e no momento certo. Seja feita a vontade de Deus. Faça seu Donativo de Gratidão todos os meses, e o donativo Diário também. o valor não importante. o importante é o seu sentimento do momento e o que você pode dispor no momento.

    Fique com Deus Meishu-Sama!

    Muita Luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Esse blog é maravilhoso e esclarecedor

      Estamos passando e. Casa por purificaçoes de saude..
      Ficou mais claro agora.
      Vale lembrar a pratica do sonen

      Fiquem com meishu sama

      Excluir
  16. Muito muito obrigada pelos ensinamentos.
    só frequentadora da igreja Messiânica. nos ultimos dias tenho me sentido muito para baixo. Mais hoje com esses ensinamentos até a minha aura mudou, vou me esforçar a dedicar e fazer os donativos.
    obrigada mesmo.

    ResponderExcluir