sábado, 1 de outubro de 2011

Uma Filha Queixava-se


UMA FILHA QUEIXAVA-SE 

Uma Filha queixava-se á seu Pai como, em sua vida, as coisas estavam difíceis. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir de tudo. Estava cansada de tudo e de lutar. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, outro surgia. Seu Pai, um “Chef”, levou-a até sua cozinha. 

Encheu três panelas com água e colocou, em fogo alto, cada uma delas. Logo as panelas começaram a fervura. Em uma, ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra. Por último, fez o mesmo com o café, virando-se para ela, perguntou: - Querida, o que você está vendo? Cenouras, ovo se café, ela respondeu. Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela o fez e notou que as cenouras estavam macias. Por fim, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. 

Finalmente, ele lhe pede que tome um gole de café. Ela provou e sorriu ao sentir aquele gosto tão delicioso. Perguntou então humildemente: - o que isto significa Pai? Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervente, mas que cada uma reagira de maneira diferente. A cenoura entrara submetida á água fervente, ela amolecera e se tornaria frágil. 

Os ovos também eram frágeis suas cascas, mesmo finas, haviam protegido o interior; mas depois de ter sofrido o mesmo processo, seu interior tornou-se mais rígido. O pó de café, contudo, era incomparável. Ele havia mudado a água. Qual deles é você? Perguntou á filha. Quando a adversidade bate á sua porta, como você responde? 

Você é como a cenoura que parece forte, mas murcha, tornando-se frágil e perde sua força? Ou será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois se torna mais duro? Ou ainda, será que você é como o pó de café? Que modifica a água fervente, para conseguir o máximo de seu sabor? Que quanto mais quente estiver a água mais gostoso se torna o café? Espero que você, minha filha seja como o pó de café, que sofrendo mudanças, fica muito melhor. 


(Humor e Reflexão)
Jornal Messiânico/ N.316 
(IMMB – Outubro/1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário