domingo, 6 de novembro de 2016

PREPARAR A TINTA-CARVÃO TAMBÉM É UM APRIMORAMENTO


PREPARAR A TINTA-CARVÃO TAMBÉM É UM APRIMORAMENTO

Como eu residia próximo ao solar da Montanha Divina (Shinzan-So) servia na preparação da tinta para caligrafia e freqüentemente a levava até lá. Mas um dia, pensando em prepará-la de maneira mais cômoda, após deixar o carvão de molho na água, esfreguei-o no ralador e, assim que a tinta estava pronta, levei-a ao Solar.

Soube posteriormente que Meishu-Sama, após utilizá-la, perguntara ao servidor quem a havia preparado. Ele respondera então que era eu, Nagamura. Em seguida, ele mandou chamar e advertiu-me: “Não sou nenhum fabricante de lanternas de papel. É melhor esfregar o carvão no “Suzuri”, pedra para friccionar o carvão, pois este fica mais brilhante. É uma tarefa árdua, mas também é um aprimoramento para quem a executa”.

Kyokaityo (Um Dirigente do Templo) – Pág. (12/13)

Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A – São Paulo/SP.
1 . Edição/ agosto/ 1986 – IMMB/ vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil – IMMB





QUE IDEIA É ESSA DE MÁQUINA PARA FAZER TINTA-CARVÃO?


Por volta de 1949, Meishu-Sama empenhava-se ao máximo nas caligrafias; assim a tinta-carvão que nós, servidores preparávamos era insuficiente para o seu uso. Então, ficamos a imaginar se não haveria um meio mais rápido de fazê-la.

Surgiram várias idéias, mas o fato de esfregar o carvão manualmente era cansativo. Portanto, ao contrário da forma convencional, pensamos em uma maneira de firmá-lo e girar o “Suzuri” (pedra para friccionar o carvão) baseado no princípio de um esmeril. Solicitamos a uma Casa de Difusão que fabricasse uma dessas máquinas, como experiência. Tendo conseguido um ótimo resultado Ao testá-la, imediatamente fomos a Meishu-Sama. Mas ele disse: “Eu não sou fabricante de guarda-chuva nem de lanternas de papel. Que idéia é essa de fazer tinta com máquina? Não devem usá-la. O carvão deve ser esfregado com amor.

Principalmente, a tinta destinada ás letras da Imagem da Luz Divina e do Ohikari, que podem ser consideradas como a própria vida, não pode ser preparada com um pensamento tão leviano. Por “mais trabalho que dê, preparem-na com as mãos”. Assim, ele não permitiu o uso da referida máquina.

(Um Servidor) – Pág. (13)
Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A – São Paulo/SP.
1 . Edição/ agosto/ 1986 – IMMB/ vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil – IMMB





Nenhum comentário:

Postar um comentário