CERIMÔNIA DO CHÁ
Um Caminho para a Evolução Espiritual
A Cerimônia do Chá (Chanoyu), ou Caminho do Chá (Chado), é a arte de servir e saborear o "matcha", um chá verde em pó. Seu maior objetivo é proporcionar elevação espiritual ao anfitrião e ao convidado.
Uma das principais artes tradicionais do Japão, a cerimônia sintetiza a cultura do país e engloba inúmeras manifestações artísticas. Em nenhum outro lugar do mundo, sua contribuição foi tão significativa culturalmente. As artes florais, cerâmica, caligrafia, arquitetura, jardinagem, pintura, música, entre outras, sofreram forte influência do "Chado", composto também pela apreciação dos utensílios, que muitas vezes são objetos de grande valor artístico.
Meishu-Sama foi um grande apreciador da arte do Chá. Ao receber pessoas no Sanguetsu-An (Casa de Chá Montanha e Lua), em Hakone, preparava pessoalmente a sala, escolhendo as caligrafias a serem expostas, vivificando as flores e recebendo os convidados com muito prazer. Ao ser perguntado por um interlocutor se ministros e missionários, independente do sexo, deveriam conhecer Ikebana e Cerimônia do Chá, Meishu-Sama respondeu afirmando. "Isso porque a Arte se desenvolverá intensamente, no mundo paradisíaco. Aqueles que têm condições de praticar devem fazê-lo", explicou.
Fonte:
Revista Izunome
Edição - Setembro/2008
Revista Izunome
Edição - Setembro/2008
As apresentações de Cerimônia do Chá acontecem na Sala de Chá do Centro Cultural e as próximas datas serão:
| |
Maiores informações podem ser obtidas com: Profª Bete Local: Centro Cultural - Solo Sagrado de Guarapiranga /SP Telefone: (11) 5970-1057 e-mail: cultural@solosagrado.org.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário