Já imaginou pegar num livro, sem que o propósito fosse apreciar a história do mesmo? Não? Talvez porque ainda não conhece Brian Dettmer. Este escultor norte-americano é conhecido pelas “cirurgias” e transformações pelas quais as páginas sofrem nas suas mãos. Ao serem talhadas, vão sendo reveladas imagens e palavras selecionadas, transmitindo uma nova visão dos segredos e detalhes escondidos no seu interior. Um exemplo de como algo destrutivo à primeira vista, é capaz de criar verdadeiras obras de arte.
Brian Dettmer, nascido em 1974 e criado em Illinois, nos Estados Unidos, começou por se dedicar à pintura e realizar trabalhos como artista gráfico. Porém quando terminou a faculdade e trabalhava numa loja, os jornais e as revistas ganharam uma nova perspectiva para si.
Os textos, as imagens, a linguagem, os códigos e principalmente a relação que se estabelecia entre todos eles, fez com que pegasse numa tela e fosse colando pedaços arrancados das suas páginas. Em 2000, foi a vez dos livros. Estes começaram a ser talhados e dissecados nas suas mãos tal e qual um cirurgião. Com a ajuda de uma pinça e uma lâmina, Brian expõe toda a “anatomia” do próprio livro, em criações desconcertantes. Uma nova e ousada abordagem entre forma e conteúdo, algo que segundo o artista era preciso fazer.
Desde aí não tem parado. Dicionários, enciclopédias, livros de história, de arte, de medicina, de banda desenhada entre outros, todos são usados como material para as suas esculturas. Depois, escolhe determinadas imagens e palavras criando uma tridimensionalidade que leva a uma nova interpretação dos livros. Enquanto o faz, deixando de lado o papel que não lhe interessa, utiliza verniz para equilibrar o restante.
Fonte: LD Pinturas (11)25812600
Experiências e competência comerciais/industriais/residenciais
www.Idpinturas.com.br
Brian Dettmer
Esculturas feitas com livros - Época Negócios - Globo.com
epocanegocios.globo.com/0GF75718-16290,00 - ESCULTURAS
Lindas esculturas!!! Beijos.
ResponderExcluir