Site: www.facebook.com.cacadoresdelendas/japao
Páginas
▼
segunda-feira, 1 de janeiro de 2018
MOMENTO DE REFLEXÃO / MENSAGENS
“Que você Consiga”
“Que você consiga uma casa maior, mas que quase todos os cômodos fiquem por sua Família estar unida ao redor de uma única mesa.
Que você compre o carro dos seus sonhos, e descubra que ele pode ficar parado na garagem enquanto você caminha com a sua Família de mãos dadas pelo Parque.
Que você realize o desejo de comprar uma TV enorme, 3D com Home Theater, mas que ela permaneça desligada durante o jantar, para que você possa ouvir como foi maravilhoso o dia da sua Família.
Que sua Conta Bancária esteja satisfatoriamente recheada, mas, sobretudo, que você tenha em seu bolso uma quantia suficiente para fazer Donativo para seu próximo necessitado.
Que você tenha um excelente Plano de Saúde, mas que se esqueça que ele existe por não precisar usá-lo.
Que você Jante em badalados Restaurantes para descobrir que a maior Chefe que existe, cozinha todos os dias dentro da sua casa.
Que sua internet trafegue em altíssima velocidade, mas que sua melhor rede seja aquela pendurada entre duas árvores, onde você possa ouvir os pássaros cantarem.
Que você tenha um smartphone de última geração, mas que não precise usá-lo para dizer ás pessoas mais importantes da sua vida o quanto elas são especiais.
Que você tenha um Tablet, mas que use mais as pontas dos seus dedos para fazer cafunés do que para mandar e-mails.
Que você possa comprar boas roupas, bolsas e relógios, mas que sua verdadeira marca seja a “Inspiração” deixada pelos lugares por onde passará.
“E que assim, conquistando tudo o que você sempre quis, você descubra que mais importante do que aquilo que você tem, é o que você faz com tudo o que conquistou”.
A Riqueza e a Pobreza
Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
"- O que achou do que viu?"
O filho respondeu:
"- Foi muito legal, Pai!
- Você viu como as pessoas pobres podem ser?
O Pai perguntou.
"- Sim." - respondeu o filho.
"-E o que você aprendeu?" - o pai perguntou.
O filho respondeu:
"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles têm quatro."
"- Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim e eles têm um riacho que não tem fim."
"- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz e eles têm as estrelas e a lua."
"-Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteira."
Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato.
Seu filho acrescentou:
"- Obrigado pai, por me mostrar quanto pobres nós somos!"
Não é verdade que tudo depende da maneira como você olha para as coisas?
Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo!
LIÇÕES DE VIDA / MENSAGENS
Assim eu Vejo a Vida
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
Mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
Dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
Lutas e pedras
Como lições de vida
E delas me sirvo
Aprendi a viver.
(Cora Coralina)
A Vida não tem Manual
Sabe qual é o grande mistério da vida? É que só se aprende a viver, vivendo. E cada vida é única! Seria muito fácil se os erros da vida dos outros e os aprendizados pudessem transferidos de pessoa em pessoa. Acontece que errar faz parte da vida, só não erra quem nada faz.
O grande problema de errar é ver nos erros um fracasso de onde nenhuma lição se pode tirar. São os erros que cometemos que faz de cada um de nós pessoas singulares, únicas. Muitas vezes nos apegamos tanto aos erros, que passamos a vida tentando corrigi-los sem nunca parar para pensar o que podemos aprender com os erros e como acertar da próxima vez.
O tempo não para. A vida não volta atrás. E vamos continuar errando. Só não podemos nos dar o luxo de cometer sempre os mesmo erros. Há muitas maneiras diferentes de errar, e cada uma nos traz uma lição. A vida não vem com manual, e se pudéssemos escrever um manual no fim da vida, não serviria para ninguém além de nós mesmos. Todos são diferentes.
Não se condene pelos maus passos que deu no passado. Mas olhe para trás, veja onde está pisando e escolha muito bem o seu caminho no futuro.
Uma das Melhores Lições de Vida
Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais, mas com certeza, não eram deficientes espirituais... Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos...
(Mensagens Todo Dia)
MENSAGENS DE FILOSOFIA/LITERATURA
Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida.
“Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter, se Deus quiser. Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro. Sinto saudades do futuro, que se idealizado, provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser. Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei de quem disse que viria e nem apareceu…”
Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida…
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades. Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei. Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter, se Deus quiser. Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro. Sinto saudades do futuro, que se idealizado, provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser. Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei, de quem disse que viria e De quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito; daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de gente que passou na calçada contrária da minha vida e que só enxerguei de vislumbre; de coisas que eu tive e de outras que não tive mas quis muito ter; de coisas que nem sei que existiram mas que se soubesse, de certo gostaria de experimentar. Sinto saudades de coisas sérias, de coisas hilariantes, de casos, de experiências. Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia e que me amava totalmente, como só os cães são capazes de fazer, dos livros que li e que me fizeram viajar, dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar, das coisas que vivi e das que deixei passarem, sem curtir na totalidade.
Quantas vezes têm vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi… Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, em russo, em italiano, em inglês, mas que minha saudade, por eu ter nascido brasileiro, só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota. Aliás, dizem que se costuma usar sempre a língua pátria, espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazer amor e clarear sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo esteja.
Eu acredito que um simples “I Miss You”, ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha. Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas. E é por isso que eu tenho mais saudades, porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos. Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência.
Sentir saudades, é sinal de que se está vivo e a vida, mesmo com tantas saudades, depois dos amigos, é o bem maior que possuímos.
Texto atribuído à Clarice Lispector, mas as fontes são imprecisas
Site: www.portalraizes.com/
A importância de ensinar a criança sobre a finitude da vida
Uma das informações que adquirimos, já no início da nossa vida, é a de que o Universo é infinito, porém quase nunca alguém nos informa de que a vida é finita. A falta dessa informação deixa um vazio na mente da criança ou pelo menos uma distorção da realidade. No caso do vazio, ele é preenchido pela esperança de buscar a eternidade, supostamente existente no Universo. No caso de distorção da realidade, entram explicações as mais esdrúxulas que tomam o pensamento em substituição a informação escondida de nossa finitude.
Mais ainda, como conseqüência de um saber negado se cria um desequilíbrio emocional no indivíduo quando ele começa a ver as primeiras mortes de seus parentes, vizinhos e conhecidos, tão perto de si.
Então, a constatação da finitude que deveria ser natural produz um trauma existencial, representado pelo medo. Pior é que o medo não nos deixa ver sua origem real, passando a ser vivenciado como conseqüência da nossa falta de liberdade, produzindo uma verdadeira confusão entre o medo de morrer e o medo de perder o prazer do corpo. Mais ainda, como o nosso eu tem a função de gerenciar o prazer e o desprazer da sua própria libido, a ausência de informações ou informações mentirosas acarretam dificuldades no seu gerenciamento principalmente do prazer. O ser humano se constitui pelo saber do outro, mas essa constituição usa como tijolo do seu alicerce, as emoções que criança desenvolve a partir do contato físico como o outro, especialmente da mãe ou sua substituta.
Essas emoções desenvolvidas pelo corpo da criança obrigatoriamente energizarão palavras – significantes com seus respectivos significados – que as representarão no simbólico pelo resto de sua vida. Tal fato impõe aos pais e formadores de crianças e jovens a primazia da honestidade e da transparência de suas informações, sob pena de distorcer a realidade, na qual o futuro adulto tomará suas decisões de vida social e dotará em seu comportamento valores quase inquebrantáveis.
O desenvolvimento civilizatório da humanidade depende de que substituamos a esperança falida de infinitude das pessoas pela diminuição do espaço de tempo entre o consciente e o inconsciente, entre as emoções e o pensamento, entre o prazer e o desprazer, entre a vida e a morte, pois é neste espaço vazio que proliferam nossos devaneios, ilusões e uma exacerbada ficção que nos limitam a vivencia do corpo, energizado pela pulsão.
Se quisermos construir um mundo melhor, tratemos de preencher as lacunas do nosso saber, com pensamentos cada vez mais perto da realidade, sem distorções e principalmente sem mentiras.
Texto de Carlos Holthausen
Autor do recém-lançado O Fantástico Universo do Ser Humano
Autografia Editora. Carlos é escritor, psicanalista, ambientalista e cooperativista. A sua produção literária sempre se pautou pela discussão em torno da liberdade. São de sua autoria os livros: O Caminho da Dignidade Humana; Desenvolvimento Sustentável; A Casa de Rendez-Vous; Plataforma; Era uma vez no Brasil e Pare de Se Culpar.
Site: www.portalraizes.com/
MENSAGENS DE AUTO AJUDA
O Riacho e o Pântano
Era uma vez, um riacho de águas cristalinas,
Muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso,
Notou que a sua frente havia um pântano, por onde deveria passar:
Olhou, então, para Deus e protestou: “Senhor, que castigo!...”.
Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso
E você me obriga a um pântano sujo como este? Como faço agora?”“.
Deus respondeu:
“Isso depende da sua maneira de encarar o pântano”.
Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo do seu curso,
Dará voltas e inevitavelmente acabarás misturando suas águas com as do pântano,
O que o tornará igual a ele.
Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão,
Suas águas se espalharão sobre ele,
A umidade as transformará em gotas que formarão nuvens,
E o vento levará essas nuvens sobre o oceano. Ai, você as transformará em mar. ““.
Assim é a vida...
As pessoas engatinham nas mudanças...
Na maioria das vezes quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas,
Tornam-se tensas e perde a fluidez, a força...
É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando o sofrimento,
Também acabará evitando o prazer que a vida oferece.
Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los.
Há tesouros guardados num projeto, numa praia deserta, nas montanhas,
Numa noite estrelada, numa viagem inesperada, numa busca desejada...
O mais importante é ir ao encontro deles...,
Ainda que isso exija uma boa dose de coragem e desprendimento
Não procure sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida. Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem
De arriscar.
(Desconheço a Autoria)
Direcione seu Olhar
Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir,
OLHE PARA TRÁS
E lembre-se dos obstáculos que já superou.
Se tropeçar e cair, levante, não fique prostrado,
OLHE PARA FRENTE
e esqueça o passado.
Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal,
OLHE PARA DENTRO
e sonde suas motivações.
Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível
OLHE PARA OS LADOS
e socorra aos que o cercam.
Na escalada rumo às altas posições, no afã de concretizar seus sonhos,
OLHE PARA BAIXO
E observe se não está pisando em alguém.
Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade,
OLHE PARA CIMA
E busque a aprovação de DEUS!
E SIGA EM FRENTE
(Desconheço a Autoria)
URGÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EFICIENTES MINISTRANTES DE JOHREI
Urgência na Formação de Eficientes Ministrantes de Johrei
O passo inicial para formação de eficientes ministrantes de johrei é o esclarecimento sobre o que é a Doença. Como a base fundamental para e estabelecimento do Mundo de Miroku é a eliminação das Doenças da Humanidade inteira, o trabalho inicial deve ter como profundo das causas das doenças.
É notório que, a cada dia, apareçam novos medicamentos e novos métodos de cura bem como modernas técnicas cirúrgicas. Essas descobertas continuam iludindo pesquisadores, médicos e também próprio povo. É uma superstição que precisa ser destruída por completo.
Entretanto a eliminação total desse erro só vai ser concretizada quando, pelo aumento da intensidade do espírito do fogo (johrei) esse engano ficar evidente. Hoje, já se percebe que a força da purificação está aumentando e, como conseqüências subitamente surgem várias e diferentes doenças. Por isso, estou alertando com antecedência, para que não haja tantas vítimas.
O que está atualmente acontecendo no mundo já é assustador, mas nada poderá ser comparado ás ocorrências futuras que serão extremamente alarmantes, algo além da nossa imaginação. Devemos, pois estar preparados para tais eventualidades a fim de que possamos socorrer o maior número possível de pessoas.
Todos os Membros de hoje são, na verdade, as pessoas que Deus chamou e as está preparando interiormente para torná-las verdadeiros profissionais do johrei. É esse, então, no momento, o trabalho mais importante a que cada um de vocês deve dedicar-se com afincos. Vocês precisam tornar-se pessoas qualificadas. Devem atingir um nível tão alto de compreensão dos Ensinamentos, de tal modo que possam ser considerados como Bacharéis e Doutores. Procurem, pois estudar para conquistar esse nível.
Qualificação Espiritual
Para sabermos se temos ou não qualificação espiritual, basta observarmos se os acontecimentos da nossa vida estão ocorrendo conforme os nossos desejos. Se, porém, as coisas não ocorrem como a gente quer, é sinal de que ainda não estamos qualificados espiritualmente.
Quando o nosso espírito estiver purificado, aí sim, todos os nossos desejos começam a ser realizados naturalmente. Foi assim que Deus criou o mundo. Então, o fato de não conseguirmos concretizar aquilo que almejamos significa que ainda temos muitas nuvens no corpo espiritual. Portanto, nosso objetivo essencial deve ser a eliminação dessas nuvens, não necessariamente através do sofrimento, mas ao contrário, com muita alegria. Por isso é preciso devotamento muito esforço para salvarmos o maior número possível de pessoas. Com essa atitude, todos nós receberemos sempre muita luz e nossa alma será purificada pelo sentimento de gratidão emanada por aqueles a quem prestamos auxílio espiritual. Não pela pratica do ascetismo, mas em conseqüência de estarmos promovendo a felicidade dos nossos semelhantes.
Para podermos realizar plenamente um eficiente trabalho de salvação, de ajuda aos outros, precisamos, antes de tudo, aprender a explicar os Ensinamentos e também a ministrar o johrei corretamente. Torna-se, pois, indispensável ler várias vezes os Ensinamentos, procurando entender a verdade sobre todas as coisas pensamentos, ações, acontecimentos, atitudes, etc.
Agindo assim, ou seja, estando sempre disponíveis a aceitarmos o princípio certo, segundo o qual devemos pautar nossas vidas, estaremos constantemente purificando nossas almas e, ao mesmo tempo, ganhando força para podermos realizar, com dignidade, o trabalho de salvação e de ajuda a todos que nos solicitarem. Nossa alam será pois, elevada á medida que estivermos proporcionando alegria e bem-estar aos outros, empenhados na Salvação da Humanidade.
Fonte: Ensinamentos de Meishu-Sama
“A Arte do Johrei”
Tradução: Minoru Nakahashi – Ano: 2000
Lux Oriens Editora Ltda. – São Paulo/SP.
Home Page: http://www.lux-oriens.com.br
E-mail: editor@lux-oriens.com.br
1 edição: Dezembro/200 – 2 edição; Fevereiro/2000
3 edição: maio/2001 – 4 edição: Maio/2003
MEISHU-SAMA ( O SENHOR DA LUZ)
Meishu-Sama
O Senhor da Luz
Divinal Senhor,
Fulgurante Sol que ilumina o Mundo,
Guiando o homem na trilha da Felicidade.
O Kototama
Verdadeiro de Meishu-Sama expressa à pura essência do
Verbo de Deus Criador, da Nova Era
Insigne Construtor.
Pronta já deixou as colunas mestras do reino do Céu na Terra.
Sublime Vida
De Amor dedicado ás Criaturas!
Não o conheceu, porém, a grande maioria
Quando escreveu
Ohikari, intensa e inefável Luz se manifestaram.
Nova Vida a todos mostrou.
Ao Céu regressou.
Junto do pai permanece.
Do Alto, comanda a continuidade da Obra Divina.
O Tempo Chegou.
Quem o poder do Kototama aceitar, como nobre
Instrumento de Deus Renascerá.
Fonte: Ensinamentos de Meishu-Sama
“A Arte do Johrei”
Tradução: Minoru Nakahashi – Ano: 2000
Lux Oriens Editora Ltda – São Paulo/SP.
Home Page: http://www.lux-oriens.com.br
E-mail: editor@lux-oriens.com.br
1 edição: Dezembro/200 – 2 edição; Fevereiro/2000
3 edição: maio/2001 – 4 edição: Maio/2003
O MUNDO SEM SOM
O Mundo sem Som
Existem várias pessoas com casos de acessibilidades na Sociedade em que vivemos. Umas das acessibilidades menos observadas ou comentadas são as dos surdos-mudos (Deficiência Auditiva). São pessoas que passam despercebidas quase invisíveis.
A priori as pessoas têm dificuldades como lhe dá com a situação. Tornando-se difícil a comunicação com os surdos-mudos. O Método Libras (A Língua Brasileira de (sinais) é a língua de sinais (Língua Gestual usada pela maioria dos surdos-mudos nos Centros Urbanos Brasileiros, e assim a Libras se apresenta como sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Fazem com que eles possam entender o que as pessoas estão falando ou conversando. Essas comunicações são com os Intérpretes de Libras, que são Instrutores ouvintes que através das frases das palavras, vão com os sinais passando para os surdos-mudos o que as pessoas estão falando.
É a forma de eles entenderem o que se passa ao seu redor. As Escolas ditas normais deveriam adotar o Método (Libras) de ensino desde o Jardim de Infância até a Universidade, fazendo parte do Currículo Escolar dos alunos. Dessa forma ajudaria a inclusão e a sociabilidade dos surdos-mudos com as pessoas.
Os Governantes deveriam lançar Programas Sociais, Campanhas para os Deficientes surdos-mudos com pessoas aptas no Método Libras, para informação em lugares públicos, privados e na sociedade em geral facilitando a vida dessas pessoas com essa deficiência especifica.
Normalmente as pessoas surdas-mudas não saem sozinhas, para as ruas ou lugares públicos, precisando de outra pessoa para ajudá-las. Essa situação de incapaz torna os surdos-mudos pessoas tolhidas, com baixa estima, privadas na sua liberdade de ir e vim. Liberdade de convívio!
Estamos na Era da Tecnologia e ainda há muitos preconceitos com pessoas com todo tipos de deficiências, diferenças religiosas, etnias, preferências sexuais, etc. A lista é grande de deficiências e diferenças, porém os preconceitos são maiores ainda. Que possamos olhar o próximo com um sorriso, que possamos simplesmente sentir. Jamais permitir que a indiferença passe no nosso coração.
Em relação a Empregos para os Deficientes Auditivos no Brasil, a cota estipuladas para eles ainda é muito restrita. Deveriam ser inseridos com uma melhor cota de Empregos na Sociedade e todos eles com boas qualificações. Porém a realidade é outra!
A maioria das Empresas não está preparada para incluir e admitir pessoas surdas-mudas em suas instituições. Faltam Programas para formações de pessoas qualificadas no Método Libras nas Empresas para assim ajudar e entender os futuros funcionários surdos-mudos.
Vamos ter Esperanças de um Futuro próximo de Programas Sociais, contribuindo com a maior inclusão dos surdos-mudos na Sociedade.
Respeito, Direitos e Solidariedade para com todas as pessoas com todos os tipos de acessibilidades.
Autora: Maria Galdina da S. Barbosa
(Mensageira da Luz)
Feito em: 10/11/2017
Salvador/Bahia
Faculdade Messiânica lançou Curso de Libras desde Março 2009
A Língua Brasileira de Sinais (libras) é a forma natural de comunicação dos Surdos-Mudos, no Brasil. Cada País possui sua própria língua de sinais, composta não apenas por mímicas e gestos soltos, mas também por expressões corporais e faciais, por estruturas gramaticais p´roprias entre outros elementos. Devido á sua modalidade visual espacial, as línguas de sinais são diferentes dos demais idiomas, como o Alemão, o Espanhol ou o Inglês. Elas são influenciadas, como qualquer outra língua, pelas culturas regionais dos Países e constituídas por expressões típicas de determinadas áreas. Ao contatar uma língua de sinais, o usuário aprende na realidade a se comunicar em outra língua.
A Faculdade Messiânica, em São Paulo, passou a oferecer, após parceria firmada com o Instituto nacional de Idiomas (INI), o Curso Livre de Libras, voltado não apenas aos Surdos-Mudos, mas aos interessados em geral. Em 28 de março de 2009 iniciou-se a primeira turma das Aulas do Curso de Libras. Além do Curso de Libras Livre, e em cumprimento á determinação do decreto n. 5.626, de dezembro de 2005, a faculdade inseriu Libras como uma das disciplinas eletivas da grade curricular do Curso de Graduação em Teologia.
O Objetivo é preparar pessoas aptas a contribuir para a inclusão social dos Surdos-Mudos e dos deficientes Auditivos, tanto na Comunidade em que vivem como na Comunidade Messiânica. Os Intérpretes de Libras podem participar, profissionalmente ou não, de ações altruístas em locais como Escolas, estabelecimentos Comerciais, Hospitais, Indústrias e Johrei Centers. Em algumas situações, os Intérpretes também são Familiares dos Surdos e dos Deficientes Auditivos.
A Coordenadora do Curso de Graduação em Teologia, da Faculdade messiânica Andréa Tomita, afirmou que, com o ensino de Libras, é possível formar pessoas úteis no processo de inclusão de crianças surdas nas Escolas. “A colaboração também pode ser feita na Área da Saúde, nas Empresas em geral, nas Universidades e em outros Grupos Sociais” concluiu.
No Rio de Janeiro, entre outras atividades voltadas aos surdos, os Intérpretes de Libras traduzem nos Cultos Mensais se Agradecimento, na Sede Regional da IMMB, o Ensinamento do mês, a Experiência de Fé, Hinos, as Orações (exceto a Oração Amatsu Norito) e a Palestra do Diretor Regional. Esses Cultos, incluindo a Tradução em Libras, são gravados em DVDS, que são enviados a todos os Johrei Centers do Rio de Janeiro e empregados como materiais de aprimoramento para as pessoas ouvintes e as não-ouvintes.
Em São Paulo, no Solo Sagrado de Guarapiranga, há presença de Intérpretes nos Cultos do Paraíso Terrestre e nos Culto ás Almas dos Antepassados. Com a utilização mais extensiva de Libras, a possível Difusão da Filosofia de Meishu-Sama pela sociedade poderá levar, de modo natural á formação de novos Membros da IMMB.
Conteúdo e Inscrição
Um Instrutor ouvinte e outro surdo ministram as aulas do Curso de Libras, com a realização de várias dinâmicas e de provas teóricas e práticas. As aulas possuem o seguinte conteúdo: Alfabeto Manual e Numeral; Aspectos Gramaticais da Língua de Sinais; Compreensão e produção de Sinais; Configuração das Mãos; Diálogos; Exercícios Diversificados; Expressões Faciais; Identificação Pessoal e Cumprimentos; Informações referentes aos surdos e á sua organização social, cultural e lingüística; língua e surdez, além do vocabulário de sinais.
As aulas são realizadas aos Sábados das 09 às 12 horas. São vinte encontros, com a carga horária de 60 horas. O tempo aproximado de duração de cada módulo, dessa forma, é de cinco a seis meses. Os participantes recebem um Certificado emitido pela Faculdade em parceria com o Instituto nacional de Idiomas (INI).
Para Esclarecimentos Adicionais:
Fone: (11) 5081-5888 – São Paulo/SP.
Fonte: Revista Izunome – N. 15/Abril/2009 /Pág. (11)
(Igreja Messiânica Mundial do Brasil)
ORAÇÃO DA MULHER
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
Oração da Mulher
Senhor Ajude-nos!
Toda essa Era de Agressividades e Descalabros, contra as Mulheres estão ceifando vidas. É brutal o que estamos vendo a cada dia, a cada hora a indiferença pela criatura humana e não se consegue ter mais valores éticos e morais.
A fúria bestial de alguns indivíduos com instintos selvagens esta tirando a vida de Mulheres na plenitude do ser. A Liberdade de Viver! Vida doada por Deus.
Meninas, Moças, Mães, Filhas, Netas, Sogras, Noras, Avós são etapas vividas que precisam ser passadas para enfim se tornarem “Mulheres”. E essas etapas nem todas as Mulheres tiveram ou terão a permissão de passar.
Senhor tenha Piedade destes Agressores. Instale amor dentro do coração dessas criaturas crúeis, insensíveis, necessitando da sua Misericórdia para que compreendam: “Quem Ama não Mata sempre doa. Amar é Luz é Paz e Felicidade! Amar o próximo é Amar a si mesmo”. E não percebem que matando vidas, estará matando a si mesmo.
Não estamos na Era Medieval, que ocorriam lamentavelmente mortes com frieza e indiferenças, como se a vida fosse objeto descartável sem valor. Estamos em pleno século XXI, e ainda assim há loucuras de alguns indivíduos, dominando as ruas e transbordando os Lares onde os conflitos explodem em intensidade, onde se torna impossível conviver em decorrência das circunstâncias sociais atuais e fatores desumanos. E não é por esse motivo que se justifica matar!
Senhor torne esse momento de Tormento, como uma forma de “Renovação”, para o fortalecimento das Mulheres. O Amor esta em tudo e em todas as coisas. Amar é doação é entrega. Amor é sentimento rico, grande. O Poder de Posse é sentimento pobre, mesquinho, pequeno.
Senhor nos guarde na Oração e na Paciência. A Oração nos concede Inspiração e a Paciência, é o ouro do tempo que se espera em dias melhores em que atingiremos a extinção dessa situação desumana e cruel.
A Esperança nunca abandona a Vida!
Somos Mulheres capazes de Renascer de Lutar e Sonhar.
Somos Mulheres e temos direito a Vida!
Autora: Maria Galdina da S. Barbosa
(Mensageira da luz)
Salvador/BA.
Feito em: 24/10/2017
Campanha: "Sou Mulher quero Respeito"- Lançada desde Março de 2017 pela Rede Bahia filiada a Rede Globo.
Salve e Ajude uma Vida é Dever de Todos Nós! Ajude Denunciando!
COLETÂNEA DE TEXTOS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Missão do Homem Culto na Terra
Não vos orgulheis por aquilo que sabeis, porque esse saber tem limites bem estreitos, no mundo que habitais. Mesmo supondo que seja uma das sumidades desse globo, não tendes nenhuma razão para vos envaidecer. Se Deus, nos seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, foi por querer que a usásseis em benefício de todos. Porque é uma missão que ele vos dá, pondo em vossas mãos o instrumento com o qual podeis desenvolver, ao vosso redor, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Deus.
A Natureza do instrumento não indica o uso que dele se deve fazer? A enxada que o jardineiro põe nas mãos do seu ajudante não indica que ele deve cavar? E o que diríeis se o trabalhador, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu senhor? Diríeis que isso é horroroso, e que ele deve ser expulso. Pois bem, não se passa o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir, entre os seus irmãos, a idéia da Providência? Não ergue contra o seu Senhor a enxada que lhe foi dada para preparar o terreno? Terá ele direito ao salário prometido, ou merece, pelo contrário, ser expulso do jardim? Pois o será, não o duvideis, e arrastará existências miseráveis e cheias de humilhação, até que se curve diante d’aquele a quem tudo deve.
A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade. Muitos, infelizmente, transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu.
Ferdinando
(Espírito Protetor, Bordeaux – 1862)
Fonte: Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo)
(Tradução de J. Herculano Pires) – 55. Edição – São Paulo/SP.
Editora: LAKE – Fevereiro/2000 - Pág.: Capítulo: VII – (114,115)
Perdão das Ofensas
Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo, perdoar aos amigos é dar prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se melhora. Perdoai, pois, meus amigos, para que Deus vos perdoe. Porque, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se guardardes até mesmo uma ligeira ofensa, como quereis que Deus esqueça que todos os dias tendem grande necessidade de indulgência? Oh, infeliz daquele que diz: Eu jamais perdoarei, porque pronuncia a sua própria condenação! Quem sabe se,mergulhando em vós mesmos, não descobrireis que fostes o agressor? Quem sabe se, nessa luta que começa por um simples aborrecimento e acaba pela desavença, não fostes vós a dar o primeiro golpe? Se não vos escapou uma palavra ferina? Usou-se de toda a moderação necessária? Sem dúvida o vosso adversário está errado ao se mostrar tão suscetível, mas essa é ainda uma razão para serdes indulgente, e para não merecer ele a vossa reprovação.
Admitamos que fosseis realmente o ofendido, em certa circunstância. Quem sabe se não envenenastes o caso com represálias, fazendo degenerar numa disputa grave aquilo que facilmente poderia cair no esquecimento? Se depender de vós impedirdes as conseqüências, e não o fizestes,é realmente culpado. Admitamos ainda que nada tenda a reprovar na vossa conduta, e, nesse caso, maior será o vosso mérito, se vos mostrardes clemente.
Mas há duas maneiras diferentes de perdoar: há o perdão dos lábios e o perdão do coração. Muitos dizem do adversário: “Eu o perdôo, enquanto que, interiormente,experimentam um secreto prazer pelo mal que lhe acontece,dizendo-se a si mesmo que foi bem merecido.
Quantos dizem: “Perdôo, e acrescentam: “Mas jamais me reconciliarei; não quero vê-lo pelo resto da vida! “É esse o perdão segundo o Evangelho? Não. O Verdadeiro perdão é aquele que lança um véu sobre o passado. È o único que vos será levado em conta, pois Deus não se contenta com as aparências: sonda o fundo dos corações e os mais secretos pensamentos, e não se satisfaz com palavras e simples fingimentos.
O esquecimento completo e absoluto das ofensas é próprio das grandes almas; o rancor é sempre um sinal de baixeza e de inferioridade. Não esqueçais que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, muito mais que pelas palavras.
Paulo (Apóstolo, Lyon – 1861)
Pág.: Capítulo X – (139/140)
BRINCADEIRAS APÓS A REPREENSÃO
Brincadeiras após a Repreensão
Á primeira vista, Meishu-Sama demonstrava ser uma pessoa generosa e parecia não se preocupar com as coisas. No entanto, quando se ocultava uma falha, por menor que fosse ele não perdoava. Tal como diz o ditado: “Mesmo que a peneira do céu pareça ser ampla e de tela aberta, jamais deixa passar o mal”.
Dessa forma, Meishu-Sama não perdoava as incertezas e as mentiras, por menores que fossem. Todavia, quando a pessoa se conscientizava do seu erro após severa repreensão, ele costumava dizer brincadeiras. Quando lhe pedíamos desculpas dizendo: “por ter-me descuidado...” ele nos livrava da tensão dizendo: “Tirando os “dês”, procure ter mais cuidado”. Costumava dizer sempre: “Detesto pessoas tristes e sombrias. Procure ser mais alegres!”
(Um Servidor) – Pág. (47/48)
Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A
São Paulo/SP. Agosto – 1986 – 1. Edição – vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Tudo Depende do Nosso Pensamento
Um dia, observei que um valioso frasco em que se coloca saquê estava junto a uma garrafada cerveja. Achei que não deveria deixá-la ali, pois poderia cair e quebrar. Quando pensei em levá-lo para outro lugar mais seguro, aconteceu o que eu temia. Imaginando a repreensão que iria receber, levei-o imediatamente a Meishu-Sama e pedi-lhe desculpas. Ele perguntou-me: “Onde se encontrava o frasco?” “Em tal lugar, assim, assim”, expliquei-lhe. Então, ele disse-me simplesmente: “Ah, então não aconteceu por sua culpa. O culpado “foi aquele que o colocou naquele local”.
Meishu-Sama, nunca repreendia de uma só forma. Se, por exemplo, íamos diante dele aflitos, pedirem-lhe desculpas, dizia: “Uma pessoa que está pensando em salvar a humanidade não deve se embaraçar por uma coisa tão simples”. Havia ocasiões em que quando se quebravam coisas modestas e baratas eram advertidos violentamente; entretanto, ás vezes quando isso acontecia com algo valioso e caro, dirigia á pessoa palavras amáveis, sem qualquer repreensão. Não podemos generalizar, mas ele dava orientação de acordo com o nosso pensamento.
(Um Servidor) – Pág. (49)
Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A
São Paulo/SP. Agosto – 1986 – 1. Edição – vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil