domingo, 4 de janeiro de 2015

ARRANJOS JAPONESES DA PROSPERIDADE PARA O ANO NOVO



Tradições Japonesas: Kadomatsu e Shimenawa - Enfeites utilizados para atrair a Prosperidade do Ano Novo!


No final de ano muitos já viram decorando casas, comércios, templos e vários lugares estas imagens. São símbolos das tradições japonesas para atrair a tão almejada prosperidade.
O significado de prosperidade aqui é ter boa saúde, harmonia na família, bons amigos, e dinheiro (prosperidade pessoal e financeira). O início do ano é o recomeço de alegria, novas inspirações, promessas e esperanças para uma nova vida, livrando os maus espíritos e recebendo a Proteção Divina para melhores dias.
Kadomatsu【門松】 é uma das peças decorativas mais tradicionais do Ano Novo.
Significado:

Trata-se de um arranjo de ramos de pinheiro (símbolo de longevidade), haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade). É colocado na entrada da casa para trazer sorte aos seus moradores e acolher os espíritos ancestrais ou Kami (Deus) da colheita.
Função

A função fundamental das cerimônias de Ano Novo é honrar e receber o toshigami (divindade), que trará uma colheita abundante para os agricultores e dar a bênção dos antepassados ​​de todos. A colheita refere-se não somente à agricultura mas prosperidade em todos os ramos de empreendimentos sejam pessoais, sejam comerciais.

Depois do dia 15 de janeiro, o kadomatsu é queimado em cerimônias nos templos pra apaziguar o Kami ou Toshigami (divindade) e liberá-los.

Permanecem até o dia 7 de janeiro, depois são queimados em cerimônias nos templos.





SHIMENAWA 【しめ縄】 

Outro adorno colocado no portão da casa é o “Shimenawa”. O ornamento é feito com um pedaço de palha grossa e entrelaçada com tiras de papel branco penduradas. Nele se amarram um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha e folhas de samambaia. Essa tradição é para manter a casa purificada e afastar maus espíritos e receber divindades. 

Shimenawa literalmente traduzindo seria “colocando corda”. Podem variar de diâmetros de centímetros a metros e são vistos frequentemente enfeitados com shide(ziguezague em forma de papel serpentina, utilizado em rituais xintoístas) que também podem ser vistos em cerimônia de inauguração, antes do início da construção de um novo edifício. 

No Japão também são usado em torno de árvores e pedras, Yorishiro (objetos capazes de atrair espíritos, portanto, habitado por espíritos) . 

Uma variação do shimenawa é usado nas lutas de sumô por yokozuna (Grand Champions) durante a cerimônia de entrada para denotar a sua classificação. Isto é porque o yokozuna é visto como uma vida Yorishiro, e como tal é habitado por um espírito. 

Recentemente notamos que o formato horizontal tem sido substituido pelo formato circular, mais fácil de ser colocado na entrada das casas, lembra um pouco a guirlanda usada pelos ocidentais na ocasião do Natal…. O material também tem sido substituído por plásticos para reduzir o custo, pois são trabalhos caseiros feitos por profissionais no ramo. 

Em meados de dezembro já estarão à venda KADOMATSU e SHIMENAWA nos supermercados, lojas de departamento, drogstore, floriculturas, templos inclusive nas lojas de ¥100 shop, em variados tamanhos e preços. Para atrair a prosperidade para o próximo ano, vale tudo. 
Tem que acreditar! 


Site: blog.suri-emu.co.jp?p=9370








































MOMENTO DE REFLEXÃO/MENSAGENS

O Romantismo não morreu

Nos tempos que correm, uma onda de pessimismo parece ter tomado conta das pessoas. Ouvimos idosos, olhando para o passado, e lamentosos, dizerem: Ah, no meu tempo era tão diferente. Abanam as cabeças, de forma negativa, olhando para os jovens que falam em ficar, em pegar e que parece terem esquecido todas as regras do recato e do bom tom. Saudosos, esses que amadureceram na vida, lembram do tempo do seu namoro, onde pegar na mão do namorado já queria dizer um compromisso sério. 

Beijo antes do casamento, somente na mão, na testa ou na face. Onde, enfim, tudo era reservado para a noite de núpcias. Especial, única, inapagável. Onde se aguardava o dia do casamento como o do dia D: inigualável. Ouvindo tudo isso, se nos deixarmos envolver, acabaremos, igualmente por nos contaminar. E tudo passaremos a ver dessa forma. 

Como se o romantismo tivesse morrido, o amor tivesse sido substituído por expressões ligeiras de um afeto fantasioso, que hoje é e amanhã é jogado fora. Contudo, não são todos os jovens que deixaram de sonhar com as coisas belas. E o amor continua na moda. O romantismo subsiste nas almas que amam o belo, o bom. Verificamos isso, em muitas atitudes detectadas na juventude. Quantas meninas sonham com o baile de debutantes, o serem enlaçadas por um jovem belo e adentrarem o salão, ao som de uma emocionante valsa? Observamos, em concertos que têm proliferado pelo mundo, acontecendo em grandes estádios, para milhares de pessoas. Ali estão as mais variadas idades presentes: crianças, jovens, adultos, idosos. E cada qual se emociona à sua maneira com a orquestra, a música, a dança, as cores e as luzes. Uns choram lembrando os amores já vividos, as experiências passadas. Outros se emocionam, sonhando com o futuro que almejam para si, ao som dos acordes que se sucedem e do espetáculo que é mostrado no palco. Quando veem jovens lindas, em vestidos maravilhosos, com seus pares em elegantes fraques se movimentarem aos sons melodiosos de uma valsa, as lágrimas lhes vêm aos olhos. 

Elas suspiram... E sonham. Sonham em ter um amor, que seja eterno. Em ter um par para toda a vida. Um par que as beije com delicadeza, que tenha gestos de polidez. Par que saiba elevá-las no ar, com braços fortes, quando as dores lhes estiverem vergastando os dias, exatamente como os dançarinos fazem com suas acompanhantes, no palco. Sim, o amor não morreu. As jovens continuam a sonhar com cavalheiros e eles, com verdadeiras damas. 

Não nos deixemos contaminar, pois, pela onda de pessimismo que se apresenta em muitos seres. Saibamos descobrir esses corações mal saídos da infância, sonhando com um futuro de alegria, de amor e de beleza. Para si, para seu par, para sua família, para o mundo. Ao lado dessas criaturas que parecem para nada ligar, senão para o momento presente, milhares de almas almejam um futuro melhor para esse planeta, começando por idealizar e lutar por sua própria e verdadeira felicidade. 

Pensemos nisso e invistamos nesses jovens, que podem ser nossos filhos, nossos netos, nossos sobrinhos, nossos irmãos, nossos amores, bem próximos de nós. Descubramo-los e os auxiliemos em sua construção do mundo de amor, desde agora. Por eles, por nós, pelos que virão empós.

Redação do momento Espírita



A Honestidade não tem Preço 

Porque não sabia o que fazer com a caixa, Andrey lhe disse: "Deixe-a comigo, que eu a A história é comovente. Fala de uma honestidade a toda prova, contada por Vladimir Petrov, jovem prisioneiro de um campo de concentração no Nordeste da Sibéria. 

Vladimir tinha um companheiro de prisão chamado Andrey. Ambos sabiam que daquele lugar poucos saíam com vida, pois o alimento que se dava aos prisioneiros políticos não tinha por objetivo mantê-los vivos por muito tempo. A taxa de mortalidade era extremamente alta, graças ao regime de fome e aos trabalhos forçados. E como é natural, os prisioneiros, em sua maioria, roubavam tudo quanto lhes caía nas mãos. Vladimir tinha, numa pequena caixa, alguns biscoitos, um pouco de manteiga e açúcar - coisas que sua mãe lhe havia mandado clandestinamente, de quase três mil quilômetros de distância. 

Guardava aqueles alimentos para quando a fome se tornasse insuportável. E como a caixa não tinha chave, ele a levava sempre consigo. Certo dia, Vladimir foi despachado para um trabalho temporário em outro campo. E porque não sabia o que fazer com a caixa, Andrey lhe disse: "Deixe-a comigo, que eu a guardo. Pode estar certo de que ficará a salvo comigo." 

No dia seguinte à sua partida, uma tempestade de neve, que durou três dias, tornou intransitáveis todos os caminhos, impossibilitando o transporte de provisões. Vladimir sabia que no campo de concentração em que ficara Andrey, as coisas deviam andar muito mal. Só dez dias depois os caminhos foram reabertos e Vladimir retornou ao campo. 

Chegou à noite, quando todos já haviam voltado do trabalho, mas não viu Andrey entre os demais. Dirigiu-se ao capataz e lhe perguntou: "Onde está Andrey?" "Enterrado numa cova enorme junto com outros tantos prisioneiros." - respondeu ele. "Mas antes de morrer pediu-me que guardasse isto para você." Vladimir sentiu um forte aperto no coração. "Nem minha manteiga, nem os biscoitos puderam salvá-lo." - pensou. Abriu a caixa e, dentro dela, ao lado dos alimentos intactos, encontrou um bilhete dizendo: 

"Prezado Vladimir. Escrevo enquanto ainda posso mexer a mão. Não sei se viverei até você voltar, porque estou horrivelmente debilitado. Se eu morrer, avise a minha mulher e meus filhos. Você sabe o endereço. Deixo as suas coisas com o capataz. Espero que as receba intactas. Andrey." 

Ser honesto é dever que cabe a toda criatura que tem por meta a felicidade. E a fidelidade é uma das virtudes que liberta o ser e o eleva na direção da luz. Uma amizade sólida e duradoura só se constrói com fidelidade e honestidade recíprocas. Somente as pessoas honestas e fiéis possuem a grandeza d’alma dos que já se contam entre os espíritos verdadeiramente livres. 

Texto da Redação do Momento Espírita, com base em artigo da Revista Seleções do Reader’s Digest de janeiro de 1950 


LIÇÕES DE VIDA

11 de Setembro

Um dia, logo após o 11 de setembro, eu conversava com uma pessoa que era responsável pela segurança de uma empresa no World Trade Center. Com muita calma, ele me contou histórias de sobreviventes e todas continham pequenos detalhes.Como você talvez já saiba, o chefe de uma empresa chegou tarde, simplesmente, porque era o primeiro dia do seu caçula no jardim de infância.Um outro estava vivo porque era seu dia de trazer rosquinhas para o café. Uma mulher atrasou-se porque o despertador não funcionou.

Outra porque ficou presa num congestionamento causado por um acidente.Um outro havia perdido o ônibus.Uma mulher teve que trocar de roupa porque derramou café.Alguém teve que atender a uma ligação.O filho de outro se demorou em sair da cama. Alguém não encontrava um táxi. Muitas outras histórias...Pequenos detalhes... Contratempos... Talvez, algum dia, seja escrito num livro.

E aquele homem com quem eu conversava estava vivo porque naquele dia estava usando sapatos novos que lhe causaram uma bolha no pé e teve que parar numa farmácia para comprar um Band-Aid.Isso me fez refletir muito a respeito do tempo. Hoje, quando pego um congestionamento de trânsito, um semáforo fechado, perco um elevador, atendo uma ligação no momento de uma saída... pequenas coisas que me aborreciam, penso comigo... estou exatamente onde Deus quer que eu esteja neste momento.

Que Deus continue a abençoar você com todos estes pequenos aborrecimentos que o faça lembrar de seus propósitos. Na próxima vez em que parecer que "se levantou com o pé esquerdo", seus filhos demorando em se vestir, não lembrar onde deixou as chaves do carro, pegar todos os semáforos fechados no caminho do trabalho, não fique triste, não se irrite, não se sinta frustrado, louve a Deus, e agradeça, porque Ele está cuidando de você.Nem sempre compreendemos os desígnios de Deus. Acredito que Ele queira sempre o melhor para nós, o difícil é ler suas entrelinhas...

Autor: Desconhecido



A Carta de um Bebê 

Oi mamãe, tudo bom? 

Eu estou bem, graças a Deus faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha. Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe. Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido. Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo !!!!

Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido, e já começo a ver como o meu corpinho começa a se formar, quer dizer, não estou tão lindo como você, mas me dê uma oportunidade !!!!!! Estou muito feliz!!!!!! Mas tem algo que me deixa preocupado... Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não se desespere. 

Mamãe, já passaram dois meses e meio, estou muito feliz com minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar... Mamãezinha me diga o que foi? Por que você chora tanto todas as noites?? Porque quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro? Vocês não me querem mais ou o que? Vou fazer o possível para que me queiram... 

Já passaram 3 meses, mamãe, te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso. Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã. Não entendo, eu me sinto muito bem.... por acaso você se sente mal mamãe?Mamãe, já é dia, onde vamos? O que está acontecendo mamãe?? Porque choras?? Não chore, não vai acontecer nada... Mamãe, não se deite, ainda são 2 horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas. 

Ei !!!!!! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha?? É um brinquedo novo?? Olha !!!!!! Ei, porque estão sugando minha casa?? Mamãe !!!! Espere, essa é a minha mãozinha!!!! Moço, porque a arrancou?? Não vê que me machuca?? Mamãe, me defenda !!!!!! Mamãe, me ajude !!!!!!!! Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho? Mãe, a minha perninha, estão arrancando. Diga para eles pararem, juro a você que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar. Como é possível que um ser humano (humano) possa fazer isso comigo? Ele vai ver só quando eu for grande e forte..... 

ai..... mamãe, já não consigo mais... ai... mamãe, mamãe, me ajude...Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão. Por favor, não chore,lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperando com muitos abraços e beijos. 

Te amo muito!

Seu bebê 

Autor: Desconhecido

MENSAGEM DE VIDAS PASSADAS

O Poder do Pensamento

“Todos já sabem que é você quem cria a sua realidade e a vida só poderá ser para você como pensa que ela será. Então, se você quer que sua vida realmente melhore, mude a sua idéia em relação a ela e a você.
Pense, fale e aja como o Deus que você é. Não há nada que você não possa ser ou fazer, nada que não possa ter. Que outro tipo de promessa você acha que Deus faria? Você acreditaria em Deus se Ele prometesse menos?
Porque se você é igual a Deus, isto significa que nada está sendo feito para você e que todas as situações são criadas por você não há mais vítimas e nem vilões; então, só há resultados de seu pensamento em relação a alguma coisa”, segundo Neale Donald Walsh, autor de “Conversando com Deus” e “Uma Amizade com Deus”.

“Existem LEIS UNIVERSAIS que nos regem independentemente de termos consciência delas.

Essas são as leis segundo as quais criamos e manifestamos nossa realidade. São elas:

1. LEI DA ATRAÇÃO MAGNÉTICA

Atraímos a nós o que desejamos. Atraímos também o que consideramos indesejável – se nos concentrarmos nisso. Se nos concentrarmos em doença, manifestaremos mais doença. Se nos concentrarmos em pobreza, manifestaremos mais pobreza. Se nos concentrarmos na falta de amor em nossas vidas, manifestaremos apenas mais carência. É impossível criar amor quando nos concentramos no medo.
É impossível criar prosperidade quando nos concentramos na pobreza.
Trata-se da lei da atração magnética.

2. LEI DA MANIFESTAÇÃO CRIATIVA

Agora que entendem a lei número um, invoquem a lei número dois. Concentrem-se intencionalmente no que desejam; evitem se concentrar no que consideram indesejável em sua vida.
Se estiverem numa sala onde houver outras pessoas entretidas numa conversa sobre algo que consideram indesejável em sua vida, educadamente se desculpem e vão embora. Permanecer nessa energia apenas atrairá mais dela para sua vida.

3. LEI DA PERMISSÃO

A lei mais difícil de todas. Ponham seus pensamentos na consciência universal fortalecidos pelo desejo. Então, retirem-se e permitam que o universo os manifestem para vocês.
Se vocês tiverem esperança, não estarão permitindo. Se tiverem expectativas, não estarão permitindo. Quanto mais esperarem, mais tiverem esperança, mais tentarão manipular ou controlar, então mais atrapalharão e retardarão a manifestação de seus desejos. A lei da “permissão” significa simplesmente isso: PERMITIR.
Lembrem-se, tudo na criação é energia. Todos os pensamentos por vocês pensados apresentam uma freqüência. Cada sílaba, palavra ou forma-pensamento por vocês invocada tem seus próprios conjuntos de freqüências que ressoam por todo seu universo.
Quando vocês se concentram no amor, as freqüências de alegria, harmonia e paz, ressoam por todo seu universo.
Quando se concentram no medo, freqüências de raiva, depressão e caos são as mensagens recebidas por seu universo”.
(Rich Work)

Vocês notaram que, com bastante freqüência, ao viver um pouco do que não querem, vocês atingem uma clareza maior e então acabam mesmo por chegar a uma decisão sobre o que querem realmente? Quando vocês compreenderem que a decisão provém do contraste, então entenderão porque o contraste é valioso, pois é essencial para se chegar a uma decisão.
Vocês são criadores e o criador é alguém que dá atenção ou se concentra em algo, e toda a criação diz respeito a concentrar energia.

EIS O QUE É CRIAR:

Experienciar e dar sua atenção a algo.
Seja o que for a que vocês estiverem dando sua atenção, esse objeto possui uma vibração toda própria. Tudo o que estão vivendo, tudo o que estão observando, tudo ao que estão dando a sua atenção inclui-se em sua vibração e, à medida que dão sua atenção a isso, essa vibração se reflete em sua vibração – e à medida que essa vibração se reflete em sua vibração, ela se torna parte de seu ponto de atração.

O PROCESSO CRIATIVO É SIMPLESMENTE ISTO:

Identifiquem seu objeto de desejo – o que significa simplesmente tomar uma decisão – e então de forma vibracional correspondam a essa decisão. Agora, isso parece bem simples, mas a maioria das pessoas não consegue completar uma frase sem contradizer seu próprio desejo. As pessoas dizem:
“Quero mais dinheiro. Estou tão cansado da luta”. Ou dizem: “Quero ter saúde, mas tenho medo de ficar doente”. Ou: “Quero ter saúde, mas esta doença é assustadora”. Ou seja, estão oferecendo seu desejo e, logo em seguida, estão oferecendo uma afirmação contraditória, sem nunca compreender que em ambos existe uma vibração à qual o universo está respondendo.

O universo não está respondendo às suas palavras. Está respondendo às vibrações, e vocês sabem qual é sua vibração pelo modo como se sentem. Quando estão sentindo alegria e grande contentamento, quando estão sentindo felicidade ou amor, estão em perfeita harmonia vibracional com a Fonte. Mas quando sentem raiva, frustração, medo ou culpa ou quaisquer emoções negativas, sem querer senti-las, vocês estão dando sua atenção a algo que vibra de forma muito diferente do seu próprio desejo, e acabam por incluir essa vibração inferior e lenta, mesclando-a, incluindo-a ao desejo, criando desarmonia e vivenciando situações negativas.
Então vocês podem sempre dizer, pela maneira como se sentem, em que grau estão correspondendo vibratoriamente a seu próprio desejo. Já ouviram a expressão: “rezem com um coração puro”? quando o seu desejo corresponde em termos vibratórios com o seu pensamento, então sua vibração é pura e o universo deverá lhe entregar o que desejam. Mas se estiverem rezando por algo que não possuem, e suas orações forem chorosas ou assustadas, agora vocês não estão em correspondência vibratória com seu próprio desejo e não há maneira de o universo lhes entregar o que estão pedindo.
A maioria de vocês está observando e não visualizando, e quero mostra-lhes algumas coisas que podem fazer para direcionar com mais deliberação seus pensamentos. É importante descobrir a vibração de seu desejo e mantê-la por pelo menos 17 segundos, pois 17 segundos é o ponto de combustão.
Se vocês forem capazes de manter um pensamento com pureza, sem contradizê-Io, por 17 segundos (um pequeno pensamento – não importa qual) então, pela lei da atração, outro pensamento igual se reunirá a ele, porque um atraiu o outro.
Segundo a lei da atração, o igual a si mesmo é atraído e, ao se juntarem, há uma combustão que soma esses pensamentos de vibração inferior e lenta, obtendo uma freqüência mais elevada e rápida. Então, agora vocês possuem um pensamento mais evoluído.

Então: “17 segundos de pensamento puro, que significa apenas pensamento não contradizente, equivale a duas mil horas de ação. Trinta e quatro segundos (17 x 2) de pensamento concentrado equivalem a 20 mil horas de ação (dez vezes mais). Se conseguir manter esse ritmo pelo terceiro intervalo de 17 segundos, ultrapassando a marca de 51 segundos, de modo que possa receber a combustão novamente, poderá multiplicar por dez mais uma vez. Isso equivale a 200 mil horas de ação. Se conseguir manter essa atitude por 68 segundos, sem contradizer sua vibração, poderá novamente multiplicar por dez – Isso dá mais “de dois milhões de horas de ação”.

(Abraham, através de Hester Hicks)
Vera Ghimel

Site : PortalAngels



Como exercer a Espiritualidade 

Conheça algumas atitudes que favorecem a conexão com aspectos elevados da vida, segundo o médico e Guru Indiano Deepak Chopra: 

1. Reconheça que existe um poder superior no universo, maior do que a pequena existência humana 

Plenitude
Você se torna mais humilde 

2. Aproveite as oportunidades de colocar mais amor no mundo 

Plenitude
Você se torna mais adorável 

3. Reserve alguns minutos do dia para refletir ou contemplar algo belo 

Plenitude
Você se torna mais forte 

4. Seja mais receptiva 

Plenitude
Você se torna mais graciosa 

5. Perdoe alguém que você não perdoaria 

Plenitude
Você se torna mais generosa 

6. Reconheça seus erros 

Plenitude
Você se torna mais responsável 

7. Tente enxergar o lado bom dos outros 

Plenitude
Você se torna mais positiva 

8. Reflita sobre o seu modo de pensar e de agir 

Plenitude
Você se torna mais centrada 

9. Abençoe o mundo 

Plenitude
Você se torna uma bênção 

10. Dê o melhor de si em cada relação 

Plenitude
Você se torna mais amorosa e próxima de Deus 

Site: PortalAngels 



MENSAGEM DE AUTOCONHECIMENTO

Saiba como acabar com a depressão ser usar remédio


Confira algumas dicas que ajudam a melhorar o bem-estar e, consequentemente, acabar com a depressão sem usar remédio:

Procurar um especialista para tratar problemas de depressão é imprescindível. E muitas vezes, se faz necessário o uso de remédios para o tratamento. Entretanto, já se sabe que algumas atitudes simples também podem ajudar no combate ao problema sem, necessariamente, o consumo de produtos medicinais.

Adorar um animal de estimação, por exemplo, é muito benéfico. Estudos revelam que brincar com um cão ou gato combate a tristeza e mantém a mente ocupada, um primeiro passo para a felicidade. Se você tem se sentido triste e desanimada sem nenhum motivo aparente, consulte um médico e confira as dicas abaixo para melhorar seu bem-estar:

Relaxe a Tensão

Sentada, tire os sapatos e pise em uma bolinha de tênis, rolando-a por toda a planta do pé por cerca de 2 minutos. Depois, repita os movimentos com o outro pé.

Acerte a cor

Levantou desanimada e não tem vontade de sair de casa? Monte um look com alguma peça laranja, nem que seja um lenço. A cor espanta o baixo-astral e estimula a alegria.

Pratique ioga

A técnica trabalha respiração, concentração, equilíbrio e postura. Você relaxa e, ao mesmo tempo, pratica exercício, liberando no corpo o hormônio da felicidade.

Site: PortalAngels


Sinta as suas emoções sejam Positivas ou Dolorosas 


A emoção é a linguagem que o coração usa quando precisa mandar algum recado. Ela é a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos. Quando negamos as nossas emoções podemos correr o risco de não estar em sintonia com os nossos pensamentos e não conseguirmos ver a realidade do mundo.

Quanto mais confusa estiver a nossa mente por falsidades, mal entendidos e ilusões, menos capazes seremos de tomar as decisões mais corretas. Precisamos de valorizar o papel das emoções como parte de um todo complexo (corpo, mente e espírito). Nada nesta vida é essencialmente bom ou ruim, o que faz algo ser prejudicial é a desproporção, ou seja, tudo o que é demais,ou de menos, faz mal.

Se prestarmos atenção às mensagens das emoções podemos descodificar os sinais de perigo, os limites nos relacionamentos, os papeis que adotamos no dia-a-dia. Sabia que uma parte significativa das pessoas prefere ignorar a verdade dentro de si, principalmente quando receia admitir, perante si própria e os outros que afinal está errado?

As emoções são muito importantes com relação a nossa sobrevivência. Se não mantivermos nossas emoções bem estruturadas, nossas chances de sobrevivência ficam bem reduzidas. Somos seres com uma biologia elaborada e de emoções bem refinadas como altruísmo, solidariedade, compaixão. Mas é imprescindível que essas atividades emocionais sejam harmonizadas e equilibradas com o uso da racionalidade e do pensamento analítico e investigativo. Cultivando a tolerância e respeitando as diferenças individuais, a fim de termos um convívio pacífico.

Quanto mais empenho colocarmos de forma a avaliar, apreciar e compreender a realidade, melhor equipados estaremos para enfrentar a adversidade.

Sinta as suas emoções, sejam positivas ou dolorosas. Você está vivo!


Site: PortalAngels



MENSAGEM DE AUTO-AJUDA

As Duas Caixas


Tenho em minhas mãos as duas caixas que Deus me deu para guardar. Ele disse: — Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada.Eu entendi suas palavras e guardei nas duas caixas tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas.

Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta continuava tão leve quanto antes. Curioso, abri a preta.Eu queria descobrir o porquê, e vi na base da caixa um buraco pelo qual minhas tristezas saíam.
Mostrei o buraco a Deus e pensei alto: "gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar..."

Ele sorriu gentilmente para mim e disse:

— Meu filho, elas estão aqui comigo!

Perguntei:
— Deus, por que me deu as caixas? Por que a dourada inteira e a preta com o buraco?

— Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos... E a preta é para você deixar ir embora suas mágoas e tristezas...

Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais felizes e deixar ir embora as tristezas!





A Bandeja de Humanos


Havia um anjo pequenino e muito brincalhão que nada levava a sério. Um dia então Deus chamou-o para lhe dar uma incumbência muito especial. Deus disse-lhe que tinha acabado de criar o mundo e que o tinha povoado com seres humanos. Disse-lhe também que os tinha classificado em casais, que cada um tinha o seu par certo.

Deus pediu ao anjo que pegasse na bandeja celestial que continha os humanos e que a transportasse para a Terra. Como o anjo era muito distraído e brincalhão pegou a bandeja sem grande atenção e, ao contornar uma esquina, bateu de frente com a sua namoradinha. 

O anjinho ficou tão atrapalhado que a bandeja lhe caiu das mãos. E os casais que Deus tinha selecionado na bandeja caíram e misturaram-se. Os anjinhos ficaram desesperados e tiveram que ir contar a Deus o que tinha acontecido. 

Deus disse-lhes que remediassem o que fizeram: "Vocês derrubaram, vocês unem novamente".

Mas os anjinhos eram muito distraídos e não sabiam como juntar os casais certos novamente. E é por isso que as pessoas se unem e se separam: Estes anjos continuam a juntar casais, até que os que Deus originalmente juntou se encontrem. Muitas vezes eles juntam casais errados, e isso provoca um desespero enorme nos humanos e quando percebem o erro, eles separam os casais errados. 

Por vezes é uma separação muito abrupta, pois os anjos não tem tempo a perder. Estes anjos querem que entendamos que eles pedem perdão a todos nós pelo que fizeram. Querem dizer-nos que trabalham com afinco para remediar os erros e que nós também não ajudamos nada. 

E pedem-nos para não nos isolarmos, que nos mostremos tal e qual como somos para que o trabalho deles seja mais fácil. Pedem-nos desculpas pelas bruscas separações, porque são dolorosas. Mas se os anjos nos separam de alguém, é porque em algum lugar, existe um outro alguém mais parecido conosco interiormente e por isso precisam deixar-nos sós para que esse encontro possa acontecer. 


CONTROLAVA ATÉ A HORA DO BANHO

Controlava até a hora do Banho

Os dias de Meishu-Sama eram programados com muito rigor, sem desperdício de um minuto ou um segundo sequer. Por isso, aqueles que serviam ao seu lado tenham especial preocupação com horário. Nesse ponto, creio que Meishu-Sama controlava os mínimos movimentos dos servidores. Por exemplo: quando ele me dava a permissão para ir tomar banho, creio que media o tempo que eu gostava. Se um dia eu demorasse exatamente sete minutos, daí por diante, mesmo tendo permitido que eu interrompesse meu trabalho para tomar banho, mandava alguém me chamar caso eu demorasse mais tempo. Dizia: “Ele leva sete minutos para tomar banho, por isso acho que já acabou. Chame-o. Como se vê, Meishu-Sama dava uma extraordinária importância ao tempo.

(Um Servidor) – Pág. (55)


A Partir de hoje vocês são duas Rodas 

Casei-me no dia 17 de Julho de 1949. Eu estava radiante de felicidade, pois por intermédio de meu superior, tive a permissão de comunicar pessoalmente o fato a Meishu-Sama. Na manhã desse dia, demorei-me nos preparativos mais do que previra, inclusive pelo esmero com que o barbeiro me atendeu. O encontro com Meishu-Sama estava marcado para as treze horas, mas chegamos á entrada de sua residência com exatamente um minuto de atraso. 

No momento em que a recepcionista entrou na sala de Meishu-Sama, ele parecia muito zangado por não termos sido pontuais e disse que não ia mais nos atender. Estremeci. Alguns instantes depois, entretanto, comunicaram-nos que ele falara: “Vou atendê-los”. Sentimo-nos aliviados e ficamos a sua espera na sala. Eu estava intranqüilo, pensando na severa repreensão que possivelmente receberíamos. Não tardou muito Meishu-Sama entrou, acompanhado por Nidai-Sama, e nos disse cordialmente: Parabéns! De hoje em diante vocês são duas rodas. A felicidade que senti nesse momento fez com que meus olhos se enchessem de lágrimas.

Ele não mencionara uma só palavra sobre o atraso. Eu estava preparado, imaginando a repreensão que receberia, de modo que fiquei muito feliz pelo seu gesto amável de dizer: “De hoje em diante são duas rodas”, isto é, “são marido e mulher”.

(Shibutyo – (Um Dirigente do Templo Filial) – Pág. (56/57)


Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Tradução (Igreja Messiânica Mundial do Brasil)
Edição da Fundação Mokiti Okada – M.O. A
2. Edição/Julho de 1986/ Vol. III – São Paulo/SP. 




NÃO ANDE COM O RELÓGIO DESREGULADO

Não ande com o Relógio desregulado 

Meishu-Sama lanchava normalmente ás quinze horas, mas os servidores não tinham a obrigação de lhe trazer o lanche exatamente nesse horário. Ele sempre dizia: Podem trazer cinco minutos antes. E acrescentava: A pessoa não deve se atrasar, mas pode se adiantar cinco minutos. No início, como um bobo que não tivesse aprendido outra coisa, eu sempre fazia tudo com cinco minutos de antecedência. Entretanto, fazendo disso uma norma, acabava cometendo outra falha.

Por exemplo: Se ás sete e meia entrasse no ar um programa humorístico, eu ligava o rádio um pouco antes, a essa hora porém ainda irradiavam notícias gravadas, luta de sumo ou anúncios de remédios, e não o programa que Meishu-Sama desejava.Ele, então me repreendia: Veja o que você me faz ouvir. Para ajustar o dia, um homem não necessita, mas que um ou dois segundos. Se ele não consegue fazê-lo nesse espaço de tempo, não pode ser qualificado como homem moderno; assim me ensinou Meishu-Sama. 

Certa vez fui advertido pela minha impontualidade, pois Meishu-Sama não admitia o atraso sequer de um minuto ou trinta segundo. Recebi uma severa repreensão: Se você não percebe esse descontrole, é porque seu conceito de horário é limitado. O homem moderno não pode desperdiçar tempo. Não ande com o relógio desregulado: E, quando me disse; Troque esse relógio, mas depressa do que nunca. Corri ao relojoeiro. 

(Um Servidor) – Pág.(52/53)

Já está na Hora 

Freqüentemente as pessoas solicitavam uma entrevista com Meishu-Sama. Muitas diziam que alguns minutos eram suficientes, mas pensavam que, uma vez concedida a entrevista, poderiam demorar mais tempo. Nessas ocasiões, delicadamente, Meishu-Sama falava: O Senhor me disse que era por alguns minutos; pois bem, já está na hora. Dessa maneira, deixava as pessoas completamente encabuladas. Muitas vezes elas iam embora com ar desapontado, sem nenhuma conclusão sobre aquilo que motivara a entrevista. 

(Um Servidor) – Pág. (54)

Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Tradução (Igreja Messiânica Mundial do Brasil)- Vol. III
(Edição da Fundação Mokiti Okada- M.O. A)
2. Edição- Julho/1986 – São Paulo/SP.


SORRINDO DIZIA: ATÉ LOGO!

Sorrindo, dizia: Até Logo!

A vida diária de Meishu-Sama era muito atarefada. Assim, conscientes de que as suas horas eram preciosas e de que ele não podia desperdiçá-las, não deveríamos prolongar as conversas. Entretanto, quando íamos lhe falar alguma coisa, a nossa tendência era prolongá-las. Se já tivéssemos acabado de falar o necessário e tentássemos continuar, Meishu-Sama dizia: Está bem. Até logo!. A seguir, desviava o olhar e, sorrindo, começava a fazer outra coisa. 

(Um Servidor) – Pág. (50)


Os Trabalhos é que iam se encaixando nas Horas

Observando os trabalhos realizados por Meishu-Sama, tínhamos a impressão de que eles iam se encaixando automaticamente nas horas. Não eram elas que o perseguiam; ele é que as perseguia. Ih! Já está na hora, preciso escrever aquilo, essa afobação nunca lhe acontecia. Creio que a impressão de seus trabalhos se encaixarem automaticamente dentro das horas era para mim o aspecto mais extraordinário de Meishu-Sama.

Jamais alguém precisou fazer-lhe pedido desta natureza: Gostaria que o senhor se apressasse a fazer isto. No início, devido ao rigor de Meishu-Sama em relação a horário, eu me sentia intranqüilo, com um temos angustiante. Posteriormente, conseguia terminar minhas tarefas exatamente na hora marcada e comecei a sentir uma profunda gratidão. Então concluí que bastava ter um relógio que funcionasse com precisão. Passei a sentir que depois que a pessoa se habitua ao horário, não há nada mais cômodo. 

(Um Servidor) – Pág.51


Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Tradução (Igreja Messiânica Mundial do Brasil)- Vol. III
(Edição da Fundação Mokiti Okada- M.O. A)
2. Edição- Julho/1986 – São Paulo/SP. 





EXPERIÊNCIA DE FÉ COM A PRÁTICA DO SONEN

EXPERIÊNCIA DE FÉ PRÁTICA DO SONEN(BRASIL)

Bom-dia a Todos!

Meu nome é Márcia Mayumi Horita Lopes, sou messiânica há um ano e dedico no Johrei Center Mogi das Cruzes – São Paulo. Hoje, gostaria de compartilhar com todos a grande transformação ocorrida em minha vida e de minha família ao conhecer o sagrado Johrei.

Sou casada e tenho dois filhos. Um de 11 e outro de 7 anos. Meu filho mais velho, Matheus, desde os cinco anos, sofria com dores constantes de cabeça, irritação, náuseas e vômitos, que o deixavam com olheiras profundas e muito desanimado.

Além disso, sua maneira de ser era bem diferente, pois tinha uma postura muito séria e adulta com relação às crianças de sua idade. Não gostava muito de brincar, sempre queria falar sobre seu futuro e isso me preocupava bastante.A situação piorou ainda mais, quando, em 2013, deixamos de morar na cidade e fomos para um sítio. Meu filho deixou claro que odiava morar naquela casa e que não via graça em nada.

Resolvi conversar com ele. Fiquei chocada e desorientada quando simplesmente me disse que até pensava em se matar. Eu jamais podia imaginar ouvir isso, principalmente de uma criança. Sabia de sua infelicidade, mas não imaginava que chegava a tal ponto.

Em setembro de 2013, conheci a Igreja Messiânica através de um casal que é proprietário de uma ótica em frente de meu local de trabalho. Certa ocasião, eles me convidaram para participar de um curso de ikebana e comentaram sobre o Johrei.Fiquei entusiasmada e recebi meu primeiro Johrei no local de trabalho deles. A partir desse dia, passei a receber Johrei com eles semanalmente. Sentia-me melhor e ganhei a esperança de que conseguiria cuidar do meu filho. Relatei aos meus novos amigos messiânicos a purificação de meu filho e, imediatamente, eles me sugeriram que eu fosse receber orientação na Igreja.

Nesse mesmo dia, fui ao Johrei Center com meu filho. Ao chegarmos pela primeira vez, o que me impressionou foi o fato de parecer que ele já conhecia o lugar há muito tempo. Após recebermos Johrei, foi-nos explicada a importância de darmos continuidade diariamente ao nosso fortalecimento espiritual. Meu filho saiu bastante feliz da Igreja e me disse que ali era o seu lugar, pois se sentiu muito à vontade.

Fui percebendo uma significativa mudança em seu comportamento e, principalmente em mim, o que me fez sentir que realmente estava no caminho certo. Continuamos a receber Johrei e as orientações diárias do missionário que nos acompanhou durante o período em que estávamos frequentando a unidade, bem como dos meus amigos da ótica, que me encaminharam.Eu não tinha dúvida do milagre que estava se apresentando em minha vida e, prontamente, comprometi-me a iniciar as aulas para conhecer melhor a Igreja e os Ensinamentos de Meishu-Sama.Assim sendo, dois meses depois de ter recebido o Johrei, eu tive a permissão de ser outorgada com o Ohikari (Medalha da Luz Divina) e meu filho recebeu o Shoko (Medalha de Proteção para Crianças).

A partir daquele momento, comecei a ministrar Johrei todos os dias: ao meu esposo, aos meus dois filhos e às pessoas de meu trabalho. Com muita alegria, notei que a vida do Matheus estava se transformando.

Finalmente, passei a enxergá-lo como uma criança. Ele começou a brincar com o irmão, a jogar bola, a correr, até a se sujar na lama. O que para muitas mães seria um desespero pela sujeira, para mim foi motivo de muita alegria e até emoção. Cheguei a chorar vendo-o brincar no sítio.Hoje, ele não tem mais os sintomas que tanto o afligiam. Quando ainda tem uma dor de cabeça, logo melhora ao receber Johrei.

Eu também percebi a mudança que ocorreu dentro de mim. Antes de conhecer a Igreja Messiânica, eu era uma pessoa que sorria externamente, mas o coração estava cheio de tristeza, decepção e mágoa. Chegava do trabalho irritada, e as pessoas de casa tinham até medo de mim.

Hoje, depois de conhecer o Johrei, sou muito mais feliz. Sinto meu coração leve, sou mais paciente. Minha família, percebeu isso e, especialmente meu esposo, que disse que agora dentro de nossa casa há muito mais harmonia. Então, ele, que sempre foi muito ansioso devido às questões financeiras, passou a receber Johrei diariamente e, graças a isso, tornou-se mais sereno e tranquilo.A partir desse dia, passou a assistir aos vídeos para frequentadores e despertou para fazer as aulas de Primeiras Noções Messiânicas.

Cheguei a pensar que meu marido demoraria muito tempo para me acompanhar na Igreja, mas fui tomada de muita emoção quando ele tomou a firme decisão de receber o Ohikari.Com sua decisão, nosso filho mais novo, que é muito ligado a ele, pediu para receber o Shoko para, com o irmão, ministrar Johrei igual ao papai e à mamãe. Também consegui encaminhar minha irmã, que está frequentando o Johrei Center.

Além do Johrei, depois que participo das aulas de Ikebana, meu marido e meus filhos apreciam muito quando chego em casa e começo a montar os arranjos, através dos quais consigo perceber a Luz de Meishu-Sama harmonizando todo o ambiente.Meishu-Sama nos ensina que o paraíso começa no lar. Hoje, completando um ano de membro, estar perante os senhores relatando essa experiência é algo maravilhoso.

Neste momento, eu estou muito emocionada e sinto profunda gratidão por aquele casal que foram os pioneiros da salvação de minha família, proporcionando-me conhecer os ensinamentos de Meishu-Sama e, principalmente, o Johrei, que iluminou e transformou minha vida.

Refletindo sobre como estava meu lar e minha família há um ano atrás e, depois que tivemos a permissão de conhecer a Igreja Messiânica, os ensinamentos e, em especial, a prática do Johrei, eu tenho muito que agradecer a Deus e a Meishu-Sama.

Assim, nesse período que antecede o Culto do Natalício, venho me empenhando cada dia mais para não perder nenhuma oportunidade que surgir para falar da Igreja Messiânica e apresentar o Johrei às pessoas.

Meu compromisso daqui pra frente é, junto com minha família, ser cada vez mais útil a Deus e a Obra Divina tornando-nos pioneiros da salvação de muitas pessoas. 

Muito Obrigada

Márcia Mayumi Horita Lopes

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
07 de Dezembro de 2014




EXPERIÊNCIA DE FÉ PRÁTICA DO SONEN(BRASIL)

Bom-dia a Todos! 

Meu nome é Orquelina Maria dos Santos Rodrigues, e dedico no Johrei Center Interlagos – São Paulo. 

Hoje, gostaria de compartilhar com todos o grande milagre de minha vida. No início de 1996, comecei a sentir dores pelo corpo, queda de cabelo e perda de peso, que foi se agravando, até ser internada. No dia seguinte sofri uma parada cardíaca, convulsão e fiquei na UTI por 7 dias. Após vários exames fui diagnosticada ter Lúpus (doença autoimune) associado a mielite transversa (doença neurológica que causa inflamação da medula espinhal). 

A situação foi tão grave que os médicos mandaram chamar meus familiares (saindo da UTI, os médicos perceberam que eu havia perdido totalmente os movimentos das duas pernas). 

Fiquei internada por três meses. A luta foi constante, com muita medicação para dor, depressão, além de fisioterapia, check-ups e exames, mas os resultados não eram positivos. Meu esposo, desesperado, procurava todo tipo de ajuda: ia em centro espírita, benzedeira, etc… 

Apesar da gravidade os médicos me mandaram dar continuidade nos remédios e ir para casa, dizendo para eu agradecer a Deus por estar viva, porém eles me disseram que havia a possibilidade de ficar numa cadeira de rodas. Retornei ao meu lar e fiquei acamada, totalmente dependente da ajuda de meu esposo e minha irmã que largou tudo para cuidar de mim. Quando precisava levantar, não tinha forças e as pernas não obedeciam. Então, minha irmã me ajudava a fazer a fisioterapia e a noite era a vez do meu esposo. 

Muitas vezes em meio ao choro e dores eu dizia: “Apesar de falarem que eu não vou voltar a andar, tenho certeza que Deus, vai me mostrar um caminho”. No final de setembro, minha vizinha que sempre via meu marido me ajudando, tocou a campainha e me ofereceu Johrei. Como eu era fiel de outra religião, recebi sem muita convicção. 

Entretanto, logo que terminou de ministrar, ela me convidou para ir ao Solo Sagrado de Guarapiranga; comentou que muitas pessoas já se sentiam melhor só de entrarem lá e me disse com bastante convicção: “Quem sabe você fica boa?”. Assim, aceitei o convite, mesmo desacreditando e duvidando do Johrei. 

Fui ao Solo Sagrado, em novembro de 1996 pela primeira vez. Como não conseguia andar, ficava apoiada no andador e, minha vizinha, com muita paciência e amor me acompanhava numa caminhada bem lenta. Eu, que só chorava, fiquei encantada com a beleza daquele lugar e com o carinho de todas as pessoas comigo. 

Fui orientada por uma ministra de Salvador que estava em aprimoramento no Solo Sagrado a receber 10 Johrei por dia. Minha vizinha se comprometeu a me levar ao Solo Sagrado e, durante três dias, ia de manhã recebia Johrei o dia todo e voltava no final da tarde para casa. No primeiro dia já voltei acreditando que Deus existe, pois me senti muito bem recebendo Johrei. Já no terceiro dia, antes de vir embora, estando próxima às escadas e apoiada no andador, senti uma força muito grande; isso me fez pegar no andador, segurá-lo no alto e sair andando. 

As pessoas, ao me verem, começaram a chorar e dizer: “Olha o milagre acontecendo!”; várias delas vieram correndo para ver o que estava acontecendo. Fomos até o Altar para fazer oração e eu consegui subir as escadas sem me apoiar em ninguém. Foi um momento do qual jamais vou esquecer, por toda a minha vida! Meishu-Sama estava me mostrando a força da Luz do Johrei e do Solo Sagrado. A partir daí, dei continuidade em receber 10 Johrei por dia, e os médicos, vendo a minha melhora, se surpreendiam e foram aos poucos tirando a medicação. 

Já no Natal daquele ano eu estava até dançando! Seis meses depois, em junho de 1997, recebi o Ohikari(medalha da Luz Divina) e, comecei a dedicar diariamente no Johrei Center. Eu abria a unidade para fazer plantão e ministrava muito Johrei. Os médicos vendo minha melhora a cada dia, retiraram toda a medicação que eu tomava. 

Enfim, não sentia mais as dores nas pernas e, 1999, não precisando mais do uso de medicação, fiquei apenas com uma leve sequela na perna, que não me impede de ter uma vida normal. Minha gratidão é profunda pois pelo parecer médico, eu ficaria em uma cadeira de rodas. Hoje o Lúpus está controlado, sem a necessidade de nenhum medicamento, tendo apenas que continuar o acompanhamento nas consultas. 

Sempre tive o sonho de me tornar mãe, mas, segundo a medicina, mulheres que tem lúpus não conseguem engravidar. Inicialmente, tive três abortos espontâneos, mas nunca desisti do sonho de me tornar mãe. 

Assim, na quarta gestação, fui diante do Altar junto com a ministra responsável pelo Johrei Center que frequento e entreguei a minha gravidez a Deus e a Meishu-Sama, dizendo que eu aceitaria o que acontecesse. 

Graças a Deus e a Meishu-Sama, a gravidez transcorreu maravilhosamente bem, e minha filha nasceu no tempo certo, com 50 cm e 3 kg e 620 g. O nome dela não poderia ser outro a não ser Vitória. 

Atualmente sou assistente de família e dedico como plantonista duas vezes por semana, além de também ser instrutora de Ensino. Há 3 meses, o atual Ministro responsável do Johrei Center, observando-me, percebeu que eu não estava dando vida ao grande milagre que recebi e o consequente nascimento de minha filha. 

Com isso, ele me orientou e pediu para eu não mais fazer cerimônia e parar de esconder Deus das pessoas; disse que eu precisava falar mais sobre estes milagres e mostrar para todos as provas destes, pois isso iria despertar e encaminhar um grande número de pessoas, fossem elas frequentadores ou membros que haviam perdido forças. 

Então, tomei a decisão de juntar várias fotos da minha purificação e, mostrando o antes e o depois, comprovo a força absoluta de Deus e Meishu-Sama. Assim, comecei a compartilhar com todos, principalmente durante a reunião de Johrei no lar que faço mensalmente em minha casa. Desde então, 14 pessoas já se tornaram membros da Igreja através do meu relato. 

Hoje, dia que se comemora o aniversário de Meishu-Sama, quero dizer a todos que Ele é o meu salvador e agradeço a minha vizinha que, graças a sua dedicação, me mostrou o caminho para que eu pudesse ser um verdadeiro instrumento útil a Deus. 

Agradeço a Deus, a Meishu-Sama e a todos os meus antepassados pelos inúmeros milagres que venho recebendo em minha vida, além da permissão de poder servir nesta maravilhosa obra de salvação. 

Parabéns Meishu-Sama pelo seu Natalicio! 

Muito Obrigada! 

Orquelina Maria dos Santos Rodrigues 

Culto Mensal do Natalício de Meishu-Sama
Solo Sagrado de Guarapiranga
21 de Dezembro de 2014