segunda-feira, 5 de março de 2012

Mundo das Mandalas



Mandala para colocar no bolso 

 Mandala de relacionamento Casal


Mandala Pintura Digital


Mandala Tibetana


Mandala Parto Orgásmico

Mandala Antúrio

Mandala ativa, energiza e irradia 

Mandala da Transformação

 Mandala do Ambiente 

Mandala do Amor 

Mandala do Caminho 

Mandala do Equilíbrio

Mandala Indígena

  Mandala Nosso Lar 

Mandala da Saúde 


Mandala da Música

Mandala da Harmonia Familiar


Mandala da Bruxa Jade Fênix

Mandala Humano-Saudações Amigos!!Antroposofia

OM Mandala


Mandala da Prosperidade 


Mandala da Natureza

Mandala da Busca e Sabedoria 

Mandala da consolidação do Mundo

Mandala que limpa a Mente 

Mandala da Meditação


Mandala o encontro do Ser


Mandala das Descargas

Mandala dos Signos 

Mandala Pessoal
Mandala da Astrologia 

Mandala da Totalidade e da Integração


                                       Mandala Mitos e Arquétipos         

Mandala Xama nica  voltando a vida presente suave e tranquila             


Mandala Arte da Índia 




Mandala Mantras e Yantras




Mandala da Índia e extremo Oriente 




"Mandala" 



O Que é Mandala 


A palavra MANDALA vem do sânscrito de origem hindu, e quer dizer "círculo mágico" , um círculo de energia. A Mandala é constituída por desenhos geométricos - basicamente círculos, quadrados e triângulos - que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a imagens simbólicas formando um grande círculo contendo várias imagens significativas. A Mandala é a expressão visual do retorno à Unidade pela delimitação de um espaço - o espaço dentro do círculo - símbolo do "espaço sagrado". A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita esse espaço circular separando-o do restante do Todo. Este espaço então é preenchido com várias imagens representativas das mais variadas ligações simbólicas, resultando numa representação gráfica da relação dinâmica entre o Homem e o Cosmo. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas. 

A função da MANDALA pode ser direcionada para o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual (Mandalas direcionadas ou específicas), prosperidade pessoal, para atrair relacionamentos harmoniosos (Mandala Pessoal), para harmonização entre elementos humanos como casais, sócios, pais e filhos etc.. (Mandala do Relacionamento) bem como para obter êxito material profissional e/ou empresarial (Mandala da Prosperidade). 


Mandala Pessoal 


A MANDALA PESSOAL pode servir como tema de meditação que leva ao auto-conhecimento e ao poder de concentração, e, por conseqüência, é uma excelente ferramenta de auto-ajuda auxiliando no controle do estresse e da depressão. Servindo como foco de contemplação ou meditação, a MANDALA PESSOAL ajuda a canalizar determinados tipos de energias a fim de equilibrar nosso estado físico, mental, emocional e espiritual já que as figuras e símbolos que entram na sua composição expressam e vibram as energias específicas da pessoa. 

Sendo a Mandala Pessoal é um "retrato" de determinado ser humano, serve como fonte para reequilibrar seus fluxos internos e externos, para gerar mais harmonia entre o seu consciente e o inconsciente, levando a pessoa a se sentir mais centrada e com uma maior compreensão sobre si mesma, além de sintonizá-la melhor com as correntes construtivas e evolutivas da vida e do pulsar do Universo. 

A MANDALA PESSOAL funciona também como um talismã pessoal podendo atuar como defesa e proteção pois nela está contida toda a simbologia representativa daquele determinado ser humano. É elaborada a partir da Numerologia, Signo e Cor da pessoa, incorporando dessa forma, desenhos e figuras geométricas que somente a ela dizem respeito. Sua elaboração leva em conta ainda a prosperidade material assim como as boas vibrações amorosas no sentido de obter sucesso nas relações. A MANDALA PESSOAL pode ser colocada em casa no setor da Espiritualidade indicado pelo Feng Shui de acordo com o resultado fornecido pela aplicação do Ba-guá.A MANDALA PESSOAL pode ser ainda uma excelente opção deTATUAGEM já que se terá na pele toda uma simbologia única e individual. 




MANDALA DA PROSPERIDADE 


Na China, as mandalas foram e são usadas até hoje para atrair abundância e sorte nos negócios. Podem ser utilizadada também, não necessariamente, de acordo com o Feng Shui (posicionada no setor da prosperidade após a aplicação do ba-guá) e é desenvolvida tendo como foco o ramo de atividade da empresa conforme o objetivo do negócio/empresa/autônomo se baseando nos números favoráveis para o empreendimento assim como nas melhores cores para se atingir os objetivos da empresa e alcançar a prosperidade. 

Na Mandala ao lado o ramo de atividade da empresa é a comunicação (Agência de Publicidade), daí o uso concentrado do Amarelo e do Laranja que, entre outras coisas, são cores que estimulam a comunicação e a criatividade e também elevam a concentração. A Mandala está toda centrada nos números 5, 4 e 8. O 5 para trazer vibrações de movimento, o 4 voltado para vibrações de concretização e o 8 para a prosperidade financeira. O Vermelho no centro (cor da felicidade para os chineses) acentuando o número 5 das pétalas da flor central, tem como objetivo canalizar o chi . 


Mandala do Relacionamento 


A MANDALA DO RELACIONAMENTO tanto pode ser usada para captar energia afetiva, harmonizar a relação e transformar vibrações negativas em positivas, quanto para amenizar as dificuldades nos relacionamentos. É baseada nas datas de nascimento das duas pessoas - casal, sócios, pai e filho etc..- podendo ser desenvolvida também tendo em vista mais de uma pessoa como no caso de harmonização dionamentos familiar com vários membros ou de uma empresa com vários sócios. 
A Mandala foi estruturada com base no símbolo do Yang/Yn, ela Aquário com ênfase no número 4 e ele canceriano com ênfase no 8. Há ausência do raio Laranja na cromologia pessoal do casal. A Cor Pessoal dele é o Branco, a dela o Verde e o Laranja foi inserido para tentar suprir a ausência desse raio cromático. O Rosa diz respeito ao amor e o toque de Vermelho à paixão. 

A Mandala contém talismãs rúnicos relativos a fertilidade, prosperidade, o nome de ambos escrito em runas (alfabeto celta considerado mágico) a figura geomântica que simboliza a união e símbolos relacionados a concretização e estabilidade do relacionamento. 

Há ainda os símbolos do signo solar de cada um - Aquário e Câncer - bem como os dois são também representados pelos símbolos feminino/masculino inseridos no centro. 


Mandala dos Signos 


A Mandala do Signo é construída a partir de imagens simbólicas, desenhos e formas geométricas relacionadas a determinado Signo do Zodíaco. Símbolos e elementos gráficos se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando formam um grande círculo contendo todas as informações significativas de um signo zodiacal como seu planeta regente, seu símbolo astrológico, a figura que o representa assim como as cores respectivas. Abaixo alguns exemplos de Mandalas dos Signos que, como peças únicas podem ser aperfeiçoadas e passar por releituras, mas sempre mantendo o foco e respeitando os parâmetros do signo zodiacal. 


O uso terapêutico da Mandala 


A MANDALA é um diagrama capaz de representar as relações entre o ser humano e o Cosmo, cujo uso pode ser constatado nas mais remotas culturas. As civilizações orientais, especialmente as da tradição hindu, desenvolveram grande habilidade em lidar com mandalas Para eles há muito a Mandala serve de "elemento material" que faz a integração entre a realidade aparente e as esferas superiores. Tais esferas superiores podem ser vistas tanto como as fontes divinas da nossa existência quanto como o denominado por C. G. Jung como processo de individuação. 


Segundo Jung meditar, contemplar e sonhar com Mandalas é parte natural do processo de individuação.O círculo desenhado pode conter e até atrair partes conflitantes da natureza individual, mas,mesmo fazendo um conflito vir à tona, a Mandala leva a uma inegável e considerável descarga de tensão, daí sua importância contemporânea visto que a humanidade vive em constante estado de estresse. A forma do círculo remete o homem ao isolamento seguro do ventre materno, é algo como uma linha protetora ao redor do espaço físico e psicológico que identificamos como nós mesmos. Na Mandala, é criado um espaço sagrado próprio, um lugar de proteção, um foco para a concentração de nossas energias mentais e emocionais. Através de uma Mandala é possível despertar a intuição e direcionar a energia mental para determinado objetivo harmonizando intuição, vontade e razão estabelecendo assim, um caminho que alcance um maior nível de consciência. A contemplação/meditação de determinada Mandala auxilia a desbloquear emoções e sentimentos a fim de elevar nosso estado interior ou mesmo ativar e canalizar determinados tipos de energias.

O uso terapêutico das Mandalas está quase sempre relacionado ao desbloqueio e/ou ao despertar de sentimentos e sensações que temos dificuldade para lidar ou dificuldades para manifestar exteriormente. A Mandala Pessoal servindo como foco de contemplação ou meditação ajuda a canalizar determinados tipos de energias a fim de equilibrar nosso estado físico, mental, emocional e espiritual já que as figuras e símbolos que entram na sua composição expressam e vibram as energias específicas da pessoa. Sendo a Mandala Pessoal um "retrato personalizado" é extremamente útil como fonte de concentração e inspiração para reequilibrar fluxos internos e externos, para gerar mais harmonia entre o consciente e o inconsciente, levando a pessoa a se sentir mais centrada e com uma maior compreensão sobre si mesma, além de sintonizá-la melhor com as correntes construtivas e evolutivas da Vida e do Cosmo. 

A contemplação ou meditação tendo como base a Mandala da Prosperidade facilita a concentração para focar e fixar a vibração da abundância ajudando a canalizar nossos esforços para realizar nossas metas materiais. A mente racional concretiza o que foi estabelecido de forma intuitiva na Mandala direcionada à prosperidade, abrindo portas para vibrações e freqüências que facilitam atitudes que geram abundância. 

Mandalas "direcionadas" desenvolvidas especialmente para sintonizar determinada freqüência como o encontro da alma gêmea, a harmonia familiar, a prosperidade e abundância material, a concentração mental, etc. podem ser instrumentos úteis para canalização da energia mental harmonizando vontade, intuição e razão a fim de alcançar determinada meta. 



Fonte: Annalu Frussa 
Consultoria em Astrologia e Numerologia 
Fone: (11)3865-1781 



A técnica do Furoshiki em Bolsas e embalagens para Presentes








Bolsa Furoshiki                                   


Bolsa Furoshiki. Você sabe o que é isso?

Pela grafia dá para notar que o nome é japonês, mas você sabe o que furoshiki? Com origem na época dos samurais, o acessório é uma espécie de sacola criada para embrulhar as roupas das pessoas que frequentavam os banhos públicos. Com o passar dos anos, a bolsa foi ganhando outras formas que podem ser modificadas sempre, é só ter criatividade e, é claro, habilidade manual. 

Agora, o furoshiki, super comum no oriente, chega ao ocidente. A bolsa tem cara de praia, tudo a ver com o verão. Mas também pode ser usada no dia a dia para alegrar qualquer visual com as cores da canga e até para ajudar o meio ambiente. Que tal trocar as sacolas plásticas do mercado por furoshikis? 

Se você gostou, saiba que para conseguir uma é só ter uma canga super colorida e montar a sua. Não é necessário nem saber costurar. As bolsas, independentemente do modelo, são feitas a partir de nós dados no tecido. 
A versatilidade de um tecido quadrado mágico 

O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda. 

Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos três Rs reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas. 

Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki), o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente. 

No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani (formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie) onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki. O “convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro ‘Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki”, dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração. 



Fonte: vilamulher.terra.com.br /bolsa-furohiki-voce-sabe-o-que-e-isso-14-1 
Nikkeypedia.org/índex.php/furoshiki 
[E-mail: sofisfuroshiki@gmail.com Sofia Nanka Kamatani] 
















Bem -Estar como modo de Vida



BEM – ESTAR COMO MODO DE VIDA 

Deepak Chopra – Uma das figuras mais respeitadas do mundo no campo do bem - estar e desenvolvimento humano – fala sobre como viver em equilíbrio e sobre seus novos livros. 

Deepak Chopra foi entrevistado pela conhecida Revista Norte - Americana Magical Blend, falando sobre o bem estar e desenvolvimento humano. 

*Gostamos muito “de seu Livro,” “Torne-se mais Jovem”, “Viva mais Tempo”. Em sua visão, quais são os hábitos mais importantes que deveríamos cultivar para desenvolver longevidade, saúde e alegria? 

Acho que o Livro resume realmente tudo isso, mas eu diria que o fator mais importante é saber como controlar o estresse, ter uma experiência de vida que seja fácil, sem esforço, espontânea, não ter ansiedade, e ser alegre. Esse é o hábito mais importante que você pode cultivar como modo de vida. 

*O estresse é, obviamente, um culpado oculto e importante por trás de muita enfermidade, morte e doença. Como você recomendaria que reduzíssemos nosso nível de estresse, particularmente diante de alguns dos eventos dos últimos meses (os jornalistas referem-se ao atentado de 11 de setembro e suas conseqüências)? 

Obviamente, não existe qualquer fórmula; todas as pessoas têm suas técnicas favoritas. Podemos falar sobre música, meditação, ioga, técnicas respiratórias, relaxamento. A coisa mais importante para se entender é que as pessoas ficam estressadas quando suas necessidades são ameaçadas e que todas nós, como seres humanos temos necessidades fundamentais tais como a sobrevivência, a segurança, o amor, a necessidade de possuir coisas, a auto-estima e a espiritualidade. Quando as necessidades são ameaçadas, e são ameaçadas, certamente, pela tragédia que aconteceu, a primeira coisa é que as pessoas sentem-se arrancadas do fluxo da vida. Sentem-se isoladas e separadas, e isso acarreta muito medo. 

Se o ocorrido for muito repentino, o medo levará ao choque, ao torpor e á negação, porque você não quer acreditar que aconteceu. Segue-se uma fase de vulnerabilidade e desamparo. Essa é uma oportunidade de fazer contatos, oferecer e procurar ajuda, e de se aproximar realmente de outras pessoas, pois esse estágio de vulnerabilidade e desamparo se não for enfrentado apropriadamente através de procura e contato com as pessoas levará a ataques de pânico ou ansiedade aguda. Logo, procura-se um escape através da raiva e da hostilidade, pois a raiva serve para dois propósitos: ela lhe dá algo externo para focalizar, em vez de encarar o que está acontecendo no interior; e também lhe dá uma sensação de controle, ou seja, a pessoa tem alguma coisa para fazer. 

Logo, a raiva e a hostilidade tornam-se justificativas para mais raiva e hostilidade e, através dessa justificativa, têm-se vidência, intolerância e, finalmente terrorismo, que depois leva a um estado de ansiedade crônica em que cada pequeno estímulo no ambiente provoca ansiedade. E, no final, muito desperdício de energia, de pressão e culpa o que depois perpetua o ciclo de raiva, hostilidade, ansiedade, depressão e culpa. 

Essa é a anatomia do medo, sempre que nossas necessidades são ameaçadas. Então, para responder sua pergunta de uma maneira bastante simples, pergunte a si mesmo: “Do que estar precisando agora na área de sobrevivência, segurança, amor, posses, auto - estima e espiritualidade?” Depois, procure cumprir essas necessidades. Essa é a melhor maneira de impedir que seu corpo e mente entre em entropia. 

*Como isso funciona no Mundo Cotidiano? 

Existem três componentes em qualquer experiência: há o estímulo externo, uma interpretação interna e uma resposta biológica do corpo. Então, considerando essas três coisas, podemos dizer que talvez possamos mudar o ambiente e, algumas vezes, isso é possível, outras não. Se ficar preso em um engarrafamento lhe causa muito estresse, então você pode mudar o ambiente, pode sair para trabalhar mais cedo, ou ir trabalhar mais tarde, mudar de emprego ou de casa. Então, primeiro você pergunta: “o que posso fazer para mudar o que vejo como uma ameaça para mim e para o ambiente? Como posso mudar o estímulo externo?” A segunda coisa que se pode fazer é dizer: “Muito bem! Não posso mudar o estímulo externo; o que posso fazer para reinventá-lo, para mudar o contexto do estímulo, para entender a oportunidade em seu bojo?” Em outras palavras, como posso fazer uma limonada só tendo limões? 

Então, isso é reinventar, reinterpretar, mudar o contexto, e existem muitas maneiras cognitivas e perceptivas de fazer isso. A terceira coisa que se pode fazer é mudar sua resposta biológica. Você não muda o estímulo, não muda o contexto, mas pode mudar sua resposta biológica aprendendo a relaxar seu corpo ou aquietar a sua mente. É aí que coisas como treinamento autógeno, reflexologia, relaxamento muscular progressivo, massagem, meditação e técnicas psicofisiológicas assumem um papel importante. Não há qualquer resposta pronta para todo mundo, mas quando você observa uma pessoa você vê como a vida dela está transcorrendo e você a ensina como assumir responsabilidade por suas emoções, como vivenciá-las, identificá-las, exprimi-las, liberá-las, compartilhá-las, e como celebrar a experiência de vida sem criar intoxicação emocional e turbulência tóxica em seu sistema de mente-corpo. 

*Você diria, realmente, que o amor é a resposta definitiva para a maior parte desses problemas que temos entre nós ou com nós mesmos? 

Sim, o amor é o oposto de medo e isolamento, mas você sabe que, se está se sentindo ameaçado em suas necessidades, provavelmente, nem mesmo terá tempo para pensar em amor. 

*Em seu livro, como conhecer deus (How to know God), você diz que as pessoas têm como escolher a forma pela qual se relacionar com Deus? 

Sim, penso que a experiência Divina depende do nível da consciência. Nas tradições orientais, esses níveis de consciência freqüentemente são referidos metaforicamente como os sete chakras. Em meu livro, expliquei os mesmos sete níveis de consciência em termos de respostas biológicas, começando com a resposta de luta, fuga, a reativa, a resposta de consciência em repouso a intuitiva a criativa, a visionária e, finalmente a sacra. Então, começamos com níveis de consciência limitados e na sétima resposta, chegamos a um nível de consciência infinito e desprendido, não-conceitual, inefável, porém experiencial. Assim, o livro é realmente uma versão contemporânea de um dos modos mais antigos de considerar a experiência da divindade. 

*Em sua própria vida, você é um exemplo para as pessoas devido á extensão, criatividade e produtividade de suas atividades cotidianas? 

Bem, eu poderia lhe dizer que é a minha atitude interior que está acontecendo. O oceano se eleva em ondas e, depois estas descem. Então, o fenômeno ao quais as pessoas se referem quando falam de Deepak Chopra é uma ondulação no oceano da consciência, que vai baixar em algum momento. É enquanto isso durar podemos nos divertir. 

*Como outras pessoas podem seguir seu exemplo, aumentando sua alegria de viver e melhorando a qualidade de sua existência? 

Penso que a chave é não ser demasiadamente obstinado com relação ás opiniões, não ser dogmático ou defensivo. É importante passar um tempo sozinho, praticar não-fixação, ficar quieto, testemunhar o mistério da vida que nos circunda em cada momento de nossa existência, enquanto ela acontece espontaneamente. 

*Quais seriam os maiores empecilhos que ficam no caminho das pessoas que despertam para essas mudanças? 

Acho que quando mais pensamos em nós mesmos, maior será o impedimento. Quanto mais nos concentramos em objetivos pessoais, gratificação do ego e ambição, menos chance haverá de acessarmos os reinos mais profundos da existência. Algumas vezes, em momentos de silêncio, você consegue perceber que não existe uma pessoa; existe somente o universo fingindo ser uma pessoa. 

*Na procura das pessoas por Deus ao longo dos séculos, elas geralmente se voltavam para a religião. Contudo, o papel da religião na vida das pessoas parece estar mudando radicalmente? 

Bem, o papel da religião tem sido etnocentrismo, fanatismo, racismo, ódio, guerra, limpeza étnica, assassinato e espírito. Vamos ser honestos nenhuma religião pode afirmar ter realmente oferecido salvação para a humanidade. As religiões têm girado no redor de controle, poder, conquista e dinheiro. Além disso, os fundadores da religião não foram fundadores intencionais. Não acredito que Cristo se considerava um Cristão, que Buda se considerava um Budista ou que Maomé se considerava um muçulmano. Essas são instituições que se desenvolveram depois, e mesmo tendo oferecido conforto e o senso de comunidade, globalmente elas dividiram mais do que unificaram. Então, á medida que entramos em um mundo, uma economia, uma cultura e uma internet globalizadas, penso que também entraremos em uma espiritualidade globalizada. 

*Você acha que a religião se desenvolveu dessa forma por que tenta captar a verdade e engessá-la? 

Ela faz isso. Outra coisa é que a verdade é tão poderosa, e possui um efeito tão incrível nas vidas das pessoas, que os indivíduos que pensam que são donos dela ou os que estão próximos daqueles que a forneceram ficam tentados a usar esse poder para gratificação do ego. A tentação é ficar intoxicado pelo poder que ela lhe confere. 

*Muitos de seus livros têm aconselhado pessoas no sentido de viverem vidas mais saudáveis e satisfatórias. Que papel você acha que o corpo exerce no desenvolvimento espiritual das pessoas? 

É muito importante. Se seu corpo não estiver saudável, você não irá ter a atenção focalizada para cultivar o estado de consciência que lhe confere uma experiência espiritual. De forma semelhante, se você for pobre e não conseguir se alimentar, não irá pensar em coisa alguma além de suplicar a Deus como um pedinte. Vivekananda, o grande filósofo indiano, costumava dizer que é um insulto falar sobre espiritualidade a alguém que está faminto primeiro, você tem de alimentá-lo. Os pobres materialmente geralmente são pobres culturalmente, em educação, em consciência ou em espírito. 

Mas não enxergamos a pobreza como um desequilíbrio no ecossistema, em boa parte na mesma forma que a ostentosa e extravagante exibição de riqueza. Existe algo na exibição de extravagância e riqueza que pode ser vulgar e degradante. Acho que precisamos reconhecer que ambos os extremos são realmente perigosos para nossa evolução. 

*Como as pessoas podem agir para fazer diferença no estado do planeta? 

Pergunte constantemente a si mesmo: “Como posso ajudar? Qual é o meu papel, como posso servir? “E reconheça que há alegria, realização e sucesso tremendos que provêm disso. A chave do sucesso é saber que , quando você não se prender a ele como objetivo propriamente dito, é aí que ele acontece. 

*Qual o conselho que você daria as pessoas que estão lendo a sua entrevista? 

Existem quatro maneiras de entrar em contato com a Divindade que são descritas nas tradições orientais. Chamam-se as quatro iogas, com ioga significando “União”. O primeiro é o Karma yoga, que significa a ioga de ação. O ensinamento básico é que não importa o que você faça, sempre que agir, sinta que é um instrumento do Divino, que cada ação sua, cada respiração sua, é um movimento Divino do Eterno. Como resultado disso, você nunca tem de se preocupar com as conseqüências, pois sempre estará fazendo a coisa certa. Se você tiver a atitude interior de que é um instrumento para que a inteligência universal se expresse, então isso acontecerá. O segundo é o Raja yoga, que é a prática de meditação, oração, solidão, introspecção e contemplação. O terceiro é o Bhakti yoga, que é o amor. Faça do amor as relações mais importantes e promissoras, e a atividade mais importante de sua vida. O quarto é o Jnana yoga, o cultivo do intelecto. Estude leia, procurem por sinais, os sinais são o melhor caminho para compreender as Leis da Natureza, e o que são essas leis se não os pensamentos de Deus? 

*Quando você fala do Divino, você o imagina como uma entidade individual? 

Você pode fazer isso se ajudá-lo, mas para mim, o Divino é a inteligência infinita que se orquestra em tudo, desde uma folha de capim até galáxias e supernovas, buracos negros e todos os universos que continuam se expandindo no infinito, bem como meus pensamentos e sensações mais íntimas. 

*Falando sobre equilíbrio e sustentabilidade, como você definiria a frase “viver em equilíbrio” a partir da perspectiva do individuo, bem como da sociedade mundial? 

Equilíbrio, em termos médicos, é uma coisa chamada homeostase, que significa que sempre existe uma alça de retroalimentação auto-referida que mantém um estado de não-alteração dinâmica no meio da mudança. Assim, seu nível de açúcar no sangue permanece entre 80 e 120, seu nível de colesterol permanece entre determinados níveis em outras palavras, há uma variação de não alteração no estado de mudança dinâmica. Tanto a mudança quanto a não – alterações são mantidas dinamicamente juntas em homeostase esse é o estado de equilíbrio s só pode ser atingindo através de uma integração de corpo, mente, espírito e ambiente em uma série contínua. 

Você começa a ver que o ambiente é uma extensão de seu corpo, que seu corpo é uma extensão de sua mente, que sua mente é uma extensão da consciência e que, no nível mais profundo, você é a consciência que projeta mente, corpo e ambiente. O ambiente em que você se encontra é o que você criou, e assumir responsabilidade, portanto, significa entender a mecânica dessa não- alteração dinâmica no meio da mudança e é a isso que todas as tradições de conhecimento se referem. 

*Finalmente, com referência a dois de seus projetos recentes, se nosso propósito é “conhecer Deus”, bem como “nos tornarmos mais jovens e vivermos mais”, você acha que se as pessoas conhecessem verdadeiramente Deus, elas iriam querer viver mais? 

Penso que a única razão para viver mais seria usar seu corpo e mente para explorar a consciência. O desejo de viver mais, ou de não prolongar a vida, seria bastante pessoal. Ele se basearia no karma de uma pessoa. Portanto, seria algo bastante individual. A razão principal para viver uma vida longa e saudável é que seu corpo é o veículo para sua consciência, e se você vai entrar nessa rodovia cósmica, bem que você poderia ter uma boa viagem. 




Fonte: Revista Sexto Sentido 
Ano. 3 – N. 34 – Outubro/2002 – São Paulo/SP. 



Deepak Chopra- ( www.chopra.com)
Livros: Torne-se mais jovem, Viva mais tempo, Como conhecer Deus / Ed. Rocco
Entrevista: Publicado na Revista Magical Blend por: Michael Peter Langevin e Mike Richman
Site: (http://www.magicalblend.com) Tradução: PM Agria


Nota: O Dr. Deepak Chopra é sem dúvida, uma das figuras mais respeitadas e populares nos campos de bem-estar e desenvolvimento humano. Fundador e Diretor do Chopra Center for Well Being, em La Jolla, California, ele é mundialmente conhecido como Professor, Palestrante e Escritor, Autor de mais de 30 Livros, incluindo “Torne-se mais Jovem”, ”Viva mais Tempo” (Growyounger, Live Longer). Seu livro mais recente é The Deeper Wound: Recovering The Soul from Fear and Suffering (A ferida mais profunda: Recuperando a Alma do medo e do Sofrimento) publicado pela Harmony Books, que será lançado no Brasil pela Editora Rocco. 



         BANHO DE OFURÔ



BANHO DE OFURÔ


No Japão, o banho é uma é uma hora importante para a vida dos japoneses. Além da higiene é claro, aqui se adota o banho de ofurô, um costume milenar japonês. O banho inicialmente, se começa fora da banheira, onde o indivíduo se lava com os produtos de banho e shampos, para só depois entrar na banheira ofurô. Isso porque, geralmente todos da família vão usar a mesma água do ofurô, por isso a necessidade de se entrar limpo e a água são trocadas uma vez por dia. Em muitas famílias a água depois de usada não é desperdiçada, sendo usada para a lavagem de roupas no dia seguinte.

O propósito do banho de ofurô é aquecer o corpo e relaxar. A temperatura do ofurô, normalmente é de 40 graus.
O banho de ofurô, geralmente é tomado à noite, antes de dormir. Na tradição, o banho se começa pelo pai, depois a mãe e seguidamente os filhos, se houver. Diferentemente da banheira convencional, onde a pessoa costuma se deitar, o banho de ofurô é realizado sentado, em posição fetal. “Isso é para lembrar o útero da mãe. A idéia é retomar o relaxamento que tinha nesse momento da existência. É o momento que a pessoa tem para estar consigo mesma”. Mais do que uma operação de limpeza corporal, o “Ofuro” é uma verdadeira terapia para a mente, o corpo e o espírito.

No Japão, o banho é uma é uma hora importante para a vida dos japoneses. Além da higiene é claro, aqui se adota o banho de ofurô, um costume milenar japonês. O banho inicialmente, se começa fora da banheira, onde o indivíduo se lava com os produtos de banho e shampos, para só depois entrar na banheira ofurô. Isso porque, geralmente todos da família vão usar a mesma água do ofurô, por isso a necessidade de se entrar limpo e a água são trocadas uma vez por dia. Em muitas famílias a água depois de usada não é desperdiçada, sendo usada para a lavagem de roupas no dia seguinte.

O propósito do banho de ofurô é aquecer o corpo e relaxar. A temperatura do ofurô, normalmente é de 40 graus.
O banho de ofurô, geralmente é tomado à noite, antes de dormir. Na tradição, o banho se começa pelo pai, depois a mãe e seguidamente os filhos, se houver. Diferentemente da banheira convencional, onde a pessoa costuma se deitar, o banho de ofurô é realizado sentado, em posição fetal. “Isso é para lembrar o útero da mãe. A idéia é retomar o relaxamento que tinha nesse momento da existência. É o momento que a pessoa tem para estar consigo mesma”. Mais do que uma operação de limpeza corporal, o “Ofuro” é uma verdadeira terapia para a mente, o corpo e o espírito.

BANHO DE OFURÔ PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


Os animais de estimação no Japão são tratados com muito carinho e existe tudo que você imaginar para o bem estar deles.
O Ofurô Pet Society criou uma banheira para eles, com tamanhos tradicionais para cães e gatos.A empresa também inovou com cristais de banhos relaxantes e energizastes – formulados com óleos essenciais, sérum hidratante – para manter a hidratação da pele e pelagem, além de pantufas, toalhas e roupões de banho, produzidos em fio aramado, que não desfiam as unhas.
Foi constatado que o banho de ofurôs para os animais tem sido benéficos pois no banho o metabolismo é acelerado, o que propicia a eliminação de toxinas corporais que podem causar dores e envelhecimento, além de melhorar o stress do animalzinho.



Fonte: www.japaoemfoco.com/banho-de-ofuro

REIKI

Reiki 




Dr. Mikao Ussui foi quem nos trouxe esta técnica. Ele era estudioso de manuscritos antigos, e procurava entender as estórias de curas milagrosas, que lhe contavam. Em busca de uma resposta em como usar o Reiki, decidiu subir o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, Dr. Ussui obteve uma resposta através de uma luz divina. Após descer o Monte Kuriyama, ele passou pela periferia e lá curou muitas pessoas. 

Ele passou os seus ensinamentos para o Dr. Chujiro Hayashi, um médico da Marinha Imperial, que depois montou uma clínica de Reiki em Tokyo para pessoas que necessitavam de cura. Dr. Hayashi, dividiu em etapas os ensinamentos do Reiki que lhe foi passado, assim facilitando o ensinamento e o aprendizado. Foi em busca de uma cura para o câncer que a Sra. Hawayio Takata conheceu a clínica do Dr. Hayashi. 

Antes do Dr. Hayashi morrer, ele passou os ensinamentos da técnica do Reiki para Sra. Takata, mais tarde formando se mestra da técnica Reiki. A Sra. Takata abriu uma clínica de Reiki no Hawai onde formou 22 mestres. 

O Reiki está mudando e se desenvolvendo a cada dia, desde o tempo de Mikao Ussui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata. As pessoas estão conhecendo e tendo mais acesso à essa técnica maravilhosa de cura pelas mãos. A origem do Reiki precisa ser honrada, e ao mesmo tempo respeitando as mudanças do mundo, das pessoas e do planeta Terra. 

O que é o Reiki? 


Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. 

Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conecção com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhadas atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida. 



Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal, radia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH'I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH'I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH'I quer dizer "ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo..." CH'I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal. Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal. 


Fonte:( www.mistico.com/p/reiki/ )









TUDO É POSSÍVEL QUANDO SE TEM FÉ 

“O sucesso e a realização de um sonho começam na mente. É preciso acreditar no impossível e lutar para alcançá-lo. Isso só é fácil para quem tem Fé.” 

Como já escrevi anteriormente, para quem coloca objetivo de ir ao Solo Sagrado do Japão, começam a aparecer obstáculos. Porém se superados com a prática da fé e do sonen (pensamento) correto, nasce o milagre. Assim foi o caso de uma jovem que acompanhei. Ela foi uma das últimas pessoas a se inscrever para fazer parte de uma Caravana ao Japão e, assim que isso aconteceu, começaram as suas purificações. 

Na mesma semana, ela perdeu o emprego, o que deu início a uma complicada purificação financeira, pois, por mais que procurasse, não conseguia outro de forma alguma. Três meses após o início dos aprimoramentos, todos os Caravanistas foram convocados para ir á Igreja de Brasília. Nesta viagem, vinte por cento da quantia que levava desapareceu. A situação “financeira dela piorava a olhos vistos”, pois além de estar desempregada, era sócia num consultório psicológico (ela é psicóloga) que estava sem pacientes, sendo preciso cobrir mensalmente gastos elevados. Com isso, o seu dinheiro acabou totalmente, e ela passou a depender da ajuda dos pais e avós. 

Finalmente foi chamada a uma empresa, submetida a uma dinâmica de grupo e muito elogiada. Marcou o dia da entrevista. Nesse dia, levantou cedo e foi á igreja participar da oração matinal e pedir permissão a Deus e Meishu-Sama para fazer a entrevista. Voltou para casa para se vestir, e chegando lá, foi informada que sua mãe tinha sofrido um acidente e seria submetida a uma intervenção cirúrgica... Acabou não podendo ir á entrevista. Com a operação de mãe, por três meses ela assumiu toda a casa e os afazeres domésticos. E ainda sofreu um assalto, onde lhe levaram o pouco dinheiro que tinha. Mas graças á proteção divina não lhe fizeram mal maior. 

Parecia que nada dava certo para ela. Eu a orientava que tudo aquilo era uma purificação do seu espírito, que precisava aguentar firme e que colocassem nas mãos de Meishu-Sama as suas chances de ir ao Solo Sagrado. Eu mesmo cheguei a duvidar de que ela conseguisse. Os avôs, que moravam na mesma casa, foram hospitalizados, e ela chegou ao ponto de não ter dinheiro nem para condução. Cada vez mais, ficava constrangida de pedir tudo aos pais. Quando já não aguentava mais as purificações, veio me pedir ajuda. 

Calma! Disse são os seus nós do bambu. Lembre-se que quanto mais nós temos o bambu mais forte ele é. Sentia que, as vezes, ela desanimava da ideia de ir ao Japão, pois estava cercada de purificações. Procurava sempre encorajá-la dizendo para não se preocupar com o dinheiro, mas sim em conquistar a permissão de Meishu-Sama para ir, pois só assim ela conseguiria. Isso a fazia recuperar as forças e seguir em frente. Quando ela pediu permissão aos pais, eles deixaram, mas preocupados com o tamanho do seu sonho e a realidade que a cercava, perguntaram-lhe: Filha, como quer ir ao Japão se não tem dinheiro nem para ir até a esquina? Um dia, ela me confessou: Estou consciente da minha situação, mas não vou desistir enquanto o avião não levantar voo! 

Numa Palestra do Reverendo Yamamoto, num Culto Mensal de Gratidão, ele orientou: 

- Antes de conquistarem a confiança das pessoas, esforcem-se para conquistar a confiança de Deus. Ela, então, decidiu que se esforçaria para conquistar a confiança de Deus. Colocou o objetivo de ministrar mil johrei em um mês. Ministrava mais de vinte johrei por dia. Chegava á igreja de manhã e só saía ás 22 horas. Não conseguiu os mil johrei em um mês, mas se esforçou tanto que veio o milagre. Após 26 dias de ministração de johrei, ao chegar á noite em casa, recebeu o recado que um advogado telefonara marcando um horário para ela ir receber um processo que havia ganhado. 

Esse processo era tão antigo e todos diziam que não daria em nada, que ela nunca mais tinha pensado no assunto. Essa jovem tinha trabalhado três anos e três meses num banco onde fez muitas horas extras que não foram pagas. Na rescisão do seu contrato de trabalho, ela entrou com um processo judicial; mas com chances mínimas de ganhar. O advogado telefonou justamente para que ela fosse receber essa quantia. Havia ganhado a causa. O dinheiro que recebeu era o valor exato da passagem aérea e das despesas terrestres. Nenhum centavo a mais. Assim, ela realizou seu grande sonho. Ela, que era a “lanterninha” do grupo, de quem todos duvidavam da participação. 

Essa experiência mostra que devemos lutar pelos nossos sonhos, até o último instante. O nosso crescimento espiritual é resultado dessa luta. Quando ela retornou do Japão, já há um ano e meio desempregada, foi contratada como funcionária do consultório médico da Fundação Mokiti Okada, exercendo a sua profissão. Esse foi um milagre do johrei, da convicção que ela teve de que, salvando pessoas através da sua ministração incansável, ela conquistaria a confiança de Deus. Foi assim que a conseguiu. Tenho um papel, que levo sempre comigo, que diz o seguinte: 

“O dia de ontem é um pássaro que voou 

Não te afliges atormentando teu espírito 

O dia de amanhã é um pássaro voando, 

Não está em nossas mãos agora. 

O hoje é o pássaro captura 

Faça-o vivo com todo rigor, 

Transbordante de gratidão 

Tanto que se morrer está noite 

Possa expirar “tranqüilo”. 


Cada um de nós, se construirmos o dia – a – dia, somará, no futuro, muitas coisas. Barreiras aparecem para todos, mas elas são reflexos o nosso interior. Sempre queremos corrigir o que está fora, mas esquecemos de corrigir as falhas interiores. Todo mundo tem vontade de fazer tantas coisas, mas porque não às realizam? 

Todos querem ser felizes, vencer na profissão, chegar ao Solo Sagrado, ser bom marido ou esposa. Só que as barreiras interiores, frutos no nosso pensamento, nos impedem de realizar esses sonhos. Aconselho: não desistam nunca. Lutem. Busquem o crescimento espiritual. E é bom lembrar que existem cinco qualidades para se tornar um verdadeiro líder: 

1* Pensamento Positivo 

2*Iniciativa 

3*Espírito de Desafio 

4*espírito de Perseverança 

5*desejo de fazer as outras pessoas felizes. 

O valor do esforço dessa jovem para chegar ao Solo Sagrado foi muito maior do que qualquer pessoa que simplesmente paga a passagem e vai lá fazer “turismo”. Eu me lembro, quando era pequeno, que meu Pai não tinha dinheiro para me comprar brinquedos. Eu via meus amigos com carrinhos novos e chorava. Mas como eu não podia ter mesmo, sabem o que eu fazia? Construía-os de papelão. E que valor tinham para mim! O meu amigo, que ganhava fácil seus brinquedos, logo os quebrava. Os meus duravam muito, pois eu sabia o valor, de conquistá-los. Por isso, experiências como as dessa jovem, mostram a importância de se vencer as dificuldades, mesmo as aparentemente impossíveis. Para Meishu-Sama, tudo é possível. 



Fonte: Livro/ Encontrando um Caminho II 
Autor: Rev. Koji Sakamoto / Pág.(89 a 93) 
Fundação Mokiti Okada – M.O. A – São Paulo/SP. 
Editora: SG Comunicação Ltda. 1997 – Igreja Messiânica Mundial do Brasil