terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Para Vocês


PARA VOCÊS, MINHA ORAÇÃO DO FINAL DO ANO 


Senhor Deus , dono do tempo e da eternidade
teu é o hoje e o amanhã,
o passado e o futuro.

Ao acabar mais um ano,
quero-te dizer obrigado por tudo aquilo
que recebi de ti.

Obrigado pela vida e pelo amor,
pelas flores, pelo ar e pelo sol,
pela alegria e pela dor,
pelo que foi possível e pelo o que não foi.

Ofereço-te tudo o que fiz neste ano,
o trabalho que pude realizar,
as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir.

Apresento-te as pessoas
que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores.
Os que estão perto de mim
e aqueles que pude ajudar,
os com quem compartilhei a vida,
o trabalho, a dor e a alegria.

Mas também Senhor,
hoje eu quero te pedir perdão.

Perdão pelo tempo perdido,
pelo dinheiro mal gasto,
pela palavra inútil
e o amor desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias
e pelo trabalho mal feito,
perdão por viver sem entusiasmo.

Também pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-te

por todos os meus ouvidos,
descuidos e silêncios
novamente te peço perdão.

Nos próximos dias começaremos um ano novo
Paro a minha vida diante do novo calendário
que ainda não se iniciou e te apresento estes dias
que somente tu sabes se chegarei a vivê-los.

Hoje te peço por mim, meus parentes e amigos,
a paz e a alegria a fortaleza e a prudência,
a lucidez e a sabedoria.

Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando a toda parte um coração
cheio de compreensão e paz.

Fecha meus ouvidos a toda falsidade
e meus lábios às palavras mentirosas,
egoístas ou que magoem.

Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom
Que o meu espírito seja repleto de bênçãos
para que eu as derrame por onde passar.
Senhor, a meus amigos que lêem esta mensagem,
enche-os de sabedoria, paz e amor
e que nossa amizade dure para sempre
em nossos corações

Enche-me também de bondade e alegria,
para que todas as pessoas que eu encontrar
no meu caminho, possam descobrir em mim
um pouquinho de ti.

Dá-nos um Ano Feliz e
ensina-nos a Repartir a Felicidade.

Amém!


“Quero agradecer a todos os Seguidores do meu Blog, os meus Amigos, Conhecidos e Desconhecidos que leram e gostaram e aprenderam um pouco mais com os Assuntos publicados no meu Blog.


Muito Obrigada!

Espero aperfeiçoar-me “melhor para o próximo Ano”.

Fiquem com Deus e muita Luz! 



Feliz Natal e Próspero Ano Novo!


Até Breve !


2011 /  2012

Maria Galdina da Silva Barbosa



Fonte: da Oração da Autoria de lilalilaz@aol.com
(Dezembro / 2005 )


 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Supremo Deus

"DEUS “ 

* Deus está em toda a parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você! Jamais você está desamparado. Nunca está só. Não permita que a mágoa o perturbe: procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você. Assim, poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a Verdade que existe em todas as coisas e pessoas.

* Nossa mente está mergulhada na Mente Divina que sustenta os universos infinitos.
Nossa força mental permanece impregnada da Força Mental divina, que está em toda a parte ao mesmo tempo. Procure manter-se unido a essa Força Infinita, e jamais será derrotado. Você tem esse poder: confie! Você vencerá em toda a linha, se o quiser.

* O Pai não abandona ninguém. Ele veste de plumas multicoloridas as pequeninas aves, enfeita de beleza e perfume as flores e não deixa morrer de fome nem os insetos nem os pequeninos vermes. Esteja certo: não cai um fio cabelo de sua cabeça, sem que Ele o permita. Confie no PAI! Você jamais está abandonado!

* Não transforme sua prece em petitório insistente! "O Pai sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos". Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estiverem nas mesmas condições. No momento da prece, evite o egoísmo. A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos nosso amor. E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício. Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar-se.

* Deus está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida. Quer você esteja praticando uma boa ação, quer esteja agindo errado, Deus está dentro de você. Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofrimento, Deus está dentro de você. Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida: DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!

* LEVANTE sua cabeça! Não fique triste! Por que vai aborrecer-se, pelo que disserem de você? Por quanto tempo continuará queixando-se, reclamando? Vamos, levante sua cabeça e siga à frente! Você é filho de Deus! Caminhe seguro, porque aqueles que falam de você vão ficar parados atrás, sem progredir. E quando eles perceberem, você já progrediu tanto, que eles o perderam de vista...

* DEUS nos guia sempre, dando-nos a orientação de nossa vida. Mas precisamos ser receptivos, para ouvir Sua voz, sabendo-a interpretar através das circunstâncias que cercam nossa vida levando-nos ao maior progresso espiritual nosso ser. Procure meditar silenciosamente, para ouvir a voz de Deus, que o guia, sem jamais abandoná-lo.

* Coloque Deus, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas. E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiência e aprendizado. Coloque Deus em todos os pensamentos, e sua vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se esvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora...

* Deus está em toda a parte: portanto está também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más. Tudo provém de Deus. Tudo é manifestação divina. Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um benefício futuro. Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: Deus dirige todos os acontecimentos porque está em tudo.

* Deus é a Energia Cósmica universal, que habita dentro de você e de tudo o que existe nos universos infinitos, dando-lhes vida e força. Confie nessa força inesgotável, que está dentro de você. Mantenha sua mente ligada a ela, e não mais se lamente do que lhe desagrada ou faz sofrer. Sorria diante das dificuldades e confie na aquele que o fortalece e vivifica. 

* Não perca de vista sua filiação divina. Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos. Todas as criaturas são irmãs. As diferenças raciais e religiosas apenas de superfície. Olhe para todos como templos vivos da Divindade, e ame a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-Lo, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.

* Deus habita dentro de você! Deixe, então, que Sua bondade se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de com paixão, ternos pelo perdão constante a todos... Que nenhum olhar de impaciência ou condenação tolde a beleza de sua vida! Que sua fisionomia irradie contentamento de felicidade, de tal forma que todos os que se aproximem de você sejam contaminados por seu otimismo!

* "Se alguém diz que ama a Deus, mas não ama a seu semelhante, é mentiroso". Isto foi escrito pelo Apóstolo São João, e expressa uma grande verdade. Deus está dentro de todas as criaturas. Então, se temos raiva de alguém, isto atinge o próprio Deus que nele habita. Demonstraremos nosso amor a Deus, que não vemos, sabendo amar as criaturas que vemos e que vivem em torno de nós.

* Se você sofre é porque a dor lhe trará benefícios futuros, e não por "vontade" de Deus. Você deixa seu filho sofrer na cadeira do dentista, porque este beneficia seu filho, mesmo fazendo que ele sofra. Deus age também assim conosco.

* DEUS está dentro de você! Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra. Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas humanas faz nascer o bem e o progresso. “Não julgue, pois, apressadamente, pois aquilo que lhe parece ser um erro pode ser o início de um resultado maravilhoso.” 


Fonte: Livro : "Minutos de Sabedoria", de Carlos Torres Pastorino

Cromoterapia


CROMOTERAPIA – CORES PARA SAÚDE E BEM – ESTAR 


As cores sempre estiveram presentes na cultura dos povos antigos. Inúmeros relatos sobre a civilização egípcia apresentam a significativa participação das cores nos hábitos culturais e religiosos daquele povo. As cores também tiveram uma presença marcante na Índia e na China, fazendo parte dos hábitos sociais e da cultura religiosa desses países. 

Embora o emprego das cores como elemento terapêutico esteja presente em muitas citações antigas, a primeira obra que tratou do assunto surgiu em 1877, mencionando apenas duas cores: o vermelho, agindo como estimulador, e o azul, de ação calmante. No ano seguinte, o Dr. E. D. Babbit publicou um trabalho descrevendo o efeito terapêutico das sete cores do arco-íris, mas foi o cientista indiano (D.P.Ghadiali) quem realizou ampla pesquisa sobre a influência das cores no organismo humano. Ele trabalhou e lecionou nos Estados Unidos, onde desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico e, em 1933,publicou um livro no qual descreveu a significativa contribuição das cores para a saúde e bem-estar. 

A partir desse estudo, o uso das cores como elemento terapêutico tornou-se bem mais freqüente. Surgiram também vários livros tratando do assunto, fazendo com que a cromoterapia começasse a ser praticada em muitos países. No Brasil, a cromoterapia tem sido utilizada em vários redutos espíritas; outras filosofias também passaram a desenvolver essa prática no tratamento de vários males físicos e mentais. 

INFLUÊNCIAS NO ORGANISMO 



As cores surgem pela incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores Do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático Isaac Newton. A luz é o princípio básico da vida orgânica e, além de fornecer calor, sua presença é indispensável ao desenvolvimento dos vegetais permitindo que estes realizem o processo da fotossíntese. As cores compõem as moléculas dos vegetais, e sua importância nas frutas e legumes é evidente. Ao ingerirmos esses alimentos, o processo digestivo desagrega as moléculas vegetais, possibilitando a seleção e absorção dos nutrientes. 

As cores contidas nos alimentos ingeridos não são eliminadas nas fezes, mas absorvidos pelo corpo, participando ativamente das atividades biológicas. As cores não são elementos estranhos ao organismo, pois a máquina humana está adaptada para metabolizar substâncias coloridas. Assim, o uso terapêutico das cores para a saúde é considerado um método natural, que não agride o corpo de nenhuma forma. 

A cromoterapia baseia-se nas propriedades terapêuticas de cada uma das sete cores do arco-íris. Inicialmente, a vibração projetada pelas luzes coloridas age nos campos de força denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético destes. Em seguida, seu efeito atinge o físico permitindo o restabelecimento dos órgãos afetados por alguma doença. 

APLICAÇÃO DAS CORES 

O uso de luzes coloridas é à base da cromoterapia, e o tratamento é realizado com lâmpadas coloridas comuns. Existem também aparelhos de cromoterapia, com filtros coloridos para facilitar a aplicação das cores – aplicação esta que deve ser feita no local afetado pela enfermidade com leves movimentos e a alguns centímetros de distância. A visualização das cores é uma forma de potencializar seu efeito curativo. À medida que o terapeuta estiver aplicando a luz colorida, recomenda-se também que o paciente visualize a cor na região afetada para melhor aproveitamento das suas propriedades terapêuticas. 

A visualização também permite que as cores sejam projetadas a distância. Não existe nenhum método especial para emanar cor para alguém, basta imaginar a pessoa envolvida pela cor desejada. O principal é descobrir que cor a pessoa necessita e para isso basta saber como ela se encontra e pesquisar, na propriedade das cores, qual delas é a mais indicada. Tomar água solarizada com cores é outra maneira prática de se obter os benefícios da cromoterapia. A solarização deve ser feita em uma garrafa de vidro transparente, envolvida com papel celofane na cor indicada. Coloque água potável na garrafa e leve-a ao sol. Deixe o recipiente exposto á luz por no mínimo uma hora (se o sol estiver forte) durante meio dia (se o sol estiver fraco) ou o dia todo (se o tempo estiver chuvoso). Após esse processo, a água já estará energizada com a cor, podendo ser armazenada em outro recipiente, colocada na geladeira, etc. Só não ferva nem congele essa água. A quantidade mínima sugerida para beber é um copo por dia: no entanto, quanto mais a pessoa tomar, melhor será o efeito no organismo. É importante mencionar que a cromoterapia não dispensa tratamento médicos: ela deve ser usada paralelamente a estes. 


PROPRIEDADES DAS CORES 




VERMELHO = Vitaliza dor em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e de ferro no sangue; portanto, é indicado em casos de anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. Não é recomendado usar o vermelho em casos de: febre, taquicardia e pressão alta. 

LARANJA = Desobstrui dor em potencial, usado como auxiliar no tratamento de pedras nos rins e vesículas. A cor também é recomendada para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil na desobstrução dos vasos sanguíneos e para baixar taxas elevadas de colesterol e triglicérides. Pode ser utilizada como substituto do vermelho, quando este não puder ser empregado. Deve-se evitar aplicar laranja nos casos de trombose. 

AMARELO = Estimulante do pâncreas e nervos periféricos. È indicado para diabetes, atrofias nervosas e musculares. Essa cor favorece a digestão, produz efeito laxante e combate os vermes da flora intestinal. Seu efeito terapêutico abrange a pele, favorecendo a manutenção da elasticidade e a cicatrização. Também é recomendada para manchas, cravos e espinhas. Seu uso não é indicado nos casos de infecção inflamação, gastrite e úlcera. 

VERDE = Possui efeito equilibrador em todo o organismo; por isso, pode ser associado a qualquer outra cor para aumentar os benefícios da cromoterapia. Além do efeito terapêutico das demais cores nos órgãos afetados pela doença, a presença do verde favorece uma breve recuperação. É indicado para qualquer problema circulatório e cardíaco, e regulariza a pressão arterial. A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose. O verde não apresenta nenhuma contra- indicação. 

AZUL = É a cor com maior número de propriedades terapêuticas. Produz efeito calmante, adstringente e analgésico. Nos órgãos e sistemas do corpo. É indicada nos casos de pressão alta, favorecendo a coagulação sanguínea, a regeneração celular etc. também é recomendada para todas as doenças infecciosas e inflamatórias, principalmente quando acompanhados de febre. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo. Não é bom aplicar o azul durante as cãibras. 

INDIGO = Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto indicado nos processos inflamatórios. Energiza a área visual e auditiva. É recomendado em qualquer problema dos olhos e ouvidos. A cor índigo não apresenta nenhuma contra-indicação. 

VIOLETA = Estimula o sistema imunológico. Seu uso é apropriado para todos os tipos de infecção. Promove o fortalecimento do sistema nervoso central, sendo bastante útil nos casos de derrame cerebral e complicações neurológicas. È recomendado também para tumores malignos. Não há restrição alguma quanto ao seu uso. 

ROUPAS COLORIDAS 

A presença de cor nas roupas influência o estado emocional da pessoa, promovendo um melhor desempenho na execução das atividades diárias. As cores possuem uma linguagem própria. Tonalidades fortes realçam suas propriedades; as claras são joviais e envolventes; e as mais escuras sugerem isolamento e indiferença. Optar por cores que sejam opostos a determinado estado emocional negativo é um importante recurso cromoterápico de auto-ajuda. 

Na tristeza, procure usar cores alegre (tons de amarelo e laranja); no mau humor, vista roupas que sugira calma e introspecção (azul ou índigo); na indisposição, roupas de cores estimulantes (vermelho ou laranja) Conhecerem a sensação que cada cor de roupa proporciona a quem a estiver usando, bem como aqueles que estão á sua volta, favorece na escolha da roupa ideal para o seu dia, promovendo o bem-estar interior e uma boa interatividade, com o ambiente. Vale lembrar que as cores da roupa não se sobrepõem ás qualidades da pessoa. Usar uma cor não favorável á comunicação, por exemplo, não significa que alguém perderá sua capacidade de expressão. As cores contribuem para o estado interior, mas não anulam a individualidade. 

VERMELHAS = São indicadas para pessoas indispostas, desmotivadas e para quem precisa enfrentar exaustivas atividades. Vestir roupas vermelhas em determinadas ocasiões sociais põe a pessoa em evidência, tornando-a atraente e sedutora. As pessoas ansiosas ou que se irritam com facilidade devem evitar essa cor. 

ALARANJADAS = Sugerem encorajamento e bravura, sendo ideal para os momentos em que é preciso enfrentar grandes desafios para quando a pessoa estiver se sentindo amedrontada ou deprimida. Elas auxiliam na expressão verbal e corporal, despertando o otimismo e a auto-estima. Nos momentos de tensão, que podem ocasionar discussões, não é recomendado vestir o laranja. 

AMARELAS = São leves e joviais. Favorecem a comunicação e transmitem alegria. São ideais para os momentos de descontração e festividade. Pessoas inseguras e que precisam transmitir confiabilidade não devem vestir o amarelo. 

VERDES = Sugerem equilíbrio, ponderação e bom senso, permitindo uma ampla análise da situação. Proporciona serenidade no pensar, evitando o pré-julgamento e as decisões precipitadas. São excelentes para a prática de atividades que exijam precisão. Seu uso é recomendado para quem se encontra agitado, nervoso e estressado. As pessoas indecisas devem evitar vestir o verde. 

AZUIS = Calma, tranqüilidade e serenidade são os principais atributos da cor azul. Roupas com essa cor são indicadas para aliviar tensões diárias e desgastes emocionais. Usar azul sugere uma atmosfera que facilita a aproximação entre as pessoas. As roupas de tonalidade azul escuro são desaconselhadas para quem apresenta tendências depressivas.

VIOLETAS = Aumentam o poder de concentração, despertam o interesse e suavizam as preocupações, proporcionando paz e elevação. Favorecem no posicionamento perante as pessoas, sendo indicados para exercer uma função de comando, tomar importantes decisões e manter o controle de uma situação. Desaconselhadas para as ocasiões alegres, descontraídas e festivas. 

MARRONS = Transmitem firmeza, segurança e maturidade. São excelentes para os negócios. Auxiliam a pessoa a ser mais direta e objetiva, transmitindo seus pontos de vista com mais consistência. Não são recomendadas para contatos afetivos, como o namoro, nem para momentos de descontração com os amigos. 

BRANCAS = Vestir-se de branco sugere transparência e serenidade nos contratos interpessoais. Os trajes são leves, conspirando pela paz e harmonia entre as pessoas. São indicados para quem se encontra em ambientes tumultuados. Não há inconveniente em se vestir de branco. 

PRETAS = Suavizam os traços excessivos do corpo, sendo ideal para pessoas obesas. Sérias e imponentes promovem certa distância entre as pessoas. Por um lado, isso facilita a imposição de respeito; por outro, compromete a integração entre aqueles que compartilham de um mesmo ambiente, induzindo ao isolamento. Não são recomendadas para a comunicação. Pessoas tristes, deprimidas e com baixa estima, devem evitar se vestir de preto. 


A COR PREFERIDA REVELA A PERSONALIDADE 



A preferência por determinada cor é decorrente da ressonância energética entre nós e ela. De acordo com nosso estado emocional, vibramos numa freqüência compatível á faixa vibracional do matriz preferido. Uma pessoa triste e depressiva, por exemplo, sente-se atraída pelas cores escuras; já as pessoas alegres e descontraídas preferem cores vivas e estimulantes, como o amarelo, o laranja, etc. Assim, de acordo com as propriedades da cor é possível compreender algumas características da pessoa. 

Obviamente, os fatores apontados nessa matéria não representam o ser como um todo, mas sim algumas peculiaridades daqueles que optam por uma das cores apresentados abaixo. A pessoa que não suporta uma determinada cor rejeita as características apontadas como preferência, apresentando comportamento oposto ao de quem gosta da cor. 

VERMELHO = As pessoas que gostam do vermelho, são objetivas, extrovertidas e interagem bem com o meio. São rápidas em seus julgamentos e assumem posições definidas: não gostam de meio-termo. Segurança autoconfiança, sinceridade e honestidade são os principais atributos daqueles que preferem essa cor, e geralmente apresentam temperamento explosivo. Possuem traços de liderança. Necessitam estar no controle da situação, podendo se tornar dominadores. Quem não gosta do vermelho aspira calma e tranqüilidade. Não se sente bem em ambientes agitados; repudia a discussão e a violência. A aversão por essa cor pode também representar frustração e desânimo. 

LARANJA = A preferência por essa cor revela alguém aventureiro, que gosta de desafios e tem prazer em enfrentar os obstáculos da vida. São pessoas corajosas, arrojadas e desmentidas, que não desistem facilmente de um ideal. São ágeis, criativas e extrovertidas e gostam de viver perigosamente. Rejeitar a cor laranja pode indicar alguém triste e sujeito a depressão, ou ainda, pessoas que negam seus impulsos mais arrojados e se sentem frustrados e fracassados. 

AMARELO = Descontração, alegria, criatividade e boa comunicação são traços marcantes na personalidade de quem gosta do amarelo. Essas pessoas são colaboradoras, participam intensamente da dinâmica do ambiente. Não gostar do amarelo significa certa aversão á racionalidade. Geralmente são pessoas que se encontram tristes, amarguradas, pessimistas e sujeitos á depressão. 

VERDE = Aqueles que gostam do verde são ponderados, comedidos e não se empolgam facilmente. São confiáveis e possuem um alto grau de companheirismo. Tem facilidade em idealizar, mas não são tão hábeis na execução de seus projetos. Geralmente se atrapalham e até se perdem quando precisam realizar algo. Apresentam certa subjetividade e não tem muita habilidade para lidar com a afetividade. Não gostar do verde representa não admitir o meio-termo, ser objetivo e ter aversão pelas situações indefinidas. 

AZUL = A preferência pela cor azul é sinal de emotividade. Ternura e afetividade são características evidentes no comportamento de quem gosta do azul. São pessoas colaboradoras e companheiras, que valorizam a amizade e se mobilizam para conquistar a harmonia nas relações familiares e sociais, interagindo muito bem com o ambiente. São serenas e acolhedoras com aqueles que estão do seu lado. Não gostar do azul demonstra dificuldade de envolvimento afetivo, tendência ao isolamento, egoísmo e depressão. 

VIOLETA = A liderança é um traço marcante na personalidade de quem tem o violeta como cor favorita. Requinte e bom gosto fazem parte de seus hábitos. Essas pessoas possuem uma ótica ampla e profunda acerca das situações, e não se deixam levar pelas aparências. São seletivas na escolha de amigos e não gostam de superficialidade nos diálogos. Aqueles que não gostam do violeta geralmente são revoltados com o poder, apresentam certa rebeldia, em relação no comando e á autoridade, e gostam de transgredir as regras impostas por dirigente. 

MARROM = A preferência por essa cor representa maturidade emocional, objetividade, firmeza nas decisões e solidez naquilo que faz. São pessoas bastante ativas e persistentes, que não desistem facilmente dos seus objetivos. 

BRANCO = São pessoas maleáveis e flexíveis. Agem com naturalidade; apresentam delicadeza em seus gestos. Exigem sinceridade no relacionamento, não gostam de situações obscuras. Conseguem manter a serenidade mesmo em momentos de grande turbulência. 

PRETO = As pessoas obesas geralmente gostam desta cor por que ela suaviza os traços excessivos do corpo. A inibição, o constrangimento e a tendência ao isolamento podem ser condições de afinidade da pessoa pelo preto ou ainda, o bloqueio emocional e a dificuldade em estabelecer vínculos afetivos. Por fim, pode representar também a dificuldade de integração com o ambiente e de expor seus mais caros sentimentos. 





Fonte: A Revista do Novo Milênio (Sexto Sentido) 
N.23 - Julho/2001 – Mythos Editora
Pág.(16 a 20) 
Livros: Cromoterapia (A cor e você) 
Autor: Valcapelli 
Editora: Roca 
Livro: (As cores e suas funções) 
Autor: Valcapelli 
Editora: Roca 






Fotos e Textos - Solo Sagrado de Hakone / Japão



OKUTSUKI (Sepulcros Sagrados)


 TÚMULOS DE MEISHU- SAMA E DE NIDAI-SAMA


Tratam-se dos dois túmulos, o do Mestre Jinsai Okada e de sua esposa Yoshi Okada. O túmulo do Mestre foi construído em três dias pelos fiéis, logo após sua ascensão, em 10 de fevereiro de 1955. O local escolhido para sepultá-lo era uma colina cheia de árvores, a qual foi aplainada, soterrando-se as depressões com terra trazida de locais limpos. Sua esposa Yoshi, ou Nidai-Sama, faleceu em janeiro de 1962 e está sepultada ao lado esquerda do Mestre.

AKE NIWA - JARDIM DOS BAMBUS

Construído ao lado do Sanguetsu-An, com suas rochas cheias de musgos e com seus bambus crescidos de forma dispersa, possui a graça característica do estilo chinês. Na Era Guen, existiu na China um pintor, chamado Shizui Dan, que pintou muitos quadros de bambus e rochas. O Grande Mestre admirava suas obras e, há muito tempo, adquiriram algumas. No Jardim de Bambus, está expressa a sensibilidade desse artista, com pedras e bambus verdadeiros. Os bambus criam inúmeras raízes e dá muitos brotos, formando densos agrupamentos, o que lhes tira a graça. Para evitar isso, teve-se o cuidado de enterrar blocos de concreto entre os bambus.


SANGUETSUAN - CASA DE CERIMÔNIA DE CHÁ MONTE E LUA

Em 1947, o Mestre pediu a Seibe Kimura (2ª geração), especialista no assunto, que construísse a Casa de Cerimônia de Chá Monte e Lua, que, atualmente, goza de muita fama na Região Kanto. A construção foi concluída em três anos. 



KOOMYO SHINDEN - SANTUÁRIO DA DIVINA LUZ

Inaugurado em 5 de outubro de 1971. simboliza o Mundo sob a Égide de Deus, o Céu na Terra. Erigido no Koomyo Dai, a Colina da Luz, é a Sede Espiritual da Doutrina Messiânica.



                                    


KOKE NIWA - JARDIM DOS MUSGOS

Assim que voltou de sua primeira viagem missionária à Região Kansai, o Mestre Jinsai apresentou o projeto do Jardim dos Musgos, para cuja construção se aterraria a depressão do terreno na parte leste da Casa de Cerimônia de Chá Monte e Lua, e pediu a todos os fiéis que oferecessem musgos de diversas regiões. Assim, o terreno coberto de bambu kumazassa transformou-se por completo: em seu lugar, dando outro colorido raro à Terra Divina, surgiu um belo jardim de musgos, enriquecido pelo Estilo Rin-pa.




Paisagem Outonal do Shinsen-Kyo de Hakone 



Fonte: Johrei Center Macapá/ Amapá (AP) 

As Velas falam com Você

"AS VELAS FALAM COM VOCÊ"

Quando acendemos uma vela e temos alguma intenção em mente, este já se tornou um ato mágico.
As velas são um meio simples de realizarmos uma operação mística, um ritual ou ancorarmos nosso anjo da guarda.
A chama representa nosso plano mental e a vela em si não é nada mais, nada menos do que uma maneira de focalizarmos nossa atenção e nos concentrarmos para nos ligarmos ao astral superior e efetuarmos nossos pedidos e agradecimentos.

Devemos sempre utilizar velas novas (virgens) e dependendo do ritual elas podem ser acesas em qualquer lugar e em qualquer altura. 
Antes de acender uma vela é bom conservá-la entre as mãos por alguns minutos. Nossas mãos devem estar limpas para que possamos energizar a vela com nossos fluidos e pensamentos.
O silêncio é muito importante nos rituais místicos.
Lembre-se que nosso pensamento é energia e, portanto pode tomar forma, isso é tão benéfico quanto perigoso.
Saiba pedir, faça uma projeção mental de suas necessidades sempre de maneira positiva, principalmente se o ritual for uma ancoragem de anjo da guarda. Os anjos não entendem frases negativas, nem passadas, nem futuro, só o presente positivo.

A cor é um elemento definitivo num ritual com velas. As cores estão ligadas às emoções e desejos humanos. As cores são luzes que vibram com energia e comprimentos de onda diferentes, como na cromoterapia, cada cor tem sua função específica.
Orar é essencial e não tem fórmula. Converse com seu anjo, santo, entidade, seja qual for sua crença, com suas palavras, com amor, convicção e humildade. Caso você não saiba como orar, comece com uma oração conhecida, de sua religião. Ofereça, por exemplo, um Pai Nosso ao seu anjo da guarda e ele mesmo lhe dará inspiração para a realização do ritual. 
Não se esqueça de tomar todas as medidas de segurança, pois afinal de contas você estará manipulando um elemento poderoso: o fogo. Todo cuidado é pouco.


As Velas falam com você       


Quando uma vela não acende de imediato, o anjo ou entidade solicitada pode estar tendo dificuldades para ancorar. Acenda um incenso para limpar o ambiente. 

Quando uma vela queima e sua chama é azulada, certamente você está sendo assistido por anjos e elementares positivos. 

Quando a chama vacila, é sinal de que sua oração poderá ser atendida, mas sofrerá mudanças. 

Quando a chama levanta e abaixa, pare. Concentre-se novamente, pois você está divagando demais. 

Quando a chama solta fagulhas, o anjo ou entidade fará com que alguém lhe dê um sinal sobre seu pedido. Talvez não seja a hora apropriada para você realizar seu desejo. 

Quando a chama parece uma espiral, fique certo de que seu pedido já está sendo elevado ao astral superior. 

Quando o pavio se divide em dois, cuidado, seu pedido foi feito de forma duvidosa. 

Quando a ponta do pavio está bem brilhante, é sinal que você terá muita sorte e sucesso em seu desejo. 

Quando a vela chora muito, segundo os esotéricos o anjo ou entidade, sentem dificuldade em atender seu pedido. Nas religiões afro-brasileiras significa axé, ou seja, força, a entidade dará uma resposta positiva. 

Quando a vela acaba e não sobra nada, segundo esotéricos e afro-brasileiros, o anjo ou entidade sente necessidade de mais orações. 

Quando a vela apaga antes de queimar até o fim, é sinal de que o anjo ou entidade lhe ajudará a alcançar seu pedido, mas cabe a você e a seu merecimento conseguir o desejado. 

As Cores e as Velas 

Cada cor tem seu simbolismo próprio e representa necessidades físicas, intelectuais e espirituais. Abaixo você poderá descobrir as vibrações benéficas de cada cor. 

Branca: Harmonia, paz, equilíbrio, ascensão, emoções, assuntos familiares. Afasta o gênio contrário. Usada na cura de qualquer doença. 

Azul: Limpeza espiritual, força, poder, fé, dinheiro, assuntos jurídicos, negócios, trabalho, Afecções da garganta, dentes, dor de cabeça, enxaqueca e insônia. 

Amarela: Inteligência, estudos, habilidade mental, justiça, sabedoria, mudanças. Problemas de estomago, pele e doenças nervosas. 

Rosa: Relações afetivas, para encontrar a alma gêmea, emanar bons fluidos. 

Verde: Saúde física, fartura, abundância, calma, relaxamento mental. Problemas cardíacos, pressão alta e úlceras. 

Vermelha: Força, coragem, situações de emergência, energia sexual. Debilidade física, resfriados e deficiências vitamínicas. 

Violeta ou Lilás: É a cor da espiritualidade, transforma tudo o que é negativo em forças positivas. 



Fonte:
Bibliografia: Livro
Uso Mágico das Velas - Michael Howard – Ed ouro - 1987 - SP





Hakone Lake (Lagos ) Japão

HAKONE LAKE (LAGOS) / JAPÃO















Fonte: Fotos: Alexandre Mauj Imamura
Site : lostenjapan.portalnippon.com
(Todos os direitos reservados)
(É proibido á cópia ou publicação sem permissão do autor)

Nós temos de dar o exemplo



NÓS TEMOS DE DAR O EXEMPLO
“O desrespeito á Natureza faz com que ela, de tempos em tempos, manifeste sua vontade, e ás vezes, sua ira. Para concretizarmos a construção da Cidade da Nova Era modelo de uma nova Civilização, precisamos primeiro nos tornar modelos de um novo comportamento”. É o que afirma o Presidente da Igreja Messiânica Mundial Tetsuo Watanabe, nesta Entrevista. 
O senhor acredita que mesmo nunca tendo lido Ensinamentos de Meishu-Sama, há pessoas cujo sentimento está tão afinado com a verdade que , quando ouvirem falar da construção da Cidade da Nova Era, irão querer se engajar, participar, ser útil na sua concretização? 

É lógico! Por isso é que nós vimos distribuindo a texto “Filosofia da Salvação”, junto com a Campanha “Uma flor para o Mundo Melhor”.Essa é uma das formas para podermos identificar quem está pronto para colaborar ou não. Os que estão prontos chegam. 

Em contrapartida, mesmo sendo membro mesmo tendo os Ensinamentos de Meishu-Sama, se não praticá-los a pessoa pode perder esse trem da Salvação? 

Não é bem perder no caso dos membros, é como se ela já tivesse embarcado e resolvesse descer antes do trem chegar ao destino, entende? ou o trem só faz uma rápida parada, numa determinada estação, para pegar mais gente, e a pessoa pensou que já tinha chegado no final da linha e saltou. Apenas os possuidores de Almas de ouro terão permissão para ir até o final da viagem. Por isso a distribuição dos mini-arranjos, junto com a “Filosofia da Salvação” é uma forma de convite para a sociedade, um meio de encontrarmos essas pessoas. Muitas vão receber esse convite e não sentirão nenhuma identificação com ele. Outras e serão muitas, também vão pensar: Puxa,era isso que eu estava buscando, esperando... 

Trata-se, então, apenas de ampliar cada vez mais a distribuição desse “Convite”não é ?As pessoas que com ele tenham afinidade e reconheçam que também tem missão com relação á concretização desse ideal irão aparecer.... 

Exatamente. Elas já existem já foram espalhadas pelo mundo inteiro, por Deus, eu acho. Agora está na hora de entregar o convite, avisando que chegou o momento. Por isso afirmei que nos próximos três anos, vamos distribuir esse convite, essa Filosofia da Salvação e a flor para um mundo melhor, para 50 milhões de Famílias. Queremos envolver o Brasil inteiro. Também vamos fazer o mesmo convite para o mundo todo, através da internet. 

Além de ter sido uma missão que Meishu-Sama nos legou através da Terceira Líder Espiritual, que outros pontos o senhor destacaria como evidência de que chegou realmente o momento certo para iniciar a preparação da construção da Cidade da Nova Era? 

Porque agora? Porque hoje, grandes cientistas estão descobrindo muitas coisas que Meishu-Sama já ensinava há 60 anos. Falam como se fosse descoberta deles. Eu quero que todos os membros reconheçam bem isso. Outro dia ouvi a declaração de um cientista na qual ele afirmava: “Água tem espírito; água tem sua própria vontade. Por isso é que não podemos sujá-la, poluí-la. A água está brava”! 

O Universo tem vontade, não é? E ás vezes manifesta seu desagrado através de maremotos, tufões... 

Tudo tem sua vontade. Meishu-Sama ensinava que a Terra, a Água, o Ar, tudo tem vida. Mesmo no ar, por exemplo, na atmosfera, existe um ambiente espiritual pesado ou leve, alegre ou triste. Isso é vontade do ar. Com o Solo é a mesma coisa, ele também tem vida, vontade. E está sempre querendo se aprimorar, crescendo cada vez mais, purificar-se, cumprir sua missão. Todo mundo sabe que, em determinados períodos da história, a Terra foi habitada por animais muito diferentes dos que temos hoje. Eles desapareceram. Por que? Porque sua missão terminou. Se o homem continuar sujando o Solo, sujando a Água, sujando o Ar, destruindo as matas, eles não vão permitir sua existência vão manifestar sua ira! 

Mas que apenas ensinar, nós messiânicos temos de nos tornar exemplos dessa postura de amor e respeito para com a Natureza não é ? 

Claro. Porque entendemos isso, aprendemos com Meishu-Sama. Ele fundou nossa Igreja e ensinou a verdade, divulgou sua filosofia, para salvar a humanidade. Tudo o que há no Universo existe para que o homem possa manter sua vida e viver em harmonia com a Natureza e com seus semelhantes, e não para ser destruído por ele. Por isso é que precisamos dar vida a todas essas coisas, temos de viver em sintonia com elas. Mas, como nosso pensamento egoísta, materialista, que nos faz desrespeitar a existência dessa vida natural é que começamos a poluir a terra, a água, o ar... Como esse tipo de comportamento não podia continuar então Deus através de Meishu-Sama, nos legou uma Filosofia capaz de corrigir os erros da humanidade. 

Além do exemplo individual, como podemos na prática ensinar isso ás pessoas? 

Através de um modelo, que a Cidade da Nova Era. Porque não adianta cada um, sozinho, viver como habitante do Paraíso. Isso não basta.Temos de reunir as pessoas que já conquistaram essa condição para criar um modelo, uma Cidade cujos habitantes respeitam o meio ambiente, não poluem o solo, a água e o ar; e onde se vive em paz, praticando a verdade, a virtude e a beleza. Isso é que é Paraíso Terrestre. Verdade, Bem, e Belo, Saúde, Riqueza e Paz. 

Nós não estamos querendo criar uma cidade da Nova Era para voltar a levar uma vida primitiva, não. Por isso é que estamos desenvolvendo a Agricultura natural, criando sementes cada vez mais puras, que possam gerar produtos mais saudáveis, que contribuam para que as pessoas tenham mais saúde. Na pecuária é a mesma coisa. Devemos criar gados, porcos, frangos, animais sadios cuja reprodução esteja garantida, ao invés de criarmos animais clonados. Nós não queremos ir contra a Lei da Natureza. Queremos viver em harmonia com ela de modo que a espécie humana posa ser perpetuada. 

Em resumo, a base de todo o trabalho desenvolvido pela Igreja pela Korin e pela Fundação, com base nessa Filosofia, é o amor? 

Exatamente. Por isso é que a gente ensina: música tem seu espírito, sua influência. As Artes Plásticas também, as flores também. Um arranjo floral não pode ser composto de qualquer jeito. Tem de estar impregnado com o amor a espiritualidade de quem o compõe: Assim ,o Ikebana Sanguetsu irradia Luz, através da flor. Do mesmo modo a Arte, quando produzida com o amor,com espiritualidade consegue também purificar o ar. A Música também. Temos de ensinar esse espírito essa filosofia. Do contrário, o artista, por exemplo, só irá produzir Obras do tipo que em cada fase do mercado, puder ser vendida pelo preço mais alto, esquecendo-se da busca do seu próprio crescimento e de alcançar uma condição espiritual que influencie positivamente as pessoas que apreciarem sua Obra. Dessa forma, ele não cresce em amor. 



Fonte: Jornal Messiânico 
Ano: XXVIII – N.316 – Outubro/ 1999 
Igreja Messiânica Mundial do Brasil





LEMBRANÇAS DO SOLO SAGRADO
SINTO A VONTADE DE MEISHU-SAMA EM TODAS AS COISAS



Assanori Ito 
Takenaka / Engenharia e Construções 

Já faz mais de dois anos que vim para o Solo Sagrado de Atami, como responsável pela construção do Museu de Belas - Artes. Ao chegar aqui, antes de qualquer coisa, constatei como são belos os muros de pedra natural, que dizem ter sido construído com a orientação pessoal de Meishu-Sama. 

Para construir os muros que circundam o jardim das Ameixeiras e a Colina das Azaléias, utilizaram-se pedras de ande sito extraídas daqueles terrenos, pedras essas cuja altura beleza nos deixa encantados. Podemos dizer que as proporções, a constituição e a disposição de todo o Solo Sagrado são muito bem equilibrados. Na posição de quem lida com construções, sinto que todos que trabalharam nessa obra, nela depositaram realmente seus sentimentos. Todos os muros de pedra, com as pedras da escadaria, as árvores e as flores me impressionaram muito, parecendo dizer-me algo. Em todo i Japão, existe um grande número de jardins famosos, como o koraku-En e o kairaku-En, mas os jardins do Solo Sagrado têm uma atmosfera bem diferente, um aspecto “sui-generis”. Como Hobby, visito castelos e jardins famosos, mas além de se tratar de uma obra de grandes proporções, sinto que tudo o que existe no Solo Sagrado, está envolvido por um toque de trabalho manual. 


Algo da união de Meishu-Sama, com os fiéis, algo de fundamental, envolve as pessoas que peregrinam a este lugar. Em muitas regiões, existem jardins construídos por Kobori Enshu e Musso kokushi em épocas antigas, mas os jardins do Solo sagrado possuem um aspecto totalmente diferente. São belos, alegres e cândidos ao extremo, e neles sinto uma ternura e um calor semelhantes aos do colo de minha mãe. Esses jardins, que Meishu-Sama construiu objetivando o Paraíso Terrestre, não se destinam simplesmente a serem apreciados, mas apreciando-os, nosso sentimento é purificado. Através deles, percebe-se a grandeza do ideal de construção do protótipo do Paraíso Terrestre. É jardins maravilhosos, que nos fazem sentir realmente terem sido construídos para a criação do ambiente do Solo sagrado, vivificando de forma plena os Ensinamentos e o pensamento de Meishu-Sama. 


O SOLO SAGRADO É A TERRA NATAL DA MINHA ALMA 

Hirohide Morimoto (62 anos) 
Sakata-gun / Estado de Shiga – Japão 


Mesmo que fosse uma única vez na vida, eu sempre desejei apreciar, com calma, a beleza das terras silenciosas do Solo Sagrado, que parecem imersas no ambiente descrito pelo poema de Bashô: “Serenidade o canto das cigarras /Penetra nas rochas”. Em julho de 1978, tive a permissão de participar do Aprimoramento e dedicação no Solo Sagrado, e os dias que ali passei obedeceram a uma programação bem suave. O Templo Messiânico, que vi erguer-se altivamente, entre a verde vegetação que o sol de verão iluminava, e cujo aspecto grandioso observou em frente ao “mitarai” (pia para purificar-se) emocionou-me profundamente. Quando me deparo com problemas no servir, e meu sentimento começa a vacilar e sinto vontade de abandonar tudo, relembro aquela figura sólida do templo Messiânico e, num instante, a indecisão voa longe. 

É incontável o número de vezes que peregrinei ao Solo Sagrado, mas, nessa oportunidade, parecia estar na minha própria casa. Também senti uma grande alegria inenarrável, ao ver que ele está mais bem equipado do que na última vez, transformando-se de modo a corresponder ao ideal de verdade, bem e belo. Relembrando a época em que me foi permitido fazer dedicação de vigia no Solo Sagrado, há quatro anos, no verão, sinto saudades das minhas caminhadas, passando de um lugar para o outro, e estou muito agradecido pelo fato de, até hoje, ter estado sempre com saúde e sob a proteção de Deus. 

É realmente uma grande alegria ouvir estas palavras todas as vezes que retorno aquele local: “Seja bem vindo de volta ao Solo Sagrado”. Subitamente volto a mim, ainda ouvindo o som dos tratores utilizados na obra de construção do Museu de Belas - Artes de Atami, que progride cada vez mais, e penso: ”O Solo Sagrado é grandioso é majestoso, é magnífico. Quando retornar a ele, quero abrir, calmamente, o meu coração e receber novas orientações”. 


O SOLO SAGRADO É MINHA TERRA NATAL 

Hiroko Oomori (47 anos) 
Tokushima – Estado de Tokushima – Japão 


Foi em agosto de 1972 que, envolvida por um ambiente espiritual tão límpido a ponto de me fazer esquecer o calor, pude apreciar sossegadamente o Shinsen-kyô de Hakone. Ouvindo o som das águas do córrego e olhando a paisagem do redor, senti realmente que o meu coração se tranqüilizava. Ao caminhar pelo verde exuberante do jardim de Musgos, descobri a Beleza nas árvores, nas ervas e em cada uma das rochas. Estou certa de que, em parte alguma, há um lugar tão maravilhoso. 

Aprendi que o Solo sagrado é o corpo de Meishu-Sama e que ele sempre está nos protegendo, mas, a me ver ali, juntamente com uma emoção que me deixou enrijecida, senti que estava sendo envolvida por algo grandioso e que meu corpo e o meu espírito ficavam leves. Foi com uma nova coragem que parte, pensando no dia em que voltaria a peregrinar ao Solo Sagrado. 

Existe um poema que diz: ”Só pensamos na nossa Terra Natal quando estamos longe dela”. Entretanto, pessoas que, como eu, freqüentemente sou transferida do local de trabalho, sempre são perseguidas pelo sentimento de que está num determinado lugar apenas provisoriamente. O fato de existirem pessoas e uma casa que me esperam, é um apoio para mim. É com o sentimento de que sempre PE possível retornar, que me lembro saudosamente da minha Terra Natal. 

O Solo Sagrado é a Terra Natal de nossas almas, á qual sempre podemos voltar, alegres tristes ou solitários. Sou um felizardo em poder sentir que ele á a minha terra natal. Minha filha, que atualmente tem quatorze anos, é o tesouro que eu e meu marido finalmente recebemos, após dez anos de casados. Como mãe, sinto imensa vontade de viver ao seu lado para sempre, mas isto é uma das coisas que está fora do nosso alcance. Para esta filha, que não tem irmãos nem irmãs, queremos deixar uma única herança: a Fé Messiânica. Estou orando para que o Solo Sagrado também se torne a terra natal de sua alma. Na vida, existem altos e baixos e, por isso aconteça o que acontecer, desejo que ela viva corajosamente, crendo em Deus e Meishu-Sama e tendo o Solo Sagrado como apoio de sua alma. 

OBTIVE PERMISSÃO PARA DEDICAR NO SOLO SAGRADO 

Konossuke Akiyama (49 anos) 
Yato – Estado de Aomori – Japão 

Em maio de 1952, tive a permissão de participar do Grupo de dedicação no Solo sagrado, dois anos após o meu ingresso na igreja. Na época, o Museu de Belas - Artes de Hakone se encontrava em plena construção e a ardorosa alegria e gratidão dos fiéis que participaram da dedicação enchiam todo o Solo Sagrado. Era a primeira vez que eu dedicava ali. O grupo, que procedia desde Hokkaido, no norte do Japão, até kyushu, no sul, estava muito animado, superando dificuldades de linguagem, costumes e idade. Entretanto, a sociedade atravessava uma fase muito difícil, e a alimentação e os recursos eram escassos. 

Meishu-Sama dedicava-se de corpo e alma á construção do Solo Sagrado, que seria o protótipo do Paraíso Terrestre. Eu tive a grande felicidade de poder tomar parte na construção do Museu de Belas-Artes de Hakone, como integrante do Grupo de Dedicantes. Como reconhecimento á dedicação do Grupo, um dia sim, outro não Meishu-Sama dispunha o tempo de modo que pudéssemos apreciar filmes, e participava desse lazer. Todas as vezes que eu observava a figura do Mestre visitando as obras e fazendo suas caminhadas, era dominado por um sentimento de gratidão e respeito. Como uns dos fiéis que se empenharam com o grande objetivo de construir o Museu de Belas-Artes de Hakone, desejam de Meishu-Sama, esforço-me por transmitir essa alegria ao maior número de pessoas, todas as vezes que encontro oportunidade para isso. Comparado ao que era naquela época, o shinsen-kyô transformou-se completamente. Fico impressionado, mas acho que isso aconteceu por que os planos de Meishu-Sama foram sendo concretizados um por um, e todas as vezes que vou ao Solo Sagrado de Hakone renovo o meu sentimento. 


JARDINS QUE TRAZEM SERENIDADE 

Harold Aldoni (36anos) 
Ontário / Canadá 

Fiquei maravilhado ao ver os jardins do Solo Sagrado de Hakone, quando vim pela primeira vez ao Japão, com a “Tourist Tour” de Toronto. Em meu País existem jardins floridos, mas não tão belos como estes, que parecem quadros. Eles são totalmente diferentes dos nossos. Foi a primeira vez que vi jardins tão amplos, nos quais se utilizam rochas em abundância. Nos jardins canadenses utilizam-se algumas pedras, mas rochas, quase nunca. Atualmente, sou professor de uma escola. Em novembro do ano passado, um de meus companheiros de trabalho veio ao Japão pela mesma empresa turística e mostrou-me muitas fotos tiradas na ocasião. 

Naquele momento, não percebi nada. Entretanto, ao visitar estes jardins, fiquei impressionado. É maravilhoso existir um lugar como este na atual sociedade, onde tudo está conturbado. São jardins transbordantes de calma e tranqüilidade. Ignoro com que base filosófica foi construída, mas sei que neles reina a paz e a quietude, que me trazem serenidade ao espírito. 






Fonte: Álbum Solo Sagrado 
A Terra Natal das Nossas Almas - volume: “Primavera e Verão”
Edição: Maio/1980 – São Paulo/SP.  (Tradução Igreja Messiânica Mundial do Brasil) 
Pág.(100 a 102) 




































"As Origens do Natal "




A CELEBRAÇÃO DO NATAL ESTÁ ASSOCIADA A INÚMERAS FESTIVIDADES DE CULTURAS ANTERIORES AO CRISTIANISMO, COMO É O CASO DOS CELTAS 

O ingresso do sol no signo frio de capricórnio (21/12) foi celebrado em diversas culturas como um renascimento da luz na figura de um Deus solar; como Mitra, na Pérsia; Rá, no Egito; Apolo, na Grécia. Na Cultura Celta, o Deus que se sacrificou no Halloween (Samhain) renasce nesta ocasião, que é chamada yule. Com o advento do Cristianismo e da Era de Peixes, essa tradição milenar foi mantida pela Igreja. Para entender o significado de tal renascimento, é importante nos situarmos em outra época, quando o ser humano estava mais sintonizado com a natureza e a reverenciava como uma manifestação Divina. 

A percepção humana dos mundos sutis também era mais aguçada, compensando seu atraso em termos de conhecimento científico. Ou seja, era uma época em que se dependia mais do Plano Espiritual, e isso fazia com que o homem ficasse mais próximo do Divino e mais ligado á sua própria alma. Hoje, evoluímos em termos de tecnologia e conhecimento. Contudo, o fator negativo é que aumentou a arrogância do homem, que acredita que a Natureza é algo a ser explorado, destruído e manipulado conforme a sua vontade. Esse modo de pensar resultou na crise ecológica, espiritual e de valores que vivemos atualmente. 

A carência espiritual e de encantamento fez com que pessoas mais sensíveis olhassem para o passado e percebessem a sabedoria contida nestas tradições milenares (celtas, indígenas, xamânicas etc.) que, mesmo distantes no tempo, no espaço e no idioma, justamente por praticarem uma religião natural, acabaram tendo acesso a uma verdade universal que não precisou impor por guerras ou perseguições. Sequer houve necessidade de um contato entre os povos, já que no Plano Espiritual a verdade é única. 

Essa é a razão do renascimento da religião Wicca nos dias de hoje, uma tradição que traz a possibilidade de nos reconectarmos com a terra, seus ciclos naturais e seu papel dentro do cosmo, fazendo de nós, praticantes desta religião natural, cidadãos cósmicos. 


YULE 
                                             
O YULE é uma destas festividades, ou oportunidades, quando a terra está num dos pontos cardeais de sua órbita, formando um ângulo exato com o sol. Sua celebração é comumente feita trazendo um pinheiro (símbolo da vida, por que não perde as folhas) para dentro de casa, acolhendo seu Elemental, enfeitando a árvore com frutos vermelhos que simbolizam o calor, e oferecendo presentes para que proteja o lar e garanta abundância e tranqüilidade. No topo do pinheiro, normalmente é colocada uma estrela de cinco pontas (o pentagrama, símbolo da religião). 

Acendemos fogueiras e reafirmamos a continuação da vida na terra com luz de velas. Para nós, membros da wicca, a Roda do Ano ciclo de oito festividades que coincidem com as quatro estações e quatro metades das estações, as mudanças na natureza são representadas simbolicamente por um Deus que renasce, vive e morre, e por uma Deusa que é jovem, mãe e anciã. É uma tentativa de traduzir o propósito divino existente em cada mudança e entender a sabedoria nela contida, para aplicarmos ás nossas vidas e aceitarmos as mudanças.


Reverenciar esses ciclos é trazer o divino mais para perto e ser capaz de perceber isso é fazer as pazes com nossa própria alma. Sem o encanto e a reverência que revestem este rito, o Natal (Yule) se torna meramente uma festa comercial, pois manter a tradição fortalece o espírito de Natal, seja ele representado por Papai Noel ou outro ser encantado, seja o Deus que renasce ou o Cristo. O importante é sabermos que, a cada ano nessa data, a nossa conexão com o Divino está sendo renovada. 


Marília de Abreu e Antônia Maria de Lima 


(Wicca Cia. Das Bruxas) – fone: (11) 3675-1512 
Fonte: Revista/ Sexto Sentido 
A Revista do Novo Milênio N. 17 – Dezembro/2000- São Paulo/SP. 





“MUDANÇAS COM O CRISTIANISMO” 



Papai Noel e a Árvore de Natal são dois dos grandes símbolos da comemoração Cristã. Mas, segundo alguns historiadores, suas origens remontam há milhares de anos. 

Historicamente, a celebração do Natal, tal como o mundo ocidental o conhece hoje, representando o nascimento de cristo, somente surgiu no século IV d.c época em que o Cristianismo se tornava a religião predominante no planeta. Segundo a maioria dos estudiosos, a escolha da data coincidiu com a tentativa de cristianizar as celebrações realizadas em dezembro pelas chamadas “religiões pagãs”, anteriores ao Cristianismo. 

Na data específica de 25 de Dezembro, o Natal acabou substituindo o Culto de Mitra, o Sol Invicto (o sol invencível), que se originou na Pérsia, espalhando-se pela Europa nos séculos III e IV a. c. O culto tinha muitos pontos em comum com os ritos e cerimônias do Cristianismo, como o batismo, a hóstia da comunhão e o descanso aos domingos. Existe quase um consenso quanto á escolha aleatória da data como sendo a do nascimento de Cristo, o que só ocorreu em 354, com o Papa Liberus, em oposição á data de seis de janeiro, comemorada pela Igreja do Oriente. 

Já no século V, a data tornou-se tão importante que passou a ser considerada o início do ano litúrgico. Um dos símbolos mais marcantes do Natal é o Papai Noel, que tem origem em São Nicolau, um bispo que viveu no século IV em Myra, cidade da região sudeste da Turquia. Ele nasceu numa família rica, mas abriu mão de sua fortuna após a morte dos pais e dedicou sua vida á caridade. Existem inúmeras histórias sobre Nicolau, algumas delas transformando-se quase em lendas. Uma das versões diz que, em determinada ocasião tentando ajudar um homem que precisava juntar o dote de sua filha, Nicolau teria jogado um saco de ouro pela janela da casa do homem. O saco caiu numa das meias da jovem, que haviam sido deixadas penduradas para secar. Daí viria o costume, muito conhecido nos EUA, de deixar meias penduradas na lareira para Papai Noel colocar os presentes. 

Durante a Reforma Protestante, a figura de São Nicolau foi banida em muitas celebrações de Natal, na Europa, porém a comemoração popular continuou viva. Na Inglaterra, no entanto, foi adotado o Father Christmas (O Pai Natal) personagem originário do Deus romano Saturno, adorado na Inglaterra após a invasão romana em 43 d.c O Pai Natal era representado como um homem grande, usando uma roupa vermelha e mais tarde, ele também visitava as crianças deixando presentes em suas meias. 

O Papai Noel atual é, certamente, uma mistura das duas figuras, assim como o Santo Claus dos EUA e Canadá, cujo nome se originou na pronúncia holandesa de São Nicolau, Sin Nikolass, que nos EUA transformou-se primeiro em Sinterklass e, depois em Santa Clauss. Á lenda de Santa Claus foram acrescentados elementos da mitologia escandinava. 

(Nomes pelos quais Papai Noel é conhecido no mundo: Pere Noel (França) Papa Noel vários países de língua espanhola)Kriss Kringle(Alemanha a criança de Cristo) Santa Clauss (EUA e Canadá) Befana e Babbo Noel Itália) Father Christmas (Inglaterra) El Ninõ Jesus(Costa Rica, Colômbia e partes do México) jultomten(Suécia) Kerstman(Hojoulupukki(Filândia) Baboushka (Rússia, uma figura feminina) jizo(Japão) juliman(Dinamarca) Dun Che lao Ren(China, o velho homem do Natal). 



A ÁRVORE DE NATAL 

A tradição de decorar árvores na época do Natal tem sua origem nos celtas, com as árvores de yule. A coroa ou guirlanda de Natal também tem origem celta, representando a Roda do Ano, o círculo sem início se sem fim. Há poucas dúvidas de que está seja a origem verdadeira da árvore utilizada até hoje no Natal, mas também surgiram explicações cristãs para a utilização da árvore na comemoração. Uma delas é baseada no relato contido em Mateus a respeito da fuga de Maria e José para o Egito, com o menino Jesus. Herodes mandou seus soldados procurarem a criança para matá-la. 

Quando os soldados se aproximaram deles, sem ter onde se esconder, José guiou Maria e Jesus para um grupo de cedros sem folhas descoloridas que, imediatamente, ganharam a coloração verde e cresceram para esconder a família, com os frutos tornando-se de uma azul safira para esconder a roupa de Maria. Desde então, os cedros e outras árvores semelhantes nunca mais deixaram de ficar verdes, em qualquer época do ano. Segundo alguns historiadores, a utilização da árvore na festa cristã tem início com São Bonifácio, no século VIII. 

Ele era um missionário junto ás tribos germânicas e usou o formato triangular dos pinheiros como um símbolo da trindade. Já por volta do século XI, os pinheiros eram decorados com maças e pães, simbolizando a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal de que se fala no Gênese. Outra história atribui a utilização da árvore a Martinho Lutero, no século XVI. “Voltando para casa na época do Natal, ele teria visto uma luz brilhando nos cristais de gelo de um pinheiro, o que Fez com que ele se lembrasse de Jesus, a luz do mundo”. Lutero teria cortado a pequena árvore, levando-a para casa e decorando-a com velas para mostrar o que tinha visto. Contudo, a maioria dos pesquisadores entende que essas explicações de fato fazem parte das tentativas de cristianizar celebrações muito anteriores, como é o caso das saturnálias da Roma celebrações em que eram usados pinhos e outros tipos de árvores que se mantêm verdes o ano inteiro, ou no Egito, onde a palmeira fazia parte de rituais ligados a Adonis e sua mãe, que teria se transformado na árvore. Assim, a árvore da comemoração cristã nada mais seria do que a herança, mantida viva, de ritos pagãos milenares. 

(Gilberto Schoereder) 



Fonte: Revista/Sexto Sentido (A Revista do Novo Milênio) 
n.17 – Dezembro/2000 - São Paulo/SP. 
Site: www.mythoseditora.com.br